Notícia

Zeca solicita reintegração dos coordenadores regionais da Funai em Campo Grande e Dourados

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Luciana Nassa

O deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regionais de Campo Grande-MS e Dourados-MS

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa terça-feira (19), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regionais de Campo Grande-MS e Dourados-MS, Elvisclei Polidorio e Teodora de Souza, respectivamente.

Segundo o deputado e ex-governador Zeca, a indicação se dá em razão da exoneração arbitrária dos coordenadores pelo Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Luiz Henrique Eloy Amado. A ação de Eloy gerou apreensão entre servidores, lideranças e demais atores envolvidos na garantia dos direitos dos povos originários sul-mato-grossenses.

"Elvisclei e Teodora foram exonerados de forma arbitrária, autoritária, arrogante, prepotente e unilateral, pelo Secretário Executivo do MPI, Eloy Terena, sem qualquer consulta às lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul, que são diretamente impactadas pela atuação das coordenações locais da Funai e que, tradicionalmente, participam dos processos decisórios ligados à gestão indigenista em nosso Estado", justificou Zeca do PT.

Ainda conforme Zeca, os coordenadores desempenhavam funções essenciais para a manutenção das políticas indigenistas e para a continuidade de ações administrativas e de campo que possuem grande relevância social.

"O retorno dos coordenadores anteriormente responsáveis contribuirá para a normalização das relações entre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, restaurando a confiança institucional e permitindo o prosseguimento das ações de forma harmônica e participativa, pontos que não foram levados em consideração nos atos realizados pelo Eloy Terena, secretário executivo que vem criando indisposição generalizada entre os povos indígenas de MS", complementou Zeca.

Desse modo, a finalidade central da solicitação é restabelecer a estabilidade administrativa, assegurar a continuidade das atividades essenciais e preservar o adequado funcionamento das Coordenadorias Regionais da Funai de Campo Grande e Dourados.

Para tanto, Zeca do PT encaminhou a solicitação à Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Helena Hoffman e à Ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara Bone de Souza Silva Santos.

Por: Lucas Caxito, assessor de imprensa do Deputado Estadual Zeca do PT

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS Ativo: Três Lagoas pede obras de asfalto e drenagem em vários bairros da cidade

Governador Eduardo Riedel recebeu nesta sexta-feira (6) lideranças do município de Três Lagoas para avaliar novos investimentos e obras de infraestrutura.

Saiba mais
Cover Image

Audiência para discutir obra e transferência do Estádio Morenão será na terça-feira

A audiência pública para discutir as obras, a reforma e a transferência do Estádio Morenão ao Governo do Estado será na terça-feira (17), a partir das 14h

Saiba mais
Cover Image

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas integra evento do ‘Cidade Empreendedora’ no Congresso da Assomasul

Três Lagoas participou nesta terça-feira, 21 de outubro, do segundo dia do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado no Bosque Expo, em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Em um mês e meio, MPMS faz devassa contra corrupção na 4ª prefeitura

Desta vez, o alvo dos investigadores foi a prefeitura de Itaporã. Justiça emitiu três mandados de prisão e seis de busca e apreensão

Saiba mais
Cover Image

Simone começa a construir discurso para ser candidata em SP: “sou de MS por conta de um rio”

Ela frisou que faz parte do projeto de Lula e que a polarização só deve acabar em 2030

Saiba mais