Notícia

Zeca cobra fiscalização urgente sobre pulverização de agrotóxico à base de fipronil em MS

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Ernesto Franco

Zeca do PT apresentou indicação solicitando, em urgência, maior fiscalização sobre a pulverização aérea de inseticida à base de fipronil em Mato Grosso do Sul

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação solicitando, em urgência, maior fiscalização sobre a pulverização aérea de inseticida à base de fipronil em Mato Grosso do Sul.

Conforme o parlamentar, a aplicação irregular do agrotóxico em grandes propriedades de monocultura está provocando fortes danos ao meio ambiente no Estado.

A indicação tem base em matéria jornalística divulgada pelo site Campo Grande News na última terça-feira (2), que trouxe à tona a grande preocupação dos apicultores de Mato Grosso do Sul com o extermínio das abelhas, em razão da aplicação indiscriminada do agrotóxico fipronil em grandes propriedades de monocultura.

"A utilização do fipronil já possui suspensão cautelar emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando proteger as abelhas. Além disso, já existe histórico de empresa localizada em nosso Estado que assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reparação de danos causados pela venda e utilização do agrotóxico. Portanto, as fiscalizações solicitadas são de suma importância para que os grandes latifundiários e empresas que realizam serviços de pulverização aérea em Mato Grosso do Sul não continuem utilizando o referido inseticida", justificou Zeca do PT.

Cabe destacar que essas grandes propriedades se localizam próximas a propriedades de caráter familiar, que trabalham com a apicultura e são diretamente impactadas pela utilização do agrotóxico.

Para tanto, Zeca encaminhou a solicitação ao Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (MPF-MS), Luiz Eduardo Camargo Hernandes, ao Procurador-Geral de Justiça do Estado de MS, Romão Ávila Milhan Junior, ao Diretor-Presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo, bem como, à Superintendente do Ibama-MS, Joanice Battilani.

Por: Lucas Caxito, assessor de imprensa do Deputado Estadual Zeca do PT

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado Caravina percorre cidades do MS e reforça compromisso com os municípios

Deputado estadual Caravina intensificou sua agenda pelo interior de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas firma parceria com Sebrae para ações do Programa Cidade Empreendedora

O objetivo do contrato é promover ações estratégicas para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e o desenvolvimento local

Saiba mais
Cover Image

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas a CCJ decidiu reduzir o tempo para cinco anos, igual período dos demais cargos

Saiba mais
Cover Image

Em reunião com deputados, Jaime solicita recursos para Selvíria

Os parlamentares estiveram no Município para participarem do lançamento do Plano Safra 2025/2026

Saiba mais
Cover Image

Deputados criticam manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro

Pedro Kemp lembrou que a manifestação paralisa o Poder Legislativo federal

Saiba mais
Cover Image

Azambuja sai, mas diz que deputados federais ficarão no ninho

Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, vão continuar na sigla para disputar a reeleição em 2026

Saiba mais