Notícia

23 mortas: ALEMS reforça ato institucional contra feminicídio dia 28

Compartilhar:
Cover Image

Deputados Gerson Claro, Mara Caseiro e Paulo Corrêa mostrando camisetas confeccionadas para ato.

Foto: Wagner Guimarães

Segundo Mara Caseiro, o ato será um marco simbólico e institucional para reforçar o pedido de união no combate à violência de gênero

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, convidou parlamentares e servidores para o Ato Institucional do Agosto Lilás, que será realizado na quinta-feira (28), às 11h, na rampa do Parlamento, logo após a sessão plenária.

A parlamentar alertou para o cenário alarmante de violência: somente em 2025, até o momento, 23 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. “Cada número representa uma vida interrompida, uma família destruída. Não podemos aceitar que o feminicídio continue sendo manchete em nosso Estado”, reforça Mara Caseiro.

Números da violência

De acordo com o Monitor da Violência Contra as Mulheres, elaborado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, os dados reforçam a urgência do enfrentamento:

  • 23 feminicídios registrados desde janeiro de 2025;

  • 2.098 vítimas de violência doméstica somente em março (mês com mais casos até agora);

  • 1.933 mulheres agredidas em janeiro;

  • Em agosto, até o momento, 975 vítimas já buscaram ajuda.

Segundo Mara Caseiro, o ato será um marco simbólico e institucional para reforçar o pedido de união no combate à violência de gênero. “O Agosto Lilás não é apenas um mês de conscientização, é um chamado para que toda a sociedade diga basta à violência contra a mulher”.

O evento contará com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS; da advogada Kátia Claro, idealizadora da Corrida dos Poderes; e da secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

Agosto Lilás

Criado pelo governo federal, o Agosto Lilás transformou o mês de agosto em um período de mobilização nacional pelo fim da violência contra a mulher, fortalecendo campanhas, debates e políticas públicas de proteção.

Serviço

Informações e materiais sobre a campanha #TodosPorElas podem ser acessados no site oficial da iniciativa (clique aqui). Também é possível saber nesse site os caminhos para participar da ação e somar no enfrentamento do feminicídio e na promoção dos direitos das mulheres.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem na defesa e promoção de direitos das mulheres uma de suas principais pautas. Para saber mais sobre as ações realizadas pelo Legislativo sul-mato-grossense, clique aqui.

Por: João Grilo

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

"Se não tiver jeito, vamos disputar", diz Loubet sobre embate com Gleice Jane no PT

Deputado federal e deputada estadual "brigam" internamente pela liderança do partido em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Bolsonaro reforça convite a Riedel e Azambuja, mas definição só dia 5 de junho

O governador e o ex-governador se encontraram com o ex-presidente da República, com Valdemar Costa Neto e senador Rogério Marinho

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos

Saiba mais
Cover Image

“Soberania é intocável”, diz Lula ao anunciar ajuda a exportadores

Ao assinar medidas de apoio aos exportadores impactados pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos, o presidente afirmou que a soberania brasileira é intocável.

Saiba mais
Cover Image

Vereadores realizam sessão solene alusiva ao Dia do Profissional de Educação Física

A comemoração ocorre neste dia, pois foi quando ocorreu a regulamentação da profissão de Educador Físico, no Brasil, no ano de 1998

Saiba mais
Cover Image

Zeca firma 63 quilômetros de asfalto em estradas estratégicas ao Assentamento Itamarati

Ao todo serão 63 quilômetros de pavimentação localizados em três trechos distintos

Saiba mais