Notícia

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

Compartilhar:
Cover Image

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2022, para o tratamento do câncer de mama. O remédio é indicado para quem ainda continua com a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta.

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades. Ao todo, serão quatro lotes do medicamento, sendo que as próximas entregas estão previstas para dezembro deste ano, março e junho do ano que vem. Segundo o ministério, os insumos atenderão a 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS. Ainda em 2025, 1.144 pacientes devem ser beneficiados.

O medicamento será repassado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição de acordo com os protocolos clínicos vigentes. O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento.

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, falou à imprensa, no local em que a carga foi recebida, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

“É gigantesco o avanço para a oncologia nacional. É uma medicação que vai reduzir em 50% a mortalidade das pacientes que têm HER2- positivo, que é um tipo de câncer de mama. É uma grande vitória do povo brasileiro. O Ministério da Saúde fica orgulhoso de poder estar fazendo essa entrega hoje dentro do Outubro Rosa”, disse o diretor.

“Nas pacientes que ficam com restos tumorais, no câncer de mama, você pode colocar [esse medicamento] agora à disposição para fazer um novo tratamento. Ele garante 50% de redução de mortalidade, 50% menos recidiva local, é realmente um grande avanço, é diminuição de mortalidade”, explicou.

Segundo Carvalheira, a previsão é que o medicamento chegue aos pacientes já a partir deste mês, até o começo de novembro.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Boletim Epidemiológico: MS registra 1.424 casos confirmados de dengue

Segundo o documento, 4 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 4 estão em investigação

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas debateu desafios e avanços na saúde do trabalhador em Conferência Municipal

2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (2ª CMSTT)

Saiba mais
Cover Image

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

O imunizante está autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos

Saiba mais
Cover Image

PARTICIPE – Comitê da Dengue será nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 8h

Excepcionalmente, neste mês o Comitê de Mobilização e Combate as Arboviroses será na quarta-feira, dia 30 de abril, por conta do feriado do dia 1º de maio na quinta-feira

Saiba mais
Cover Image

Castramóvel atende moradores do Jupiá e Cinturão Verde a partir de terça-feira (17)

A ação será realizada até o dia 27 de junho, na Quadra Poliesportiva do Jupiá, com atendimentos gratuitos para a população

Saiba mais
Cover Image

Boletim Epidemiológico: MS registra 6.796 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.789 casos prováveis de Dengue, sendo 6.796 casos confirmados, em 2025

Saiba mais