Notícia

PF faz operação contra serviços clandestinos de ataques digitais

Compartilhar:
Cover Image

Operação Power OFFcom.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Mandados são cumpridos em quatro cidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (3), uma operação para desarticular um grupo especializado em oferecer serviços ilegais de ataques de negação de serviços distribuídos (DDoS – Distributed Denial of Service) sob demanda, conhecidos como booters e stressers.

Os DDoS são tentativas maliciosas de interromper o tráfego normal de um servidor, serviço ou rede, sobrecarregando-o com uma enxurrada de tráfego de internet de múltiplas fontes.

O objetivo é tornar o alvo inacessível para usuários legítimos, inundando-o com dados até que ele fique indisponível. Isso pode interromper operações, causar perdas financeiras, roubar negócios ou prejudicar a reputação de uma empresa.

Como parte da Operação Power OFFcom, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, a serem cumpridos nas cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Rio de Janeiro e Tubarão, em Santa Catarina.

Plataformas ilegais

Os alvos são administradores das plataformas ilegais e usuários que contrataram os serviços para realizar ataques contra sistemas de alta relevância.

Segundo a PF, as investigações - apoiadas pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) - mostraram que essas plataformas permitem que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, contrate ataques DDoS mediante pagamento. Os serviços são hospedados em servidores de nuvem distribuídos em diversos países e utilizados por agentes em escala mundial.

“Entre os ataques atribuídos aos usuários dessas plataformas estão ofensivas contra órgãos estratégicos brasileiros, como a Polícia Federal (2020), Serpro, Dataprev e o Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro (2018)”, informou a Polícia Federal.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Um dos investigados foi detido em Aracaju. O outro, em Umbaúba, a cerca de 100 quilômetros da capital sergipana

Saiba mais
Cover Image

PRF prende suspeito de homicídio contra torcedor do Cruzeiro em MS

Crime aconteceu após confronto entre torcidas em outubro do ano passado

Saiba mais
Cover Image

Polícia Militar de MS comemora 190 anos com avanços em integração, inteligência e tecnologia

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, marcando uma trajetória de disciplina, modernização e compromisso com a segurança da população

Saiba mais
Cover Image

Falso funcionário da Bracell é preso por aplicar golpes em comerciantes no interior

O autor se apresentava como "técnico de segurança" e exigia pagamentos de supostas taxas

Saiba mais
Cover Image

Operação do Gaeco desmantela esquema de tráfico de drogas dentro de presídio

A organização criminosa contava com uma rede de colaboradores em Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Jardim, Sidrolândia, Ponta Porã e Bonito

Saiba mais
Cover Image

SP: megaoperação investiga fraude fiscal no setor de combustíveis

Ação criminosa já causou prejuízo de R$ 26 bilhões

Saiba mais