Notícia

Em diálogo com a comunidade Tia Eva, Governo garante obras que valorizam fé e tradições quilombolas

Compartilhar:
Cover Image

Igreja de São Benedito na Comunidade Tia Eva.

Foto: Chico Ribeiro

Comunidade Quilombola Eva Maria de Jesus – Tia Eva, em Campo Grande, foi um exercício de escuta, respeito e construção conjunta

Mais do que apresentar um projeto e cronograma de execução de obra, a reunião entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Comunidade Quilombola Eva Maria de Jesus – Tia Eva, em Campo Grande, foi um exercício de escuta, respeito e construção conjunta. Em cada detalhe do encontro, ficou claro que a execução da obra que vai restaurar a Igreja de São Benedito e requalificar todo o entorno nasce com um compromisso: preservar a história sem interromper a vida e a rotina da comunidade.

Responsável pela execução do projeto, a Agesul detalhou prazos, etapas e a forma como os trabalhos serão conduzidos, reforçando a importância da aproximação com os moradores para que a obra flua em harmonia com o cotidiano, a fé e as celebrações tradicionais da comunidade.

Durante a apresentação técnica, conduzida pelo gerente de Projetos e Orçamentos Civis (GEPOC), Adanilto Faustino de Souza Junior, foi explicado à comunidade e aos demais presentes que o projeto — doado pela Prefeitura de Campo Grande e já licitado pela Agesul — prevê o restauro arquitetônico da Igreja de São Benedito, a conservação de bens artísticos históricos, como o sino, o busto de Tia Eva e o Cruzeiro de madeira, além da requalificação completa do espaço comunitário.

A obra conta com investimento de R$ 2,213 milhões, realizada em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O início dos trabalhos está previsto para 13 de janeiro de 2025, com prazo de execução de 540 dias. Mais do que números e prazos, o cronograma foi cuidadosamente pensado pela Agesul para respeitar o calendário cultural e o dia a dia da comunidade.

Um dos principais pontos considerados no planejamento é a Festa de São Benedito, celebrada todos os anos no mês de maio e considerada o coração espiritual e cultural da Tia Eva. Segundo a Agesul, as intervenções no salão comunitário — espaço onde acontecem as festividades — foram planejadas de forma que não atrapalhem a realização da festa no próximo ano, garantindo que a comunidade continue utilizando o local enquanto as obras avançam.

Outro marco importante é o centenário da Comunidade Tia Eva, celebrado em novembro. O Governo do Estado trabalha para que a Igreja de São Benedito esteja restaurada e entregue até essa data, permitindo que a comemoração aconteça em um espaço seguro, preservado e digno da história que representa.

O projeto vai além da restauração da igreja. O barracão de eventos será completamente reformulado, com nova cozinha, área de churrasqueira, espaço para bar, área de serviços, palco, reforma dos banheiros e adequação às normas de acessibilidade e de prevenção contra incêndio e pânico (PSCIP).

A revitalização também prevê a implantação de um espaço educacional para a comunidade, depósito de material de limpeza, banheiro acessível e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), fortalecendo o turismo cultural e a geração de oportunidades. Áreas verdes, uma praça de convivência e melhorias urbanísticas vão integrar o espaço, respeitando inclusive o acesso dos moradores que residem ao fundo do terreno da comunidade, com a melhoria do trecho que leva as residências.

“Essa obra não é apenas sobre levantar paredes ou concreto e restauro. Trata-se de pertencimento, de preservar memórias e garantir que a história se perpetue no futuro”, comentou o gerente de Projetos da Agesul, Adanilto Junior.

Para o secretário da Seilog, Guilherme Alcântara, a atuação do Governo do Estado, por meio da Agesul, reforça a diretriz defendida pelo governador Eduardo Riedel. “Nosso governador sempre diz que desenvolvimento só faz sentido quando caminha junto com respeito às pessoas, às identidades e às histórias que formam Mato Grosso do Sul. É isso que estamos trazendo quando falamos da execução deste projeto, com um cronograma e uma fiscalização totalmente alinhados com a comunidade”, destacou.

“Na Tia Eva, cada tijolo será colocado com cuidado. Porque ali, mais do que um patrimônio físico, o que se preserva é a alma de uma comunidade inteira”, completou o secretário.

Por: Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

"Existe a decisão do governo de compartilhar parte do risco da Rota da Celulose"

Na concessão das rodovias, o governo atuará para mitigar danos em caso de deficit, mas também auferirá bons resultados quando houver superavit; leia a entrevista com o governador Eduardo Riedel (PSDB)

Saiba mais
Cover Image

Gigante da celulose confirma investimento bilionário em Bataguassu

Incialmente a Bracell havia anunciado fábrica em Água Clara, mas agora um executivo da empresa deixou clara a preferência por outra região

Saiba mais
Cover Image

Fiação da casa de bombas do Piscinão do Jardim Cangalha é furtada; Lagoa Maior e Avenida Rosário Congro também sofrem com vandalismo

A SEINTRA informa que equipes já trabalham na avaliação dos danos e adoção das providências necessárias para restabelecer o funcionamento dos sistemas afetados

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em concurso para posse nos cargos de Cirurgião-Dentista e Técnico Administrativo

A convocação é direcionada exclusivamente aos candidatos listados no Anexo I do decreto, no qual constam nomes, notas e classificações finais

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 187 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (15)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura realiza mutirão de limpeza em várias regiões de Selvíria

Os trabalhos continuam nos próximos dias, avançando por novos bairros até a conclusão do mutirão

Saiba mais