Notícia

Ordem do Dia:  Aprovado projeto sobre alerta contra racismo em eventos de MS

Compartilhar:
Cover Image

Parlamentares também votaram projetos sobre o efetivo da PM e que institui Microrregião de Saneamento.

Foto: Wagner Guimarães

Outras quatro matérias foram aprovadas pelos deputados estaduais na sessão desta quarta-feira

Na última sessão de 2025, os deputados aprovaram cinco propostas, entre elas, em segunda discussão, o Projeto de Lei 117/2022, do deputado Pedro Kemp (PT), que dispõe sobre a divulgação de informações e de alertas contra o racismo, a discriminação racial e outras formas de intolerâncias em eventos culturais ou esportivos de Mato Grosso do Sul.

Conforme a matéria, a divulgação de informações contra o racismo e discriminação racial deve ser feita em eventos com capacidade de público igual ou superior a mil pessoas, de preferência antes do início e durante a realização. O alerta deverá ser divulgado em telão ou sistema de alto-falantes, bem como em banners ou cartazes.

Em declaração de voto, Pedro Kemp frisou que o projeto foi pensado e elaborado inicialmente pelo ex-deputado Amarildo Cruz, falecido em 2023. “Essa matéria faz justiça à memória dele. Com sua morte, adotei o projeto com muita honra e orgulho”.

Kemp agradeceu o empenho da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que por meio do presidente, deputado Junior Mochi (MDB), ajudou a adequar a proposta para ser aprovada. O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), parabenizou a aprovação da proposta e mencionou uma frase que Amarildo sempre dizia: “Não basta não ser racista, é preciso lutar contra o racismo”.

Redação Final

Duas propostas do Executivo foram aprovadas em redação final, entre elas o Projeto de Lei Complementar 11/2025, que dispõe sobre o efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, e o Projeto de Lei Complementar 12/2025, que institui a Microrregião de Saneamento Básico do Estado e suas respectivas estruturas de governança e atribuições. Ambas seguem ao expediente.

Primeira discussão

Já em primeira discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 262/2025, do deputado Caravina (PSDB), que inclui no calendário oficial de eventos do Estado a Festa de São Pedro, realizada em Nioaque, e o Projeto de Lei 295/2025, do deputado Zé Teixeira (PL), que também inclui no calendário a Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vila São Pedro, em Dourados.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis:  TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: João Grilo

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Congresso aprova novas regras para pagamento de emendas parlamentares

Repasses foram suspensos pelo STF, que cobrava mais transparência

Saiba mais
Cover Image

Em noite histórica, primeiros jovens vereadores de Três Lagoas tomam posse

Instalação da primeira legislatura do Parlamento Jovem do município, programa criado para aproximar estudantes ao Legislativo

Saiba mais
Cover Image

Casa própria: parceria vai levar moradias a dez aldeias indígenas e três assentamentos em MS

Isto é fruto da parceria com a União e municípios, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades e Rural (Oga Porã). Nove cidades serão beneficiadas

Saiba mais
Cover Image

Caravina acompanha investimentos do MS Ativo para Nioaque, Itaporã e São Gabriel do Oeste

O programa MS Ativo reafirma o modelo de gestão municipalista do Governo do Estado

Saiba mais
Cover Image

Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias

As sessões foram marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro

Saiba mais
Cover Image

Azambuja sai, mas diz que deputados federais ficarão no ninho

Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, vão continuar na sigla para disputar a reeleição em 2026

Saiba mais