Notícia

Profissão multimídia prejudica jornalista e radialista, diz sindicato

Compartilhar:
Cover Image

Para os sindicatos, a legislação traz prejuízos para jornalistas e radialistas.

Foto: Freepic

Associação de emissoras de TV e rádio vê medida como avanço

A profissão de multimídia foi reconhecida oficialmente na quarta-feira (7) com a publicação da Lei nº 15.325/2026 no Diário Oficial da União. Ela prevê que um mesmo profissional acumule atividades de produção, edição e distribuição de conteúdos audiovisuais e digitais.

Para os sindicatos, a legislação traz prejuízos para jornalistas e radialistas. Já a associação de emissoras de TV e rádio defende que ela permite “atuação transversal dos profissionais”. O projeto de origem é da deputada Simone Marquetto (MDB-SP) e teve aprovação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), seus 31 sindicatos filiados e o Movimento Nacional dos Radialistas (MNR) criticaram duramente a sanção da lei. Para as entidades, a nova norma “ataca diretamente jornalistas e radialistas”, cria insegurança jurídica e beneficia empresários do setor de comunicação.

Faltou diálogo

A nota conjunta diz que não houve diálogo com as entidades representativas das categorias. Também destacou que as funções atribuídas ao profissional multimídia já são exclusivas, por legislação específica, das profissões de jornalista e radialista. A crítica aponta ainda que o texto não prevê carga horária, registro e formação específica para a nova profissão.

“As entidades representativas vão tomar as medidas legais necessárias para preservar as profissões frente a mais essa aberração legislativa”, diz o comunicado.

Elas também criticaram o que chamam de tentativa de “desregulamentar, à força, o trabalho de jornalistas e radialistas”, ao criar um “sombreamento legal que só beneficia os empresários”. A Fenaj afirma ter estranhado que “o governo Lula, de origem no movimento dos trabalhadores”, tenha sancionado a proposta sem vetos.

Abert

Em sentido oposto, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) avaliou positivamente a lei. Para a entidade, é “um avanço relevante ao conferir clareza e reconhecimento profissional às atividades exercidas em um ambiente cada vez mais marcado pela convergência de mídias” e “múltiplas plataformas”.

“A nova lei está plenamente alinhada à convergência tecnológica do setor de comunicação, que exige atuação transversal dos profissionais, adaptação constante às inovações tecnológicas e atualização permanente para atender às demandas de um mercado de trabalho em contínua transformação”, disse o presidente-executivo da Abert, Cristiano Lobato Flôres.

Lei nº 15.325/2026

A nova legislação define como multimídia o profissional multifuncional, de nível superior ou técnico, apto a atuar na criação, produção, captação, edição, planejamento, gestão, programação, publicação e distribuição de conteúdos de sons, imagens, animações, vídeos e textos em mídias eletrônicas e digitais.

Entre as atribuições listadas estão a criação de portais, sites, redes sociais, animações, jogos eletrônicos, aplicativos, além da produção, edição, direção e gestão de conteúdos audiovisuais e digitais.

A lei estabelece que o profissional multimídia atue em empresas e instituições públicas ou privadas, incluindo emissoras de radiodifusão, produtoras de conteúdo, provedores de aplicações de internet e agências de publicidade. A norma também assegura que profissionais de outras categorias possam, com concordância do empregador, celebrar aditivo contratual para exercer atividades de multimídia.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Oportunidades de negócio durante obra de fábrica em Inocência atraem cerca de 200 fornecedores

Mais novo polo de celulose de Mato Grosso do Sul, a cidade de Inocência conta hoje com 3.800 trabalhadores atuando diretamente no Projeto Sucuriú, da Arauco

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS anuncia obras de reforma e ampliação de postos fiscais em Paranaíba e Selvíria

As intervenções contemplam não apenas a requalificação estrutural dos postos, mas também a instalação de novos equipamentos tecnológicos e sistemas de monitoramento integrados

Saiba mais
Cover Image

Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc será realizada em Três Lagoas no dia 30, com foco em agentes culturais

2º Ciclo em Mato Grosso do Sul será realizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

ÚLTIMA SEMANA – Mutirão da Limpeza encerra atividades nos bairros Jardim Maristela e Jardim Flamboyant no dia 11 de agosto

Mutirão da Limpeza entra na última semana, na etapa que atende os Bairros Jardim Maristela e Jardim Flamboyant

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 105 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (03)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul recebe cinco propostas para a PPP do Hospital Regional; leilão será na próxima quinta-feira

A sessão de recebimento de envelopes foi encerrada nesta segunda-feira (1º), na sede da B3, em São Paulo

Saiba mais