Notícia

Vereadores aprovam prorrogação do programa "Dívida Zero"

Compartilhar:
Cover Image

1ª sessão extraordinária de 2026.

Foto: Marcelo Fefin

Novo prazo, que encerraria em 30 de janeiro, passa para o dia 29 de maio de 2026

Nesta terça-feira (27), antes mesmo do retorno do recesso legislativo, os vereadores de Três Lagoas se reuniram para realizar a 1ª sessão extraordinária de 2026. Com pauta exclusiva, os vereadores apreciaram o projeto de lei nº01, de 22 de janeiro de 2026, que “prorroga o prazo de adesão do programa Dívida Zero, instituído pela lei nº4339, de 16 setembro de 2025”, oficialmente conhecido como “Programa de Recuperação de Créditos Fiscais” (Refis) 2025.

O projeto foi aprovado por unanimidade. Sendo assim, o prazo final, que se encerraria em 30 de janeiro, passa para o dia 29 de maio de 2026. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a inadimplência e facilitar a regularização de débitos municipais, como IPTU, ISS e multas administrativas. A prorrogação contempla exclusivamente a última etapa do programa, considerada a mais atrativa para os contribuintes, por oferecer descontos expressivos: 70% de remissão sobre juros e multas para pagamento à vista e 30% para quem optar pelo parcelamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle, a decisão de estender o prazo se mostrou necessária diante da grande procura registrada nas últimas semanas. Muitos contribuintes buscaram esclarecimentos, levantamentos de débitos ou ainda estavam em fase de análise documental, o que inviabilizou a adesão dentro do período inicialmente previsto.

Até o momento, o Programa Dívida Zero já garantiu cerca de R$ 20 milhões aos cofres municipais. Com a prorrogação, a expectativa da administração é alcançar uma arrecadação total de R$ 25 milhões, reforçando o caixa do município sem a criação de novos tributos. A ampliação do prazo também é vista como uma medida de impacto social e econômico, ao permitir que mais famílias e empresas regularizem a situação fiscal.

Ainda durante a sessão, merendeiras se fizeram presentes para manifestar a insatisfação com a terceirização da merenda. Assim, os vereadores fizeram uso da tribuna para falar sobre o assunto.

Por: Cadu Xavier

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Ordem do Dia: Cinco projetos são aprovados, destaque para o reajuste dos servidores

Na sessão ordinária desta quinta-feira (8), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram cinco proposições

Saiba mais
Cover Image

Caravina solicita implantação de radar fixo na MS-276 em Batayporã

O pedido foi encaminhado ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior

Saiba mais
Cover Image

Alunos da EM Irmã Scheilla fazem tour pela Câmara e entregam carta com solicitações

As visitas são agendadas via Escola do Legislativo que desenvolve um trabalho de educação Legislativa desde 2015

Saiba mais
Cover Image

Silvania Bersani é nomeada como chefe de gabinete interina

Prefeito Dr. Cassiano Maia nomeou a servidora Silvania de Fátima Bersani para assumir a função de chefe interina do gabinete municipal

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho intensifica aproximação com Riedel para garantir apoio ao Senado

O senador tem sido presença assídua nas agendas públicas do governador, tanto em Campo Grande quanto no interior

Saiba mais
Cover Image

Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade

Para ele, é preciso informar melhor as ações de governo

Saiba mais