Ecobags, bolsas, almofadas, toalhas e caminhos de mesa são alguns dos produtos artesanais confeccionados por famílias da comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia (MS), que, até o mês de abril, participam de uma formação em costura criativa desenvolvida pelo Programa de Relacionamento da Suzano em parceria com o SENAI e SEBRAE. Além de expressarem elementos tradicionais e refletirem a criatividade e identidade cultural da comunidade, as peças confeccionadas representam novas oportunidades de renda sustentável para as artesãs participantes.
O curso, iniciado em novembro de 2025, vai totalizar 320 horas-aulas e tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento da agricultura familiar e da valorização da cultura local.
"Fortalecer o artesanato e as habilidades da comunidade Ofaié é investir na valorização da cultura tradicional e, ao mesmo tempo, incentivar a geração de renda e a autonomia econômica dessas famílias, o que está diretamente ligado a um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Além disso, a parceria com o SEBRAE e com o SENAI amplia as possibilidades de qualificação profissional, realizada sempre de forma culturalmente apropriada, e abre novos caminhos para a geração de renda sustentável", destaca Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Para viabilizar a capacitação, a Suzano forneceu cinco máquinas de costura industrial, além de materiais essenciais para produção. Com esses recursos, as participantes aprendem a confeccionar bolsas, mochilas e cases para computadores, com a perspectiva de avançar para a produção de peças de vestuário, ampliando as oportunidades de geração de renda e valorização do artesanato local.
Ao todo, 20 participantes devem ser beneficiados diretamente pela iniciativa. “Incentivar o artesanato de comunidades como a Ofaié é colaborar com a preservação da história e das tradições dos povos indígenas da região, completa Andreone.
Desenvolvimento sustentável
O curso de costura criativa integra um pacote de ações previstas no Projeto de Relacionamento com a Comunidade Indígena Ofaié, iniciado pela Suzano no segundo semestre de 2024, e que desenvolve frentes de trabalho em apicultura, pecuária, horticultura e artesanato tradicional.
Entre os avanços já alcançados, destacam-se a implantação de cinco hortas familiares, que somam uma área de 750 m². Nelas são cultivados alimentos como quiabo, abóbora, feijão, maxixe, mandioca, berinjela e jiló. O projeto também entregou equipamentos para dar início à produção de mel e reformou oito quilômetros de cercas, garantindo melhores condições para a criação de animais.
Ao todo, as ações beneficiam, direta e indiretamente, 27 famílias que hoje vivem na comunidade.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.
Fonte: Infomuts - Informação Inteligente
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar