Notícia

3º Congresso dos Municípios de MS tratará sobre Eficiência na Gestão Pública

Compartilhar:
Cover Image

3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

A edição de 2025 destaca áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população

Considerado o maior evento municipalista do estado, o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande, e reunirá gestores, vereadores, técnicos e autoridades para discutir os rumos da gestão pública e promover o fortalecimento das administrações municipais diante dos desafios políticos, econômicos e sociais.

Com o tema “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”, a edição de 2025 destaca áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população. A proposta é valorizar a liderança e as relações interpessoais como instrumentos de transformação na administração pública, reforçando a importância da formação e da gestão eficiente.

Além de painéis e mesas de debate sobre temas estratégicos, o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul contará com palestras de grandes nomes nacionais, que trarão ao público experiências e reflexões sobre os desafios e oportunidades da gestão pública contemporânea.

DESTAQUES DE PALESTRANTES

Entre os nomes confirmados estão Martha Gabriel, referência em inovação e transformação digital; Clóvis de Barros Filho, professor e filósofo reconhecido por suas reflexões sobre ética e propósito; Ricardo Amorim, economista de atuação internacional; Hortência Marcari, campeã mundial de basquete; Guto Silva, secretário das Cidades do Paraná; Romão Ávila Milhan Júnior, Procurador-Geral de Justiça do MPMS; David Maia de Oliveira, especialista em inovação em políticas públicas de saúde; Junior Pattini, referência em emendas impositivas; e lideranças femininas como Janete Aparecida, Sandra Amarrilha e Terislene Nery.

Conforme a organização, “o Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul é mais do que um evento. É a consolidação de um movimento que acredita na força da gestão pública, na união entre os municípios e na construção de um estado mais eficiente, participativo e comprometido com o desenvolvimento regional.”

O evento é uma realização da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em correalização com o Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado.

FAZER INSCRIÇÃO

PROGRAMAÇÃO 20 de outubro de 2025 – Segunda-feira 14h00 – Abertura do credenciamento 15h00 – Abertura oficial do evento

21 de outubro de 2025 – Terça-feira 08h30 – Palestra Magna: Martha Gabriel Tema: Transformação Digital e o Futuro dos Municípios Como a inovação, a inteligência artificial e os ecossistemas digitais podem fortalecer a gestão pública, promover a inclusão e gerar eficiência nos serviços.

09h30 – Palestrante: Guto Silva (Secretário das Cidades do Paraná) Tema: Relação entre Estado, Município e União: como caminhar rumo ao Desenvolvimento Econômico e Social A importância da relação interfederativa para o desenvolvimento socioeconômico por meio de políticas públicas.

10h30 – Palestrante: Romão Ávila Milhan Júnior (Procurador-Geral de Justiça do MPMS) Tema: Ministério Público conciliador e resolutivo: o COMPOR e as novas práticas de incentivo aos métodos de negociação para gestores municipais Apresentação do órgão criado para incentivar práticas de negociação, mediação e conciliação para gestores municipais.

14h00 – Palestrante: Governador Eduardo Riedel Tema: Desenvolvimento e Gestão Pública O protagonismo dos municípios na transformação socioeconômica do Estado de Mato Grosso do Sul.

15h00 – Palestrante: Cláudio George Mendonça Tema: Sebrae, parceiro dos municípios Planejamento de gestão municipal e o programa Cidade Empreendedora. Apresentação dos benefícios e assinatura dos Acordos Municipais de Gestão com o Governador presente.

15h45 – Painel: MS Ativo – Rota Celulose e Rota Bioceânica Com Rodrigo Perez Ramos (Secretário de Governo e Gestão Estratégica) e Thaner Castro Nogueira (Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo).

16h30 – Palestra Magna: Clóvis de Barros Filho Tema: Ética, propósito e responsabilidade: a essência da gestão que transforma Uma reflexão inspiradora sobre como líderes e gestores públicos podem construir legados pautados em escolhas responsáveis, compromisso ético e sentido coletivo.

22 de outubro de 2025 – Quarta-feira 08h00 – Palestra Magna: Ricardo Amorim Tema: Economia em Transformação: Oportunidades e Desafios para Municípios Brasileiros Uma leitura prática da conjuntura econômica global e nacional para gestores públicos, antecipando impactos das reformas sobre a arrecadação e o desenvolvimento local.

09h00 – Painel Reforma Tributária

Ricardo Luiz Oliveira de Souza (Comsefaz/MG): Regulamentação e coordenação do Comitê Gestor do IBS e CBS. Desembargador Ary Raghiant Neto (TJMS): Contencioso tributário pós-reforma. Flávia Salvador (CNM): Justiça federativa e fortalecimento dos municípios. 10h30 – Palestrante: David Maia de Oliveira Tema: Inovação em políticas públicas para a saúde Novos caminhos para uma gestão eficiente e humanizada nos municípios.

11h30 – Palestrante: Junior Pattini Tema: Emendas impositivas e integração de políticas públicas: Executivo e Legislativo Garantia de recursos e fortalecimento da atenção básica nos municípios.

13h30 – Palestra Magna: Hortência Marcari Tema: A força do protagonismo feminino: valores e atitude que transformam Como coragem, comprometimento e liderança podem inspirar conquistas individuais e mudanças coletivas.

14h30 – Painel Mulheres: Como a liderança feminina influencia na política pública

Janete Aparecida (Vice-prefeita de Divinópolis/MG): Liderança colaborativa e desenvolvimento regional. Sandra Amarrilha (Sebrae/MS): Liderança adaptativa. Terislene Nery (Camapuã): Crescimento e fortalecimento da liderança na prática. 16h00 – Palestrante: Valdiosmar Vieira Santos Tema: O SUAS em tempos de ajuste fiscal no Brasil Impactos do desfinanciamento nas gestões municipais e as consequências na proteção social das famílias mais vulneráveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Delas Day incentiva o empreendedorismo feminino e conecta milhares de mulheres a oportunidades

O evento, que se consolida como um dos maiores encontros voltados ao protagonismo feminino no mundo dos negócios, contou com a presença de lideranças, especialistas e instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico das mulheres

Saiba mais
Cover Image

Solange Moraes assume presidência do Rotary Club de Três Lagoas – Cidade das Águas

A presidência foi oficialmente transmitida para Solange Moraes, sucedendo Alexandre Ferreira de Barros, que foi homenageado com o Título Paul Harris

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura dá posse ao novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito, o Conselho atuará como órgão consultivo para subsidiar decisões estratégicas do Governo Municipal

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura participará do Show Florestal 2025 no Arena Mix

O evento, que será realizado na Arena Mix, reunirá empresas, investidores, especialistas e profissionais do setor para apresentar soluções, tecnologias e tendências voltadas à cadeia produtiva do eucalipto e demais florestas plantadas

Saiba mais
Cover Image

Equipe da Unidade de Acolhimento Menino Jesus participa de capacitação

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Assistência Social, com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (FEAS)

Saiba mais
Cover Image

Exposição que homenageia mulheres pode ser visitada no CRAS de Selvíria

As peças foram desenvolvidas durante atividades alusivas ao Dia da Mulher

Saiba mais