Notícia

545 horas: treinamento intensivo aprimora Bombeiros para o combate aos incêndios florestais no Pantanal

Compartilhar:
Cover Image

Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2025).

Foto: Tenente Isabela Ilka

O curso, promovido com apoio e investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, terá duração de 10 semanas

Com o objetivo de formar combatentes florestais altamente capacitados para enfrentar os desafios dos incêndios em biomas sul-mato-grossenses, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou segunda-feira (5) o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2025), que conta com 545 horas de atividades de aprimoramento.

A abertura do curso foi realizada no auditório do Imasul, em Campo Grande, com a presença de autoridades civis e militares, como a delegada do Decat, Gabriela Stainle, do comandante de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, coronel José Carlos Rodrigues, do corregedor do CBMMS, coronel Eduardo Steica da Costa, e do chefe do Estado-Maior Geral e diretor de Atividades Técnicas, coronel Claudiney da Silva Quintana.

O curso, promovido com apoio e investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, terá duração de 10 semanas, período no qual os participantes serão submetidos a treinamentos teóricos e práticos em diversas áreas: técnicas de prevenção e combate, compreensão do comportamento dos incêndios florestais, avaliação dos riscos de segurança para a guarnição, aplicação de táticas e estratégias considerando as especificidades do bioma pantaneiro, organização das operações e atuação como defensores do meio ambiente.

Segundo o subcomandante-geral dos Bombeiros, coronel Adriano Noleto Rampazo, a formação tem se tornado cada vez mais robusta e estratégica.

"Esse ano de 2025 nos preparamos muito mais que no ano passado. O incêndio florestal está virando uma especialidade dentro do Corpo de Bombeiros, assim como o resgate. A ideia é que grande parte do nosso efetivo seja especialista, pronto para atuar com precisão e segurança", destacou o subcomandante-geral.

Subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), major Eduardo Teixeira complementa que esse investimento em qualificação é refletido diretamente no campo de operações. "Os bombeiros militares estão para atender a comunidade com tudo o que for possível. E, para isso, é necessário dedicação, resiliência e determinação — valores que fazem parte não só do curso, mas do dia a dia dos combates", ressaltou.

Além das técnicas operacionais, o curso também aprofunda o conhecimento dos bombeiros sobre os biomas locais, avaliação de riscos e uso racional de equipamentos, visando um combate mais eficiente e sustentável.

A preparação é uma resposta necessária à realidade imposta pelas mudanças climáticas, sendo que o CBMMS encontra "no sétimo ano seguido de incêndios florestais. Isso se deve ao aquecimento global, que já é uma realidade para todos nós. Não queremos tornar o curso difícil, mas sim completo. O bombeiro de hoje precisa ser versátil: saber usar drone, dominar georreferenciamento e estar pronto para responder melhor à sociedade", afirmou o subcomandante-geral.

O major Teixeira reforça a missão da DPA na formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do Pantanal e de outros biomas ameaçados pelas queimadas. "A minha função é capacitar militares com destreza e visão estratégica. Todos os formandos estarão prontos para atuar em qualquer cenário, com segurança e eficiência", pontuou.

Outro ponto destacado pelas autoridades foi a importância da especialização para garantir rapidez e excelência no atendimento à população. "Os especialistas em incêndios florestais podem permanecer até 15 dias em operação. Por isso, quanto mais formarmos, melhor será o atendimento à sociedade", explicou o coronel Rampazo.

O subdiretor da DPA destacou a infraestrutura conquistada ao longo dos últimos anos. "Hoje temos muito mais condições graças aos investimentos em equipamentos e à atuação comprometida do Governo do Estado, com o apoio do Comando do CBMMS. Isso nos permite oferecer uma capacitação de alto nível e um serviço de qualidade à comunidade".

Para além da capacitação técnica, o CPCIF busca elevar o padrão de prontidão e resposta às emergências ambientais. O subdiretor finaliza lembrando que o compromisso da Diretoria de Proteção Ambiental é contínuo. "Nosso papel é formar profissionais preparados para qualquer cenário, com excelência e agilidade. Isso se reflete diretamente no serviço prestado à sociedade".

Com o CPCIF 2025, o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros Militar reafirmam o compromisso com a proteção da vida, da fauna e da flora. Diante de um cenário agravado pelas mudanças climáticas, investir em capacitação, estrutura e tecnologia é garantir um futuro mais seguro e resiliente para Mato Grosso do Sul.

Por: Tenente Isabela Ilka, Comunicação CBMMS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Economia forte: abertura de empresas em Mato Grosso do Sul cresceu 50,5% em janeiro

Nos doze meses do ano passado, 11.164 novas empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, quantidade 10,34% superior ao registrado em 2023 (10.117)

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sanciona lei que proíbe plantio da espécie Murta para previnir doenças na citricultura

Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao agronegócio local, especialmente no setor da citricultura

Saiba mais
Cover Image

Cidade de MS registra maior tremor de terra do ano do Estado

No total, dois abalos sísmicos foram registrados no Estado na madrugada do dia 13. Um deles, com escala de magnitude de 3.5 mR

Saiba mais
Cover Image

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos de MS para todo o território nacional está liberado

O documento foi enviado pelo ministério a todas as superintendências de Agricultura e Pecuária do país

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 229 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (26)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (18)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais