Notícia

Ação conjunta da Vigilância Sanitária de TL apreende mais de 100 garrafas de bebidas destiladas sem registro

Compartilhar:
Cover Image

Ação conjunta de fiscalização em bares e estabelecimentos de Três Lagoas.

Foto: Divulgação

A ação resultou na apreensão de 109 garrafas de bebidas destiladas sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sem o selo de controle do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na noite de sábado, 4 de outubro, uma ação conjunta de fiscalização em bares e estabelecimentos de Três Lagoas. A ação resultou na apreensão de 109 garrafas de bebidas destiladas sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sem o selo de controle do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Foram inspecionados sete estabelecimentos comerciais localizados nos bairros Jardim Alvorada, Circular da Lagoa e Centro. Em apenas um local não houve apreensão de produtos. As bebidas irregulares incluíam whisky, licor, cachaça e vodka, todas comercializadas sem o devido registro, o que impede a garantia da procedência e da qualidade do produto.

A operação foi realizada de forma preventiva e itinerante, sem denúncia prévia, com início às 19h, e contou com a participação de fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de postura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), fiscais do PROCON, Polícia Militar (Força Tática) e Polícia Civil.

De acordo com a coordenadora da VISA, Elaine Prudencio, o principal motivo das apreensões foi a ausência de registro no MAPA, requisito obrigatório para a comercialização de bebidas alcoólicas no país. “Não foi identificado o uso de metanol porque não foram realizados exames laboratoriais nas bebidas apreendidas. Nosso embasamento técnico é a falta de registro no MAPA, o que, por si só, já permite a apreensão”, explicou Prudencio.

A coordenadora reforçou que a fiscalização segue intensificada, especialmente em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, e que o trabalho tem caráter preventivo. “A prioridade é proteger a saúde da população e evitar que produtos irregulares sejam consumidos”, destacou.

ORIENTAÇÃO

A Vigilância Sanitária orienta que consumidores adquiram bebidas apenas de estabelecimentos legalizados, sempre verificando a presença de rótulos, lacres e selos oficiais, além de desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

SERVIÇO

Denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária pelo telefone 67 9142-3122 ou presencialmente na sede da VISA, localizada à Av. Dr. Eloy Chaves, 1793 – Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito de Selvíria reúne secretariado

Com o objetivo de planejar e definir diretrizes de trabalho para os próximos meses

Saiba mais
Cover Image

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura convoca 23 candidatos aprovados no concurso de 2021

Os selecionados deverão comparecer na SEMAD para realização de exames e para a entrega de documentação comprobatórios ao cargo

Saiba mais
Cover Image

Entrega da revitalização do SCFV “Tia Nega” teve festa para os idosos

O momento foi marcado por emoção, agradecimentos e uma grande festa de celebração

Saiba mais
Cover Image

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de combustíveis no município

O levantamento tem como objetivo auxiliar os consumidores a encontrarem os melhores valores e incentivar a concorrência justa no mercado local

Saiba mais
Cover Image

Tempestade vira embarcação e família passa 18 horas à deriva no Rio Paraná

Embarcação virou durante tempestade e trio foi encontrado debilitado, mas consciente. Resgate envolveu helicóptero Águia e Corpo de Bombeiros, em Presidente Epitácio (SP)

Saiba mais