Notícia

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

Compartilhar:
Cover Image

O movimento ocorre após Moraes ter decretado a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apoiadores de Bolsonaro pedem anistia para os condenados pelo 8/1

O presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (União Brasil - AP), chamou de “exercício arbitrário” a ocupação das mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara por parte de parlamentares da oposição nesta terça-feira (5)

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, os deputados e senadores obstruíram os trabalhos e prometem manter o movimento até que os presidentes das casas legislativas se comprometam em pautar a anistia geral e irrestrita para os condenados por tentativa de golpe de Estado.

“Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, afirmou Alcolumbre em nota.

O grupo da oposição também reivindica que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado, para permitir que Bolsonaro não seria mais julgado pelo STF, mas pela primeira instância. O movimento ocorre após Moraes ter decretado a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro.

O presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou por meio de suas redes sociais. Ele disse que determinou o encerramento das sessões de hoje e que amanhã será convocada uma reunião de líderes para definir a pauta de votações, “que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”.

Mais cedo, deputados da base do governo repudiaram o ato e pediram que Motta reassuma o controle da situação.

Pauta de votações

No mesmo sentido, Alcolumbre também informou que convocará reunião de líderes e defendeu que o parlamento “tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro”.

Com o fim do recesso parlamentar, estavam previstas votações e debates importantes no Congresso Nacional. Entre as prioridades neste segundo semestre estão a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação das bets e de títulos de investimentos isentos.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em reunião com prefeitos, Azambuja teria confirmado que vai assumir o PL

Presidente estadual do PSDB, o ex-governador também pregou a manutenção da união de todos pela reeleição de Riedel

Saiba mais
Cover Image

Caravina defende inclusão e apoio às mães atípicas em audiência pública na Câmara de Campo Grande

Durante sua fala, Caravina destacou a importância de ouvir diretamente quem vive as dificuldades de conciliar o cuidado integral com os filhos e a busca por sustento

Saiba mais
Cover Image

Zeca apresenta moção de congratulação à Agraer pelo fomento à agricultura familiar de MS

Segundo Zeca, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados à agricultura familiar sul-mato-grossense desde o ano de 2023 até o momento

Saiba mais
Cover Image

Moraes libera redes sociais da deputada Carla Zambelli

Parlamentar está presa na Itália desde julho deste ano

Saiba mais
Cover Image

Gestão baseada em indicadores orienta decisões e aprimora estratégias e políticas públicas em Mato Grosso do Sul

Com o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas, o Estado fortalece a eficiência e a transparência da gestão

Saiba mais
Cover Image

Tonhão indica elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para TEA

Vereador Tonhão apresentou pedido de Moção de Congratulação ao excelentíssimo senhor Doutor Cassiano Rojas Maia, prefeito

Saiba mais