Notícia

ALEMS recebe Programa de Recuperação de Empresas proposto pelo Executivo

Compartilhar:
Cover Image

Os projetos encaminhados pelo Poder Executivo são analisados em plenário, após parecer da CCJR.

Foto: Wagner Guimarães

Programa de Recuperação de Empresas estabelecidas no Estado de Mato Grosso do Sul, denominado Programa Recupera-MS

Foram protocoladas nesta segunda-feira (4) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) três propostas de autoria do Poder Executivo, que seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O Projeto de Lei 193/2025 institui o Programa de Recuperação de Empresas estabelecidas no Estado de Mato Grosso do Sul, denominado Programa Recupera-MS, para regularização de débitos de contribuintes em processo de recuperação judicial ou em liquidação, nas condições que especifica, e dá outras providências. O objetivo do programa é estimular empresários ou sociedades empresárias que estejam em processo de recuperação judicial e sociedades cooperativas em liquidação, inclusive para contribuinte cuja falência tenha sido decretada judicialmente, a regularizarem débitos de sua responsabilidade relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e à contribuição destinada ao Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul).

Já o Projeto de Lei 192/2025 altera a redação de dispositivo da Lei 6.338, de 1º de novembro de 2024, que autoriza a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (JUCEMS) a isentar o devido preço público dos seus serviços, nos termos que especifica. Na prática, o objetivo é estender a isenção do fornecimento de certidões aos municípios, em observância ao princípio da isonomia, previsto na Constituição Federal, para estabelecer a equidade de tratamento entre os entes federados.

Por fim, o Projeto de Lei 194/2025 dispõe sobre normas gerais de processo administrativo e de procedimentos em matéria processual, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é estabelecer normas gerais de processo administrativo e de procedimento em matéria processual no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de facilitar, agilizar e padronizar as referidas normas no tocante à essa matéria. A proposta foi elaborada pela Procuradoria-Geral do Estado após análise das legislações em âmbito federal, tal como a Lei Federal 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, bem como a regulamentação infralegal aplicada na atualidade pela Administração Pública Estadual, esclarecendo que alguns processos administrativos tramitam no âmbito estadual e possuem disciplinas específicas, como a Lei 2.315, de 25 de outubro de 2001, que dispõe sobre o Processo Administrativo Tributário.

Projeto de Lei Complementar

O Poder Executivo de Mato Grosso do Sul também encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar 4/2025, com o objetivo de revogar o artigo 29 da Lei Complementar nº 303, de 7 de dezembro de 2022. A proposta busca promover a reorganização e a consolidação do ordenamento jurídico estadual no que diz respeito à transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa, alinhando-se às mudanças trazidas pela Lei nº 6.438, de 30 de junho de 2025, que atualiza a legislação anterior sobre o tema.

Segundo a justificativa do governo, a revogação visa evitar sobreposição de normas e possíveis contradições legais, especialmente no que tange ao tratamento jurídico das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. A proposta não elimina garantias desses segmentos, mas transfere sua regulamentação para um novo marco legal considerado mais eficiente.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Saiba mais
Cover Image

Camila Jara é a deputada federal de MS que mais gastou com combustíveis neste ano

Em apenas três meses e meio, a parlamentar destinou mais de R$ 28,7 mil de sua cota, ficando bem à frente do 2º colocado, Beto Pereira

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília, Riedel oficializa troca do PSDB pelo PP e assume vice-presidência

Governador de MS assinou ficha de filiação na sexta-feira (15) e anunciou oficialmente ingresso no partido nesta terça-feira (19)

Saiba mais
Cover Image

Zeca cobra finalização das obras de reforma em posto de saúde comunitário de Rochedo

A solicitação tem como base indicação do vereador de Rochedo, Josimar Veterinário (Republicanos)

Saiba mais
Cover Image

Com ênfase na Rota Bioceânica, Zeca propõe implantação de escritório da ApexBrasil em MS

Segundo Zeca do PT, a posição geográfica do Estado de Mato Grosso do Sul dentro do corredor bioceânico é estratégica

Saiba mais
Cover Image

Aécio Neves confirma permanência dos 3 deputados federais de MS no PSDB

Presidente nacional da sigla disse que Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto seguirão no ninho tucano para 2026

Saiba mais