Notícia

Zeca do PT finaliza semestre com atuação parlamentar de protagonismo na Alems

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Ernesto Franco

Zeca do PT teve atuação essencial para a aprovação do projeto de lei que instituiu o Programa Selo da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Zeca do PT finalizou o primeiro semestre de 2025 com brilhante atuação parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Com foco na agricultura familiar, Zeca teve trabalho de protagonismo para garantir a ampliação de direitos, melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado.

Ações

No plenário da Alems, o parlamentar apresentou 39 indicações, solicitando benefícios a todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Além disso, foram 96 ofícios e 13 requerimentos de informações - destinados a órgãos da administração pública direta e indireta, municipais, estaduais e federais - e 12 moções de congratulação, apoio ou pesar.

O deputado e ex-governador realizou duas reuniões da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, da qual é presidente, e quatro audiências públicas no interior do estado - nos municípios de Sidrolândia, Corumbá, Jardim e Novo Horizonte do Sul - para tratar sobre as demandas da agricultura familiar sul-mato-grossense.

Na Alems, Zeca do PT também participou de cinco reuniões sobre a Lei da Pesca. Por meio de interlocução com a Frente Parlamentar da Pesca, pescadores profissionais e amadores e demais atores do setor, conseguiu construir uma proposta de consenso. Agora, a lei deverá ser regulamentada por decreto, através do Conselho Estadual da Pesca (Conpesca) e pelo Poder Executivo.

Projetos de Lei

Zeca do PT teve atuação essencial para a aprovação do projeto de lei que instituiu o Programa Selo da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa, sancionada pelo governador Eduardo Riedel e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 8 de maio de 2025, foi idealizada inicialmente por Zeca no ano de 2023 e permite a certificação e comercialização de produtos produzidos por agricultores familiares, ou seja, alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária, pequenas propriedades (chácaras, sítios), aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

Além do Selo da Agricultura Familiar, Zeca também recebeu aprovação de seu projeto de lei que incluiu no calendário oficial de eventos do estado a Feira Literária de Bonito (Flib), realizada anualmente no município de Bonito.

"Eu trabalho com a questão da agricultura familiar porque entendo que ela é estratégica, não só para o Mato Grosso do Sul, como para o Brasil. Se é muito importante o agronegócio, que produz a commodity, a carne, a soja, o milho, enfim, para exportação, a agricultura familiar produz o produto que vai parar na nossa mesa, no café da manhã, no almoço, na janta, alimento de boa qualidade. Portanto, merece ser tratada com carinho", enfatiza Zeca.

Investimentos em MS

O deputado também segue honrando seu compromisso de buscar qualidade de vida e trabalho para os sul-mato-grossenses. Em parceria com os deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), captou recursos que serão destinados para a aquisição de equipamentos e melhorias aos assentamentos do estado.

“Consegui com o deputado Vander duas coisas importantes: R$ 1 milhão para implantarmos lá na Eldorado, região grande dos assentamentos de Sidrolândia, uma agroindústria que vai ser modelo para o Brasil. A cooperativa da agricultura familiar deles vai produzir e embalar tudo de acordo com a lei do Selo da Agricultura Familiar, para vender ao Exército, para a saúde, para as prefeituras. Vai ser um modelo que com certeza vai dar muito resultado", destaca o parlamentar.

"Também consegui com a Camila, que é uma figura fantástica também, R$ 1 milhão para implantar poços artesianos coletivos em todos os assentamentos de Corumbá, com energia solar. Ou seja, os assentados locais não terão mais despesa de energia para fazer a captação de água. Em cada poço, na saída das placas de energia solar, terá um aparelho para fazer a desalinização, porque lá a água é salobra. E desse modo, deixá-la potável, inclusive para consumo humano", conclui Zeca.

Por: Lucas Caxito, assessor de imprensa do deputado estadual Zeca do PT

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Na missão de erradicar a extrema pobreza, funcionários do Mais Social são treinados para iniciar busca ativa

A intenção é incluí-las nos programas sociais do Governo do Estado.

Saiba mais
Cover Image

Nos EUA, Tereza e Nelsinho defendem negociação para a redução do tarifaço

Os dois senadores sul-mato-grossenses participam do Lide Brazil Investment Forum, que está sendo realizado em Nova York

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam Auxílio Moradia e criação de 60 cargos de agentes de saúde

Ainda nesta semana, no dia 11 de julho ocorrerá sessão extraordinária, às 9h, para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

Saiba mais
Cover Image

Soraya se reune com Aécio e diz que "portas do PSDB estão abertas"

Senadora pode deixar Podemos e seguir ao partido tucano em 2026

Saiba mais
Cover Image

Zeca reivindica instalação de padrão de energia em comunidade quilombola de Pedro Gomes

A objetivo da proposta de Zeca é atender as necessidades dos moradores e produtores locais da comunidade quilombola

Saiba mais
Cover Image

Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias

As sessões foram marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro

Saiba mais