Notícia

Análise: Sampaio "descomplica" Santos de Caixinha e corresponde para vencer no Brasileirão

Compartilhar:
Cover Image

Zé Ivaldo comemora gol do Santos contra o Atlético-MG.

Foto: Abner Dourado/AGIF

Interino não abriu mão de alguns conceitos adotados pelo português, mas grande trunfo foi simplificar o jogo do Peixe contra o Atlético-MG

A vitória do Santos sobre o Atlético-MG por 2 a 0, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, passa diretamente pelo técnico interino César Sampaio. O profissional "descomplicou" o método de seu antecessor, Pedro Caixinha, e o time correspondeu em campo para conseguir a primeira vitória na competição.

O grande trunfo de Sampaio foi justamente esse. Fazer o simples. Ele não precisou dos pilares do português para fazer com que o time se mostrasse mais competitivo em campo. O interino manteve o esquema tático, com as fases que alteravam entre 4-2-3-1 no ataque e 4-4-2 na defesa. Algo parecido com o que adotava Caixinha.

Comandante interino do Peixe, o ex-volante do Santos e da seleção brasileira abriu mão da marcação individual, mais agressiva, e de uma pressão forte na saída de bola do adversário. A equipe alvinegra marcou em bloco, tendo o que Sampaio chamou de "paraquedas" para auxiliar. Ou seja, em caso de um erro, existiam outros atletas para compensar, decisão que expôs menos o sistema defensivo.

Apesar da pressão exercida pelo Galo, principalmente após a saída de Neymar, o Santos pouco sofreu ou deu espaços em sua área. Isso fez com o que os visitantes abusassem de bolas longas e de lançamentos. Uma tática usada, por exemplo, pelo Fluminense em determinados momentos. Contudo, sem ter os laterais expostos e em desvantagem.

Ponto para César Sampaio, também, as entradas de Barreal e Gabriel Bontempo. O primeiro marcou mais um gol e foi uma válvula de escape importante pelo lado direito. Já o volante foi o principal jogador em campo, sendo o que hoje se chama de box-to-box. Aquele jogador que corre o campo todo. Volta pra marcar, ajuda a armar e, se derem espaço, aparece na área para finalizar.

Claro que, além da simplificação do jogo, o Peixe parecia estar mais ligado. A pressão pelo resultado não se voltou contra, mas pareceu fazer com que a equipe corresse mais. Não sofrer gols também auxiliou dentro desse processo.

Porém, nem tudo é alegria. A saída de Neymar mostrou que ainda existe uma deficiência no elenco do Santos. O time não tem um meia armador e criativo capaz de fazer o jogo fluir. Rollheiser foi testado, mas novamente passou sem muito brilho. Diego Pituca e Thaciano até atuaram por aquele setor, mas com características muito diferentes.

Sampaio falou que precisará preparar os substitutos enquanto Neymar não estiver disponível. Talvez essa seja a principal tarefa do interino para o clássico contra o São Paulo, no domingo, no Morumbis, pela quinta rodada do Brasileirão.

O Santos demonstrou que tem qualidade para não estar na zona de rebaixamento. E também que possui capacidade para ser competitivo contra times que, hoje, estão mais bem estruturados. César Sampaio disse a vitória sobre o Atlético-MG foi "o começo de algo grande". A impressão deixada pelo time em campo faz a expectativa, hoje, ser positiva em relação a esse futuro.

Fonte: ge.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Atletismo de Três Lagoas é destaque em campeonato estadual

A competição foi um divisor de águas para a convocação de atletas para a seleção do estado de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas disputará final da Copa AME Sub-16 neste sábado (21), em Birigui

Além do time sub-16, a SEJUVEL contou com a participação na categoria sub-14, terminando nas quartas de final da Copa AME

Saiba mais
Cover Image

Equipe feminina sub-17 de Três Lagoas conquista 3º lugar na XIV Copa Pantanal de Voleibol

A participação da delegação três-lagoense contou com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL)

Saiba mais
Cover Image

Atletas três-lagoenses conquistam 5 ouros e 1 bronze em campeonato de Muay Thai e Kickboxing em Campo Grande

A equipe conquistou resultados expressivos, trazendo para casa cinco medalhas de ouro no Muay Thai e uma de bronze no Kickboxing

Saiba mais
Cover Image

Começa hoje a VI Copa Sejuvel 2025 – JATs em Três Lagoas

Não perca a chance de acompanhar a tabela de jogos e torcer pelo seu time favorito

Saiba mais
Cover Image

João Fonseca entra para seleto grupo de tenistas que viraram top-30 aos 19 anos

Lista tem ninguém menos que Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray. Brasileiro virou o 28º do ranking com o título do ATP 500 da Basileia, neste domingo

Saiba mais