Notícia

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Compartilhar:
Cover Image

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

Foto: Awiqli/Divulgação

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2 no Brasil. Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk. Apesar da aprovação, não há data prevista para lançamento no país.

Em nota, o fabricante informou que a aprovação foi baseada em resultados do programa de ensaios clínicos Onwards, que demonstrou a eficácia do remédio no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária.

“Pacientes que utilizaram icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção.”

Ainda de acordo com os estudos, a insulina icodeca também demonstrou segurança e controle glicêmico eficaz, comparável ao das insulinas basais diárias em pacientes com diabetes tipo 2.

“A insulina icodeca permitiu um controle estável da glicemia ao longo da semana com uma única injeção semanal, sendo eficaz em pacientes com diferentes perfis, incluindo aqueles com disfunção renal. Em ambos os casos, a segurança foi um fator determinante e Awiqli não demonstrou aumento significativo de eventos adversos graves, incluindo hipoglicemia.”

Entenda Segundo a Novo Nordisk, a insulina semanal icodeca já foi aprovada para adultos com diabetes tipo 1 e 2 pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá.

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

“Os pedidos também já foram submetidos ao FDA [Food and Drugs Adminstration, agência reguladora norte-americana] para avaliação”.

“Todos os medicamentos da Novo Nordisk devem ser vendidos sob prescrição e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado. Não há data prevista de lançamento do produto no Brasil”, concluiu a farmacêutica no comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SES lança painel digital integrado para modernizar atendimento odontológico em MS

Iniciativa melhora a tomada de decisões nos municípios e aprimora a assistência no Estado

Saiba mais
Cover Image

Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de MS recebe reconhecimento estadual

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024

Saiba mais
Cover Image

SES promove capacitação sobre talidomida para profissionais da saúde de MS

O evento visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre o tratamento da hanseníase, com especial atenção ao uso seguro da Talidomida.

Saiba mais
Cover Image

Moradores do Vila Nova têm até o dia 21 para participar do Mutirão da Limpeza

A ação disponibiliza caçambas devidamente identificadas para que a população possa realizar o descarte correto de lixo e materiais inservíveis, eliminando assim potenciais criadouros de vetores transmissores dessas doenças

Saiba mais
Cover Image

Local para retirada de fórmulas infantis mudará a partir de segunda-feira (09)

O medicamento deixará de ser entregue na Clínica da Criança, as fórmulas agora serão fornecidas exclusivamente no novo local, com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimentos

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura amplia número de castrações de cães e gatos em Selvíria; Pré-cadastro continua aberto

As cirurgias — para cães e gatos, machos e fêmeas — serão realizadas no dia 7 de setembro, em uma unidade móvel do projeto

Saiba mais