Notícia

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Compartilhar:
Cover Image

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

Foto: Awiqli/Divulgação

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2 no Brasil. Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk. Apesar da aprovação, não há data prevista para lançamento no país.

Em nota, o fabricante informou que a aprovação foi baseada em resultados do programa de ensaios clínicos Onwards, que demonstrou a eficácia do remédio no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária.

“Pacientes que utilizaram icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção.”

Ainda de acordo com os estudos, a insulina icodeca também demonstrou segurança e controle glicêmico eficaz, comparável ao das insulinas basais diárias em pacientes com diabetes tipo 2.

“A insulina icodeca permitiu um controle estável da glicemia ao longo da semana com uma única injeção semanal, sendo eficaz em pacientes com diferentes perfis, incluindo aqueles com disfunção renal. Em ambos os casos, a segurança foi um fator determinante e Awiqli não demonstrou aumento significativo de eventos adversos graves, incluindo hipoglicemia.”

Entenda Segundo a Novo Nordisk, a insulina semanal icodeca já foi aprovada para adultos com diabetes tipo 1 e 2 pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá.

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

“Os pedidos também já foram submetidos ao FDA [Food and Drugs Adminstration, agência reguladora norte-americana] para avaliação”.

“Todos os medicamentos da Novo Nordisk devem ser vendidos sob prescrição e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado. Não há data prevista de lançamento do produto no Brasil”, concluiu a farmacêutica no comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SES auxilia na compra de raio-X panorâmico para equipar municípios com estrutura odontológica avançada

Recursos do Ministério da Saúde destinaram R$ 226 mil para cada uma das 10 cidades de MS e prazo para compra termina no próximo mês

Saiba mais
Cover Image

Secretaria de Saúde confirma sétima morte por dengue em MS

A última vítima foi um idoso de 87 anos que faleceu em Coxim

Saiba mais
Cover Image

Saúde reorganiza entrega de medicamentos da Clínica de Idoso para melhorar atendimento à população; entenda

Entrega de medicamentos na Farmácia da Clínica do Idoso será descontinuada, e os medicamentos deverão ser retirados no Setor de Medicamentos Especiais da SMS

Saiba mais
Cover Image

MS Vacina Mais: Governo entrega câmaras refrigeradas a nove núcleos regionais de Saúde

Entrega integra programa de estruturação da Rede de Frio, garantindo tecnologia e qualidade no armazenamento dos imunobiológicos

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO – USF Santo André já está atendendo em novo endereço

A mudança ocorreu em razão da reforma da unidade, que visa oferecer melhores condições de atendimento para a população e para os profissionais de saúde

Saiba mais
Cover Image

Carreta do SUS começa atendimentos às pacientes já cadastradas nesta sexta-feira (28)

A unidade móvel do Ministério da Saúde (MinSaúde) é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS)

Saiba mais