Notícia

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Compartilhar:
Cover Image

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

Foto: Awiqli/Divulgação

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2 no Brasil. Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk. Apesar da aprovação, não há data prevista para lançamento no país.

Em nota, o fabricante informou que a aprovação foi baseada em resultados do programa de ensaios clínicos Onwards, que demonstrou a eficácia do remédio no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária.

“Pacientes que utilizaram icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção.”

Ainda de acordo com os estudos, a insulina icodeca também demonstrou segurança e controle glicêmico eficaz, comparável ao das insulinas basais diárias em pacientes com diabetes tipo 2.

“A insulina icodeca permitiu um controle estável da glicemia ao longo da semana com uma única injeção semanal, sendo eficaz em pacientes com diferentes perfis, incluindo aqueles com disfunção renal. Em ambos os casos, a segurança foi um fator determinante e Awiqli não demonstrou aumento significativo de eventos adversos graves, incluindo hipoglicemia.”

Entenda Segundo a Novo Nordisk, a insulina semanal icodeca já foi aprovada para adultos com diabetes tipo 1 e 2 pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá.

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

“Os pedidos também já foram submetidos ao FDA [Food and Drugs Adminstration, agência reguladora norte-americana] para avaliação”.

“Todos os medicamentos da Novo Nordisk devem ser vendidos sob prescrição e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado. Não há data prevista de lançamento do produto no Brasil”, concluiu a farmacêutica no comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Homem com paralisia fica em pé sozinho novamente após implante com células-tronco

Pesquisa de universidade em Tóquio implantou células-tronco reprogramadas que conseguiram ajudar paciente com paralisia permanente. Especialistas apontam que estudo é esperança para pacientes com lesão

Saiba mais
Cover Image

Em menos de um ano, Mato Grosso do Sul alcança 4º lugar nacional em transplantes de fígado

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, destaca que o desempenho de Mato Grosso do Sul é fruto de planejamento, qualificação técnica e integração entre instituições

Saiba mais
Cover Image

Governo qualifica profissionais de saúde e intensifica vacinação para barrar avanço do sarampo em MS

Com surto na Bolívia e risco de reintrodução do vírus, profissionais de saúde são atualizados e população será vacinada em grande ação neste sábado (26), em Corumbá e Ladário

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza “Dia D da Campanha Antirrábica” para cães e gatos no dia 04 de outubro

Serão 30 postos de vacinação espalhados por toda a cidade, oferecendo gratuitamente a vacina para animais a partir de 3 meses de idade.

Saiba mais
Cover Image

HRMS promove palestras no Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão

O evento é aberto ao público e voltado especialmente a profissionais e estudantes da área da saúde

Saiba mais
Cover Image

Carreta do SUS chegou em Três Lagoas com atendimentos e exames da Saúde da Mulher

O atendimento está previsto para iniciar no dia 1º de dezembro

Saiba mais