Notícia

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Compartilhar:
Cover Image

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

Foto: Awiqli/Divulgação

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2 no Brasil. Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk. Apesar da aprovação, não há data prevista para lançamento no país.

Em nota, o fabricante informou que a aprovação foi baseada em resultados do programa de ensaios clínicos Onwards, que demonstrou a eficácia do remédio no controle dos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 1, alcançando controle glicêmico comparável ao da insulina basal de aplicação diária.

“Pacientes que utilizaram icodeca mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única injeção.”

Ainda de acordo com os estudos, a insulina icodeca também demonstrou segurança e controle glicêmico eficaz, comparável ao das insulinas basais diárias em pacientes com diabetes tipo 2.

“A insulina icodeca permitiu um controle estável da glicemia ao longo da semana com uma única injeção semanal, sendo eficaz em pacientes com diferentes perfis, incluindo aqueles com disfunção renal. Em ambos os casos, a segurança foi um fator determinante e Awiqli não demonstrou aumento significativo de eventos adversos graves, incluindo hipoglicemia.”

Entenda Segundo a Novo Nordisk, a insulina semanal icodeca já foi aprovada para adultos com diabetes tipo 1 e 2 pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá.

Na China, a medicação foi aprovada para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos.

“Os pedidos também já foram submetidos ao FDA [Food and Drugs Adminstration, agência reguladora norte-americana] para avaliação”.

“Todos os medicamentos da Novo Nordisk devem ser vendidos sob prescrição e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado. Não há data prevista de lançamento do produto no Brasil”, concluiu a farmacêutica no comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de MS reforça estrutura de saúde do Estado com entrega de ambulâncias para 11 municípios

O transporte seguro e eficiente de pacientes é fundamental, especialmente para aqueles que precisam de atendimento em outras localidades.

Saiba mais
Cover Image

Saúde reorganiza entrega de medicamentos da Clínica de Idoso para melhorar atendimento à população; entenda

Entrega de medicamentos na Farmácia da Clínica do Idoso será descontinuada, e os medicamentos deverão ser retirados no Setor de Medicamentos Especiais da SMS

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas zera transmissão de HIV de mãe para filho durante gestação e deve receber certificação do MinSaúde

A certificação faz parte de uma iniciativa nacional que visa reconhecer boas práticas na eliminação da transmissão vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas

Saiba mais
Cover Image

AGOSTO DOURADO – SMS promoverá ações de incentivo ao aleitamento materno nas USFs; veja agenda

A iniciativa, promovida pela SMS, destaca o leite materno como fonte essencial de saúde, vínculo afetivo e qualidade de vida para mães e bebês

Saiba mais
Cover Image

Selvíria inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

A imunização de cães e gatos é essencial para o controle da doença e, consequentemente, evitar a transmissão para os seres humanos

Saiba mais
Cover Image

Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul recebe reforço com novos equipamentos do Novo PAC

Mato Grosso do Sul recebeu um reforço estratégico para modernizar a Rede Hemosul MS: 39 novos equipamentos entregues pelo Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC

Saiba mais