Notícia

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Compartilhar:
Cover Image

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação está começando por toda a equipe multiprofissional cadastrada no SUS.

TAKEDA/DIVULGAÇÃO

Foram distribuídas aos estados as primeiras 650 mil doses

Começou nesta semana a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados e o restante está previsto para as próximas dias.

A estratégia utiliza a vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única, tetraviral e 100% nacional. Para a pasta, esse imunizante representa avanço importante para a autonomia do país.

“O início da vacinação pelos profissionais da atenção primária é um passo estratégico para proteger quem atua próximo à população - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde das unidades básicas de Saúde”, diz o ministério.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação está começando por toda a equipe multiprofissional cadastrada no SUS.

“São aquelas pessoas que batem na porta, visitam a casa das pessoas, observam se tem criadouro do mosquito da dengue, fazem o acompanhamento, a mobilização. Também são aqueles profissionais que estão na primeira porta de entrada quando há casos de dengue”, destacou.

A ampliação para outros públicos - pessoas de 15 a 59 anos, começando pelos mais velhos - está prevista para o segundo semestre deste ano, o que depende do aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan. Com investimento de R$ 368 milhões, o Ministério da Saúde fechou a compra de 3,9 milhões de doses.

A pasta adotou também estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue. Para isso, está em curso, desde janeiro, a vacinação em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo será composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos.

“A vacinação da população em geral começa com o aumento da produção de doses, a partir de uma parceria estratégica entre o Brasil e a China, com a transferência da tecnologia nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan para a empresa chinesa WuXi Vaccines. Com essa cooperação, a produção da vacina nacional poderá aumentar em até 30 vezes”, destaca o ministério

A vacina do Butantan apresentou 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, além de 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme.

Público-alvo

Profissionais de saúde assistenciais e de prevenção:

Médicos

Enfermeiros

Técnicos de enfermagem

Odontólogos

Equipes multiprofissionais (eMulti)

Agentes comunitários de saúde (ACS)

Agentes de combate às endemias (ACE)

Trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde:

Recepcionistas

Seguranças

Profissionais da limpeza

Motoristas de ambulância

Cozinheiros

Outros trabalhadores atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS)

Cenário epidemiológico

Em 2025, os casos de dengue no Brasil caíram 74% em relação a 2024. Apesar da redução expressiva, o Ministério da Saúde reforça que as ações de combate ao Aedes aegypti devem ser mantidas em todo o território nacional.

“Ao longo do ano, foram registrados 1,7 milhão de casos prováveis da doença, frente a 6,5 milhões no ano anterior. O número de óbitos também apresentou queda significativa: 1,7 mil mortes em 2025, o que representa redução de 72% em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 6,3 mil mortes”, completa a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Dengue recua em MS, mas avanço da Chikungunya acende alerta de que cuidados precisam ser mantidos

O cenário, mapeado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é baseado no comparativo dos Boletins Epidemiológicos da Semana 13 deste ano em relação ao anterior

Saiba mais
Cover Image

SMS realiza 1ª ação de Educação em Saúde Bucal na Escola Ramez Tebet

O evento marca o encerramento dos atendimentos do Trailer Odontológico, que iniciou sua jornada exatamente nesta unidade escolar

Saiba mais
Cover Image

REFERÊNCIA NACIONAL – TL recebe certificação por Eliminar Transmissão Vertical do HIV e Selo Ouro de Boas Práticas

Três Lagoas acaba de alcançar um marco histórico para a saúde pública

Saiba mais
Cover Image

Além do Outubro Rosa: MS amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce

Corumbá, Jardim e Coxim já receberam novos mamógrafos; Ponta Porã será contemplada em breve, ampliando o acesso ao diagnóstico e à prevenção do câncer de mama em MS

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas encerra atividades do Comitê de Combate ao Aedes aegypti com balanço anual de 2025

Durante a reunião, foram destacados os principais dados epidemiológicos: 1.810 casos notificados, 451 casos positivos e circulação dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3

Saiba mais
Cover Image

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país

Não há garantia sobre conteúdo ou qualidade dos produtos, diz agência

Saiba mais