Notícia

Arauco fortalece proteção às mulheres, crianças e adolescentes em Inocência

Compartilhar:
Cover Image

Acordo consolida estratégia de proteção às mulheres, crianças e adolescentes, em Inocência.

Foto: Divulgação

Parceria com o TJMS e a Prefeitura amplia ações educativas e reforça a rede de apoio no município

A Arauco formalizou um Termo de Cooperação Mútua com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Prefeitura de Inocência que consolida uma parceria estratégica voltada à proteção das mulheres e à promoção dos direitos da infância e da juventude no município e em toda a região. A iniciativa amplia e fortalece as ações sociais e preventivas já desenvolvidas pelo Judiciário.

Com vigência de 60 meses, o acordo prevê a atuação integrada das instituições, reforçando a rede de apoio local e promovendo uma cultura de paz, justiça e cidadania — princípios alinhados à proposta apresentada pelo Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU). Uma reunião de alinhamento sobre os programas do TJMS para 2026 está marcada para o dia 6 de fevereiro, quando serão discutidas as iniciativas a serem implementadas em Inocência.

Para o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Arauco, Theófilo Militão, apoiar programas já consolidados do Judiciário reforça a responsabilidade compartilhada na promoção da proteção social. Ele destaca que “a Companhia reafirma sua visão de que o cuidado com as pessoas deve ser um compromisso de todos os atores sociais”.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo, também ressalta o impacto da colaboração, afirmando que “a parceria fortalece a capacidade de resposta ao enfrentamento da violência contra a mulher, crianças e adolescentes com mais eficiência e agilidade”.

Na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a desembargadora Jaceguara Dantas reforçou a importância do trabalho conjunto. “Parcerias com instituições privadas, como a Arauco, são fundamentais para ampliar o alcance das iniciativas, especialmente no município de Inocência e seu entorno”. Após três anos à frente do setor, a magistrada se afastou para assumir a cadeira de conselheira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A desembargadora Elizabete Anache, coordenadora da Infância e Juventude do TJMS, destaca que o crescimento da região precisa caminhar lado a lado com os avanços sociais. Segundo ela, “o desenvolvimento econômico deve ser acompanhado de desenvolvimento humano, dignidade e segurança social”, reafirmando que nenhum progresso é completo se não incluir a proteção e a valorização das pessoas.

A assinatura do Termo de Cooperação Mútua soma-se a outras iniciativas da Arauco voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde, educação e segurança. Com isso, a Companhia reafirma seu compromisso com uma atuação integrada ao poder público e à sociedade, contribuindo para um desenvolvimento territorial equilibrado e sustentável.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Autuados por falta de limpeza de terrenos têm até o dia 23 de maio para solicitar o cancelamento da multa

De acordo com o texto da lei, os autuados poderão solicitar o cancelamento das penalidades dentro de um prazo de 15 dias,

Saiba mais
Cover Image

Reunião em Selvíria, na Escola Municipal José Do da Rocha, apresenta o Plano Safra 2025-2026 para assentamentos rurais

O evento reuniu agricultores e agricultoras dos três principais assentamentos do município: Alecrim, São Joaquim e Canoas

Saiba mais
Cover Image

Após ser fechado por superfaturamento, RU de Três Lagoas reabre depois de nove meses

O fechamento do restaurante na UFMS Campus Três Lagoas levou a comunidade estudantil a realizar manifestações e até enfrentar processos vindos da Universidade

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS avança com novos investimentos de infraestrutura em Angélica, Água Clara e MS-228

Entre as licitações, está a obra de restauração funcional do pavimento em diversas ruas do município de Angélica

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento da rua Rafael de Haro

A ação faz parte do plano de manutenção e recapeamento municipal

Saiba mais
Cover Image

Dr. Cassino Maia assina ordem de serviço para construção de Escola de Tempo Integral no Montanini

Dr. Cassiano Rojas Maia, assinou na manhã desta quarta-feira, 21 de janeiro, a ordem de serviço que autoriza o início da construção da Escola Municipal de Tempo Integral “E.M. Montanini”, no bairro Montanini

Saiba mais