Notícia

Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados

Compartilhar:
Cover Image

Alunos foram recebidos pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro.

Foto: Wagner Guimarães

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para continuar os aprendizados sobre a separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Eles visitaram as dependências e puderam acompanhar a sessão plenária.

Por proposição do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), os 28 alunos foram acompanhados pela coordenadora geral Gisele Moreira Pinto de Lima, da auxiliar Miria Barbosa Gomes e da professora da turma, Charlene Silva Martins. O presidente anunciou a presença deles no Plenário Júlio Maia e disse que todos são bem-vindos à Casa do Povo e da Cidadania. "Sejam bem-vindos, muito bom ter alunos para conhecer o trabalho do Legislativo, pois aqui também é a Casa da Democracia Sul-mato-grossense", ressaltou.

Segundo a professora Charlene, os alunos estudaram há pouco tempo as funções de cada Poder. “Estarem aqui hoje é uma aula prática. Vão ver aquilo que leram nos livros. E para a formação do cidadão também será muito importante, a gente fala muito sobre o cidadão crítico, para saber onde buscar seus direitos, em quem votar, como votar e acompanhar. Falamos sobre a importância da democracia e eles também podem ir em busca de quem está disponível para ouvi-los”, ressaltou.

Nas dependências puderam observar a arte indígena exposta no saguão e encontraram uma das parlamentares da 24ª Legislatura. “Muito bacana essa participação, trazer para conhecer nossa a realidade e fui questionada pela falta de mulheres no Legislativo. Aproveitei e falei que aqui somos três mulheres, expliquei como é importante que saibam que aqui é a Casa do Povo e como precisam saber sobre representatividade e da necessidade de mais mulheres na política", contou a deputada Lia Nogueira (PSDB).

A aluna Alessandra Benco de Carvalho concordou. “Eu adorei visitar e não penso em entrar na política, mas a mulher, se ela quiser, ela pode entrar. Seria bom ter mais mulheres, porque se tem uma mulher e um homem, os dois podem ter ideias que juntas são melhores”, considerou. O aluno David de Oliveira disse foi um dia inesquecível. “Achei muito legal e muito importante, nunca vou esquecer”, disse.

As visitas guiadas são gratuitas e podem ser agendadas por quaisquer grupos, escolares ou não, com o Cerimonial do Legislativo pelo telefone: (67) 3389-6359/6233.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

A redução a zero do Imposto de Importação para alimentos só valerá para carnes desossadas bovinas e não beneficiará outros tipos de carne como de porco e de aves

Saiba mais
Cover Image

Nos EUA, Tereza e Nelsinho defendem negociação para a redução do tarifaço

Os dois senadores sul-mato-grossenses participam do Lide Brazil Investment Forum, que está sendo realizado em Nova York

Saiba mais
Cover Image

Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer

Advogados, Michele Bolsonaro e a filha podem ter contato com ele

Saiba mais
Cover Image

Referência de educação pública, MS apresenta ao MEC modelo que beneficia mais de 187,5 mil alunos

O ensino em tempo integral está presente em todos os 79 municípios, com oferta em 213 unidades (62% das escolas) beneficiando aproximadamente 39 mil estudantes

Saiba mais
Cover Image

Projeto determina proibição de tráfego de veículos pesados no Parque dos Poderes

A proibição do tráfego de caminhões será a partir de cinco eixos nas vias públicas que abrangem o Parque dos Poderes

Saiba mais
Cover Image

Universitários participam do programa Visita Guiada

Pela primeira vez o programa recebeu universitários para conhecerem o poder legislativo e discutirem mais sobre os três poderes e a democracia

Saiba mais