Notícia

Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados

Compartilhar:
Cover Image

Alunos foram recebidos pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro.

Foto: Wagner Guimarães

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para continuar os aprendizados sobre a separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Eles visitaram as dependências e puderam acompanhar a sessão plenária.

Por proposição do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), os 28 alunos foram acompanhados pela coordenadora geral Gisele Moreira Pinto de Lima, da auxiliar Miria Barbosa Gomes e da professora da turma, Charlene Silva Martins. O presidente anunciou a presença deles no Plenário Júlio Maia e disse que todos são bem-vindos à Casa do Povo e da Cidadania. "Sejam bem-vindos, muito bom ter alunos para conhecer o trabalho do Legislativo, pois aqui também é a Casa da Democracia Sul-mato-grossense", ressaltou.

Segundo a professora Charlene, os alunos estudaram há pouco tempo as funções de cada Poder. “Estarem aqui hoje é uma aula prática. Vão ver aquilo que leram nos livros. E para a formação do cidadão também será muito importante, a gente fala muito sobre o cidadão crítico, para saber onde buscar seus direitos, em quem votar, como votar e acompanhar. Falamos sobre a importância da democracia e eles também podem ir em busca de quem está disponível para ouvi-los”, ressaltou.

Nas dependências puderam observar a arte indígena exposta no saguão e encontraram uma das parlamentares da 24ª Legislatura. “Muito bacana essa participação, trazer para conhecer nossa a realidade e fui questionada pela falta de mulheres no Legislativo. Aproveitei e falei que aqui somos três mulheres, expliquei como é importante que saibam que aqui é a Casa do Povo e como precisam saber sobre representatividade e da necessidade de mais mulheres na política", contou a deputada Lia Nogueira (PSDB).

A aluna Alessandra Benco de Carvalho concordou. “Eu adorei visitar e não penso em entrar na política, mas a mulher, se ela quiser, ela pode entrar. Seria bom ter mais mulheres, porque se tem uma mulher e um homem, os dois podem ter ideias que juntas são melhores”, considerou. O aluno David de Oliveira disse foi um dia inesquecível. “Achei muito legal e muito importante, nunca vou esquecer”, disse.

As visitas guiadas são gratuitas e podem ser agendadas por quaisquer grupos, escolares ou não, com o Cerimonial do Legislativo pelo telefone: (67) 3389-6359/6233.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PL do Estado dá calote e funcionários de deputado que ficam com os nomes sujos

Felipe Di Benedetto e Neysaac Pereira foram negativados no Cadastro de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin)

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa de valores

Daqui para frente seremos parceiros nos desafios para que o projeto seja feito de maneira exata como foi elaborado", destacou o governador Eduardo Riedel

Saiba mais
Cover Image

Para escoamento de produção e acesso urbano, Caarapó apresenta projetos de pavimentação ao MS Ativo

Lançado em abril de 2024, o programa MS Ativo transforma o cenário dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul com investimentos em obras de infraestrutura urbana

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília, Riedel oficializa troca do PSDB pelo PP e assume vice-presidência

Governador de MS assinou ficha de filiação na sexta-feira (15) e anunciou oficialmente ingresso no partido nesta terça-feira (19)

Saiba mais
Cover Image

Câmara encerra Agosto Lilás com palestra e reflexões sobre proteção e saúde da mulher

O encontro foi promovido pela Escola do Legislativo, Procuradoria da Mulher, em parceria com as vereadoras Evalda Reis, Sirlene Santos e professora Maria Diogo

Saiba mais
Cover Image

Anistia geral e irrestrita é impossível, diz relator na Câmara

Paulinho da Força afirma que vai construir texto “pelo meio”

Saiba mais