Notícia

Assembleia Legislativa pode ser renovada em até 42% nas eleições do próximo ano

Compartilhar:
Cover Image

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deve ter uma baixa renovação no pleito de 2026.

Foto: Luciana Nassar / Alems

Dos 24 deputados estaduais da Casa de Leis, pelo menos 10 parlamentares não devem retornar aos atuais cargos em 2027

A pedido do Correio do Estado, os diretores do Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), Aruaque Fresato Barbosa, e do Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), Lauredi Sandim, fizeram uma projeção de que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) deverá ter uma renovação de 42% nas eleições gerais de 2026.

Na análise deles, dos atuais 24 deputados estaduais, pelo menos 10 não deverão conseguir retornar aos respectivos cargos, em razão da forte concorrência que está sendo esperada para o pleito de 2026  e também pelo fato de os parlamentares vigentes terem uma boa base eleitoral, o que impossibilita uma grande renovação nos quadros da Casa.

Para Barbosa, a concorrência será muito alta em consequência dos ex-prefeitos que pretendem garantir uma vaga na Alems e têm uma forte base política nos municípios que administraram.

“Além disso, muitos dos novos candidatos terão apoio de caciques políticos, como é o caso do diretor do PP de MS, Marco Aurélio Santullo, que será o nome da senadora Tereza Cristina para a Casa de Leis. Ainda temos casos dos próprios caciques que pretendem disputar uma cadeira, como o ex-governador André Puccinelli (MDB), que tem uma força muito grande”, detalhou.

No caso de ex-prefeitos do interior, o diretor do IPR citou o ex-prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB) e também o ex-prefeito de Três Lagoas Ângelo Guerreiro (PSDB), os quais saíram dos cargos muito bem avaliados pelas suas respectivas populações.

“Por outro lado, temos deputados estaduais que terão grandes dificuldades para serem reeleitos e, em razão disso, não deverão retornar aos cargos, ainda mais se não tiverem apoio partidário e não tiverem grupo. Esses, com certeza, estarão nessa lista de 10 nomes que não regressarão na próxima legislatura”, projetou Barbosa.

Para ele, todas essas possibilidades farão com que as 24 cadeiras da Alems sejam as mais disputadas desde as últimas eleições em MS. “Parece que está caminhando para esse porcentual de renovação mesmo, variando de 8 a 10 novos nomes ou até mais, o que é algo considerável”, analisou.

No entanto, o diretor do IPR ressaltou que, como há pouco mais de um ano para as eleições de outubro de 2026, muita coisa pode acontecer ainda. “Porém, parece que a Alems tem tudo para ter essa renovação mesmo”, afirmou.

OUTROS ARES

De acordo com Sandim, dos atuais 24 deputados estaduais, apenas Mara Caseiro (PSDB) e Jamilson Name (PSDB) não deverão concorrer à reeleição, abrindo, dessa forma, obrigatoriamente, duas vagas das 10 que são projetas para a renovação.

“Os dois parlamentares têm projetos mais altos e vão disputar vagas na Câmara dos Deputados, em Brasília [DF]. Por isso, devemos ter essa pequena renovação, de 6 a 10 novos deputados estaduais”, pontuou.

Além disso, conforme o diretor do Ipems, pelo menos cinco ex-prefeitos deverão ocupar vagas na Alems, pois virão com muita força no pleito do próximo.

“São eles Hélio Pellufo [PSDB], ex-prefeito de Ponta Porã; Odilon Ribeiro, ex-prefeito de Aquidauana; Marquinhos Trad [PDT], ex-prefeito de Campo Grande; Ângelo Guerreiro, ex-prefeito de Três Lagoas; e André Puccinelli [MDB], ex-prefeito de Campo Grande”, enumerou.

Já na Câmara dos Deputados, conforme o diretor do Ipems, a renovação da bancada de Mato Grosso do Sul poderá ser de até 50%.

“Penso que teremos uma renovação maior, podendo ficar entre três e quatro novos parlamentares. Para essas vagas, os nomes mais fortes são o ex-deputado estadual Capitão Contar [PRTB], a ex-deputada federal Rose Modesto [União Brasil] e o ex-prefeito de Dourados, Alan Guedes [PP]”, citou.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 denunciados por trama golpista

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (22) tornar réus seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura amplia estrutura de acolhimento POP para pessoas em situação de rua durante as noites frias

prefeito Dr. Cassiano Maia e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vera Helena, ampliaram a estrutura do acolhimento POP

Saiba mais
Cover Image

André Bacalá será secretário municipal interino da Assistência Social de Três Lagoas (SMAS)

Em virtude dessa mudança, André Luis Bacalá Ribeiro, atual secretário municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), foi designado como secretário municipal interino da pasta de Assistência Social (SMAS)

Saiba mais
Cover Image

A 14 meses das eleições, Fábio Trad se filia ao PT

Trad é cotado para disputar as eleições para governador em 2026, mas, ele teria dispensado o convite

Saiba mais
Cover Image

Às vésperas de filiação, Azambuja levará ex-prefeito e lider evangélica ao PL

Odilon Ribeiro e Elizabeth Félix também deixarão ninho tucano nos próximos dias

Saiba mais
Cover Image

Câmara aprova projeto de lei que visa enfrentamento à violência doméstica

Executivo planeja ações, em parceria com o TJ/MS para conscientização e responsabilização de autores dos crimes

Saiba mais