Notícia

Avaliação positiva: Casa da Saúde de MS é aprovada pela população em pesquisa de campo da CGE

Compartilhar:
Cover Image

Serviço recebeu nota 4,61 em uma escala de 1 a 5; programa Remédio em Casa ficou com 4,94.

Foto: Helton Davis/SES

A iniciativa-piloto da CGE faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante

Fazer bem-feito para fazer dar certo é o slogan que define uma das premissas da gestão pública do Governo de Mato Grosso do Sul: entregar o melhor serviço para a população. E tal oferta de qualidade foi comprovada em pesquisa de campo realizada pela CGE (Controladoria-Geral do Estado) na Casa da Saúde, onde a avaliação final dos usuários foi bastante positiva.

A iniciativa-piloto da CGE faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante, que coloca em prática uma abordagem proativa com o objetivo de medir a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos. O local escolhido para dar início ao projeto foi a Casa da Saúde, onde entre os dias 23 e 29 de maio foram aplicadas 404 entrevistas presenciais.

"Avalio os serviços como muito bons. Principalmente agora, o acesso está bem mais facilitado. Antigamente era muito cheio, mas agora, com as melhorias, o acesso para a população está muito melhor", opina Lina Maria de Arruda, moradora da Vila Albuquerque.

Ela utiliza os serviços da Casa da Saúde para retirar três medicamentos essenciais para o tratamento de artrite reumatoide, de fibromialgia e de problemas pulmonares. "Consigo pegar meus remédios direitinho. A gente só precisa seguir as orientações corretamente para não ter nenhum erro. O atendimento é muito bom, todos são simpáticos e atenciosos", elogia.

Outro cidadão que usa o serviço, Itamir dos Santos, afirma que é a segunda vez que vai à Casa da Saúde buscar medicamentos. Ele faz tratamento para doença cardíaca. "O atendimento é muito bom, o pessoal me atende bem e sempre consigo pegar meu remédio sem burocracia", frisa.

Satisfação e pontos identificados

A média geral de satisfação obtida pela Casa da Saúde ficou em 4,61, em uma escala de 1 a 5. A pesquisa também coletou dados que geraram destaques pontuais, pontos positivos e sugestões de melhorias identificados. Todos eles foram apresentados para a SES (Secretaria de Estado de Saúde) na semana passada pelo coordenador da Ouvidoria Itinerante, Reinaldo Feitosa.

"Esta primeira edição foi fundamental para ouvirmos diretamente a população, entender suas necessidades e fortalecer o vínculo entre o cidadão e os serviços de saúde", explicou durante a apresentação dos índices, sempre acima da média 4 na escala até 5.

Entre os pontos de maior média de satisfação, está o programa Remédio em Casa, que atingiu nota 4,94, comprovando ser eficaz e que sua implementação obteve êxito no objetivo, que é entregar um serviço público de qualidade à população. Já entre as sugestões de melhora, foram apontadas necessidades como reforço na sinalização do local e adoção de uma comunicação mais clara sobre documentos exigidos, questões que já estão sendo solucionadas.

"Ficamos satisfeitos com o retorno da população sobre os serviços. Isso mostra que o nosso trabalho está no caminho certo", destaca o secretário de Saúde, Maurício Simões, após a apresentação dos resultados. "É uma satisfação sermos o projeto piloto da CGE, que avalia sob a ótica do usuário – no nosso caso, do paciente e cidadão", comenta a gerente de Assistência Farmacêutica Especializada da SES, Alessandra Salvatori.

A gerente completa que os resultados são bastante promissores. "Temos recebido pontos positivos por parte dos usuários em relação aos serviços da Casa da Saúde, o que nos indica uma boa aceitação dos serviços ofertados. Essa iniciativa vem para fortalecer nossas condutas de atendimento e a execução da assistência farmacêutica".

Importância da escuta ativa

Ouvidor-Geral do Estado, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto, destaca que a importância de se realizar ações de escuta ativa para avaliar a qualidade dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul, sendo o projeto Ouvidoria Itinerante um marco na gestão participativa.

"Levarmos a escuta ativa até o cidadão é uma forma de garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com as reais demandas da sociedade", sugere o ouvidor, enquanto a controladora-adjunta da CGE, Marina Hiraoka, ressalta que "iniciativas como essa consolidam a visão de uma gestão pública moderna, que se pauta na eficiência e transparência".

Assistente da CGE, Laura Carlota é a servidora que aplicou a pesquisa na Casa da Saúde e também destaca a importância da escuta ativa. "Este projeto é fundamental para entendermos as necessidades dos nossos usuários dos serviços públicos do Estado, e consequentemente promovermos melhorias significativas nos nossos serviços", conclui.

Por: Thalita Vieira, Comunicação CGE e Helton Davis, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Boletim Epidemiológico: MS registra 554 casos confirmados de dengue

Nos últimos 14 dias, Sete Quedas e Inocência registraram alta incidência de casos confirmados, já Pedro Gomes e Japorã registraram média incidência de casos confirmados para a doença

Saiba mais
Cover Image

Inscrições para Semana de Enfermagem do Hospital Regional seguem abertas

A segurança do paciente começa com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença

Saiba mais
Cover Image

Mortalidade materna em Mato Grosso do Sul tem redução significativa nos últimos cinco anos

No dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Saiba mais
Cover Image

Equipes da Saúde promovem blitz educativa no Distrito de Arapuá para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti

A ação faz parte das estratégias da SMS para intensificar a conscientização da população sobre os riscos da dengue, especialmente agora no período de chuvas, quando os focos do mosquito tendem a aumentar

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Saúde reorganiza entrega de medicamentos da Clínica de Idoso para melhorar atendimento à população; entenda

Entrega de medicamentos na Farmácia da Clínica do Idoso será descontinuada, e os medicamentos deverão ser retirados no Setor de Medicamentos Especiais da SMS

Saiba mais