Notícia

Beneficiário do Bolsa Atleta, Yeltsin Jacques conquista ouro nos 1.500m no Mundial Paralímpico de Atletismo

Compartilhar:
Cover Image

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez no cenário internacional.

Foto: Wander Roberto/ CPB

Na manhã desta terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez no cenário internacional. Na manhã desta terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11 (para atletas com deficiência visual) no Mundial Paralímpico de Atletismo realizado em Nova Déli, na Índia. Yeltsin é beneficiário do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

O ouro consolidou o excelente início do brasileiro na competição. Nesta segunda-feira (29), ele já havia inaugurado o quadro de medalhas do Brasil ao garantir a prata nos 5.000 metros classe T11, abrindo oficialmente o ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.

As disputas em solo indiano foram marcadas por intensidade do início ao fim. Além do alto nível técnico dos adversários, Yeltsin precisou enfrentar diversos desafios externos, como a longa distância de viagem, o fuso horário e as condições climáticas adversas.

“Tivemos alguns desafios, como a distância, fuso horário, questão cultural. Aqui o clima é bem diferente do que estamos acostumados, muito poluído. Aqui o calor é diferente, com um sol que arde mais e a poluição pesa bastante”, relatou Yeltsin após a prova.

Mesmo diante das adversidades, o atleta manteve o controle do ritmo e demonstrou mais uma vez sua experiência internacional.

“É o primeiro grande evento do ciclo Los Angeles, então com certeza isso mostra que estamos bem preparados e condicionados rumo ao Campeonato Paralímpico. Ainda teremos o Parapan-Americanos no meio do caminho. Desde 2013 participo de mundiais adultos, este é o sexto e sigo construindo história para o Brasil no esporte paralímpico. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz”, destacou.

Com o resultado, Yeltsin chega ao seu sexto Campeonato Mundial somando agora seis medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

A próxima etapa do ciclo paralímpico do atleta será em Lima, no Peru. A competição servirá como mais um importante teste de preparação, especialmente em um ciclo que, desta vez, será completo, sem interrupções ao contrário do anterior, impactado pela pandemia.

A delegação brasileira no Mundial de Nova Délhi foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com 50 atletas e 10 atletas-guia. Esta é a 12ª participação do Brasil no evento.

Por: Bel Manvailer, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Operário e Ivinhema fazem a final do Estadual deste ano

Galo faz sua quarta final seguida e Azulão volta à decisão depois de 10 anos

Saiba mais
Cover Image

SMS promove Ginástica da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira, 23, para toda a população

A manhã especial será marcada por um momento de integração, com ginástica coletiva e um café da manhã compartilhado

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas encerra com sucesso a Olimpíadas Especiais das APAEs e celebra o esporte como ferramenta de inclusão

XII Olimpíadas Especiais das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas APAEs – Etapa Regional da 1ª Região

Saiba mais
Cover Image

SEJUVEL abre inscrições para competições de futebol de base sub 13,15 e 17 até 11 de agosto

As competições acontecerão nos próximos meses e prometem fortalecer ainda mais o esporte de base em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Convocados da Seleção: veja a lista de Carlo Ancelotti para enfrentar Chile e Bolívia

Treinador da seleção brasileira anunciou os nomes para duelos contra Chile e Bolívia

Saiba mais
Cover Image

SEJUVEL oferece 20 modalidades esportivas gratuitas que atendem cerca de 1.130 pessoas

A SEJUVEL não só organiza competições de alto nível, como também mantém uma porta aberta para todos que desejam iniciar ou aprimorar suas habilidades em diversas práticas esportivas

Saiba mais