Notícia

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Compartilhar:
Cover Image

49ª semana epidemiológica.

Foto: Kamilla Ratier

Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação

Mato Grosso do Sul já registrou 14.023 casos prováveis de Dengue, sendo 8.384 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 49ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (9). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Itaporã, Aparecida do Taboado, Coxim, Maracaju e Ponta Porã registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 14.116 casos prováveis, sendo 7.603 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 49- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 - 2025

Por: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS Vacina Mais Dengue – USF Vila Piloto estará de plantão neste sábado, 08 de fevereiro

A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

ANTECIPOU – TL iniciou Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira (1º)

O imunizante está disponível para todas as pessoas que pertencem ao grupo prioritário, conforme diretrizes do Ministério da Saúde

Saiba mais
Cover Image

Equipes da Saúde promovem blitz educativa no Distrito de Arapuá para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti

A ação faz parte das estratégias da SMS para intensificar a conscientização da população sobre os riscos da dengue, especialmente agora no período de chuvas, quando os focos do mosquito tendem a aumentar

Saiba mais
Cover Image

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

O imunizante previne contra a infecção pela bactéria meningococo do tipo B, que é a mais prevalente entre as causadoras de doença meningococica

Saiba mais
Cover Image

MS conquista nota máxima e lidera o Brasil em cobertura vacinal, segundo Ranking de Competitividade

Mato Grosso do Sul alcançou o topo do Brasil em um dos indicadores mais estratégicos da saúde pública: a cobertura vacinal

Saiba mais
Cover Image

Sábado é Dia D de Multivacinação em Selvíria!

Também haverá pesagem para os beneficiários do Bolsa Família

Saiba mais