Notícia

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Compartilhar:
Cover Image

49ª semana epidemiológica.

Foto: Kamilla Ratier

Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação

Mato Grosso do Sul já registrou 14.023 casos prováveis de Dengue, sendo 8.384 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 49ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (9). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Itaporã, Aparecida do Taboado, Coxim, Maracaju e Ponta Porã registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 14.116 casos prováveis, sendo 7.603 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 49- 2025

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 - 2025

Por: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul fornece 84 mil doses da vacina contra Influenza para os 79 municípios

Além das vacinas recebidas em MS, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas, garantindo a estrutura necessária para a imunização da população

Saiba mais
Cover Image

Teleconsultoria acelera diagnóstico e tratamento de câncer bucal em Mato Grosso do Sul

A tecnologia vem garantindo agilidade no diagnóstico e encaminhamento para tratamento, especialmente em municípios com menor acesso a especialistas

Saiba mais
Cover Image

Mais moradores são atendidos por Telemedicina em unidade de saúde de Selvíria

Os atendimentos acontecem em uma sala equipada na unidade e acompanhada por funcionários da saúde

Saiba mais
Cover Image

Dia D de vacinação contra o Sarampo será realizado neste sábado (30), em cinco USFs das 8h às 12h

Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas participa da 2ª Meia Maratona Contra a Pólio com ações de saúde e lazer

A convite do Rotary Costa Leste, a Prefeitura de Três Lagoas marcará presença na 2ª Meia Maratona Contra a Pólio

Saiba mais
Cover Image

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”

Saiba mais