Notícia

Brasil leva susto, mas vence a China e vai à semifinal da Liga das Nações

Compartilhar:
Cover Image

Jogadores do Brasil comemoram ponto em partida contra a China, pela VN.

Foto: Volleyball World

Dona da melhor campanha da fase classificatória, seleção brasileira sai atrás, busca virada nas quartas e aguarda vencedor de Japão x Polônia

Depois do susto, a vaga!

O Brasil passou às quartas com a melhor campanha da fase classificatória da Liga das Nações Masculina de vôlei (VNL). Por isso, teve a chance de encarar a China, penúltima colocada, que só avançou por ser sede da fase final da VNL. Apoiados pela torcida, os chineses fizeram jogo duro, levaram o primeiro set, mas sucumbiram à superioridade brasileira nesta quarta-feira (30), em Ningbo. Os comandados de Bernardinho venceram por 3 a 1, com parciais de 29/31, 25/19, 25/16 e 25/21. Alan foi o maior pontuador da partida, derrubando 26 bolas. Na semifinal, a seleção verde e amarela vai encarar o vencedor de Japão x Polônia, duelo marcado para quinta-feira (31).

Como foi o jogo

O Brasil acumulou contra-ataques e abriu vantagem logo no início do jogo (5 a 1). Aos poucos, porém, a China se encontrou em quadra, equilibrando o primeiro set. Com dois bloqueios em sequência, passou à frente, fez 16 a 14 e obrigou Bernardinho a pedir tempo. A pausa não surtiu efeito imediato, mas os brasileiros ainda igualaram a parcial no fim. Os dois times tiveram chances de fechar, e os chineses aproveitaram a quinta oportunidade: 31 a 29, depois de 37 minutos.

Embalada pela vitória na parcial anterior, a China voltou confiante e conduziu o placar no começo do segundo set. O baixo aproveitamento brasileiro fez com que Bernardinho tirasse Honorato e colocasse Lucarelli em quadra. O técnico, porém, continuou incomodado com a quantidade de contra-ataques desperdiçados. Parecia que o Brasil estava travado, e o jogo fluiu melhor quando o bloqueio apareceu e os jogadores aumentaram a vibração. Assim, veio uma sequência de nove pontos na reta final, e a vitória verde e amarela foi confirmada por 25 a 19.

Mesmo que a atuação ainda estivesse longe da perfeição, o Brasil passou a impor sua superioridade técnica e a comandar o marcador. Ficou à frente desde o início e construiu o set mais tranquilo do jogo – ajudado também por alguns apagões chineses. A terceira parcial teve placar de 25 a 16, e Alan chegou a 19 pontos.

Apesar da desvantagem na partida, a China voltou com tudo para o quarto set. Aces seguidos deram à equipe asiática uma vantagem de 4 a 1. Durante quase toda a parcial, o Brasil precisou correr atrás do prejuízo, passando à frente algumas vezes, mas sem conseguir se desgarrar. O alívio só veio mesmo nos últimos instantes, com sequência de pontos iniciada por bloqueio de Lucarelli. O Brasil fechou em 25 a 21 e garantiu a vitória por 3 sets a 1, avançando à semifinal. Ao todo, Alan anotou 26 pontos no jogo.

Ele resolveu!

Ao longo da fase classificatória da Liga das Nações, Alan conquistou a vaga de titular. Nesta quarta, o oposto foi peça fundamental para a vitória brasileira, despontando como a principal arma ofensiva da equipe desde o primeiro set. Ao todo, foram 26 pontos, mais do que uma parcial inteira na conta do atleta de 2,02m.

Fim do jejum!

Com a vitória sobre a China, o Brasil volta à semifinal da Liga das Nações Masculina depois de três edições em que não conseguiu passar das quartas. A seleção só voltará à quadra no sábado (2). O adversário será definido nesta quinta-feira (31), quando Japão e Polônia medirão forças, às 8h (de Brasília), com transmissão do sportv2.

Fonte: ge.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Atleta sul-mato-grossense disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara

Josy da participou do Desafio Boiadeira, uma das provas mais acirradas do estado

Saiba mais
Cover Image

ATP atualiza ranking com João Fonseca no top 60; veja lista

Brasileiro subiu 20 posições após título do Challenger de Phoenix

Saiba mais
Cover Image

Superliga feminina pode chegar a Campo Grande após sucesso de jogos masculinos

Segundo Fabiano Rodrigues, organizador do evento, Minas ou Flamengo são as equipes mais prováveis de jogarem na capital, mas partida deve acontecer no final do segundo semestre deste ano ou em 2026

Saiba mais
Cover Image

II Festival de Xadrez do Autismo celebra inclusão e talento em Três Lagoas

Por se tratar de um festival com foco na participação e estímulo, todos os competidores foram premiados, sem distinção de colocação

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas disputará final da Copa AME Sub-16 neste sábado (21), em Birigui

Além do time sub-16, a SEJUVEL contou com a participação na categoria sub-14, terminando nas quartas de final da Copa AME

Saiba mais
Cover Image

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

Neste final de semana, no sábado, dia 05 de julho, começa o Campeonato Municipal de Voleibol Masculino e Feminino

Saiba mais