Notícia

Câmara inicia processo de modernização do sistema legislativo

Compartilhar:
Cover Image

Apresentação do sistema FaciLegis.

Foto: Gabriela Fernandes

Servidores serão treinados para usar o FaciLegis, um sistema que visa otimizar, automatizar e modernizar o legislativo

Na manhã desta quarta-feira (04), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas iniciou uma caminhada rumo ao futuro. O primeiro e grande passo dessa jornada começou com a apresentação do sistema FaciLegis, da empresa Lamper, que irá modernizar o Poder Legislativo.

O vereador Tonhão, presidente da Câmara, manifestou seu sentimento em presenciar mais um momento histórico do legislativo municipal: “é uma honra vivenciar a implantação de um sistema legislativo que irá modernizar, tornar mais transparente, eficiente e seguro o trabalho legislativo”. O parlamentar também esteve à frente em outras ocasiões significativas, como o início do Parlamento Jovem. “E eu espero fazer mais história, aprovando um novo regimento interno e plano de cargos dos servidores do legislativo”, anunciou.

Para o Rafael Fernandes, diretor de suporte legislativo de plenário, “a Câmara tem adotado iniciativas voltadas à sustentabilidade, transparência, acessibilidade e eficiência. Nesse contexto, o sistema legislativo possibilita o acompanhamento em tempo real das atividades legislativas, assegurando transparência e controle social”. Rafael demonstrou satisfação, já que “o sistema garante a observância das normas legais e regimentais, proporcionando segurança jurídica e a continuidade dos processos legislativos, além de organizar e automatizar as etapas de proposição, tramitação, votação e publicação das matérias”.

A automação e a virtualização dos processos aumentam a eficiência, reduzem erros e tempo de tramitação, geram economia de recursos públicos, otimização dos recursos humanos e redução do uso de papel. Ou seja, promove uma gestão pública comprometida com a responsabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente.

Márcio Peres, diretor comercial da Lamper, digitalização e sistema, apresentou aos servidores e assessores dos gabinetes, o que será possível fazer com o novo sistema. “A definição de um sistema no âmbito legislativo contribui para a eficiência, a transparência, a qualidade e a facilidade no acompanhamento dos processos, assegurando controle da tramitação, o adequado registro e a preservação das informações institucionais”, afirmou.

Márcio reforçou que o FaciLegis está de acordo com a lei nº13.709, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e a lei nº12.527, Lei de Acesso à Informação (LAI). O diretor também ressaltou alguns dos benefícios: “automatização do processo legislativo, permitindo controlar o processo legislativo, demonstrando o status e situação do trâmite de requerimentos, indicações, moções, projetos, propostas, bem com suas emendas, subemendas, substitutivos, vetos e pareceres”.

Na sequência, a coordenadora de projetos da Lamper, Maria Helena, atendeu individualmente cada gabinete ou setor, explicando a utilização de todas as ferramentas disponibilizadas pelo FaciLegis. A empresa contratada ficará na Casa do Povo até sexta-feira (06) realizando o treinamento dos servidores. A previsão é que o sistema funcione integralmente, com todos os ajustes e parâmetros necessários, ainda no primeiro bimestre de 2026. Até lá, os trabalhos de parametrização e testes continuarão a pleno vapor para garantir a entrega de um sistema eficiente e confiável, proporcionando uma experiência mais integrada aos usuários.

Por: Cadu Xavier

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Vereadores aprovam musicalização em escolas e criação do Departamento de Bem-estar Animal

A pauta desta terça-feira (9) teve um total de 16 projetos para apreciação

Saiba mais
Cover Image

Em cabo de guerra entre Pollon e Riedel, presidente do PL elege ex-tucano

Mesmo com candidato dentro da sigla, Costa Netto disse que Riedel seria melhor opção para MS

Saiba mais
Cover Image

Zeca cobra proteção à saúde em comunidade indígena afetada por pulverização de agrotóxicos

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems

Saiba mais
Cover Image

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

Número de desocupados é o menor da série histórica

Saiba mais
Cover Image

Maioria do STF condena sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Com voto de Cármen Lúcia, placar está em 3 a 1 pela condenação

Saiba mais
Cover Image

STF decide reabrir investigação de Valdemar Costa Neto no caso da tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21) reabrir a investigação contra o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto

Saiba mais