Notícia

Carreta do SUS começa atendimentos às pacientes já cadastradas nesta sexta-feira (28)

Compartilhar:
Cover Image

A carreta permanecerá na cidade por, no mínimo, 30 dias.

Foto: Divulgação

A unidade móvel do Ministério da Saúde (MinSaúde) é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS)

Com a chegada da carreta no início desta semana, os atendimentos já foram programados para começar nesta sexta-feira, 28 de novembro, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A unidade móvel do Ministério da Saúde (MinSaúde) é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

Os atendimentos estão previstos para começar às 8h da manhã, com a carreta localizada ao lado do poliesportivo da Lagoa, direcionada às pessoas que já aguardam na fila do sistema do município. A carreta permanecerá na cidade por, no mínimo, 30 dias.

Três Lagoas é o primeiro município do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa. A carreta também atenderá toda a Região da Costa Leste, ampliando o acesso das mulheres aos exames preventivos e aos diagnósticos de média complexidade.

Durante o período de funcionamento, a unidade móvel ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:

Mamografia digital; Ultrassonografia mamária bilateral; Ultrassonografia transvaginal e pélvica; Colposcopia; Punção de mama por agulha grossa; Excisões do colo uterino (tipos I e II); Biópsias de mama e colo uterino; Consultas médicas especializadas e teleconsultas; Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino. A ação tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.

ATENDIMENTO SERÁ PARA MULHERES JÁ CADASTRADAS E QUE AGUARDAM NA FILA

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher serão destinados exclusivamente às mulheres que já estão cadastradas no sistema municipal e que aguardam na fila por exames e procedimentos ginecológicos e mamários.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

A SMS orienta que essas mulheres procurem sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar o cadastro. Após essa atualização, as equipes de saúde entrarão em contato para realizar o agendamento dos atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

O SUS passará a realizar a terapia genética com o medicamento Zolgensma, que na rede particular custa em média R$ 7 milhões

Saiba mais
Cover Image

Dengue recua em MS, mas avanço da Chikungunya acende alerta de que cuidados precisam ser mantidos

O cenário, mapeado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é baseado no comparativo dos Boletins Epidemiológicos da Semana 13 deste ano em relação ao anterior

Saiba mais
Cover Image

Boletim Epidemiológico: MS registra 6.796 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.789 casos prováveis de Dengue, sendo 6.796 casos confirmados, em 2025

Saiba mais
Cover Image

Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro

Experimento com camundongos mostrou que formulação genérica de mRNA foi capaz de estimular o sistema imunológico a combater diferentes tipos de tumor, incluindo os resistentes a tratamento

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura amplia número de castrações de cães e gatos em Selvíria; Pré-cadastro continua aberto

As cirurgias — para cães e gatos, machos e fêmeas — serão realizadas no dia 7 de setembro, em uma unidade móvel do projeto

Saiba mais
Cover Image

Novos casos de Covid-19 em Selvíria acendem alerta para reforço nas medidas de prevenção

Vacinação continua sendo a principal proteção

Saiba mais