Notícia

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

Compartilhar:
Cover Image

A reunião da CCJR aconteceu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

Foto: Luciana Nassar

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Em reunião nesta quarta-feira (19), no plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) considerou constitucional e compatível com o sistema jurídico a proposta que possibilita a conversão de multa leve ou média em advertência escrita.

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB). A proposição altera a Lei 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).

O dispositivo a ser acrescido à norma apresenta a seguinte redação: “Antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações de natureza leve ou média, devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para avaliar a aplicação da penalidade da advertência por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 (doze) meses”.

Confira as demais matérias relatadas por Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Duarte e Pedrossian Neto (PSD).

Pareceres favoráveis

Projeto de Lei 226 de 2024, do deputado Junior Mochi, obriga as revendedoras de veículos usados e ou seminovos, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a informar ao consumidor se o carro colocado à venda é oriundo de leilão, locadora, recuperado ou salvado de seguradoras.

Projeto de Lei 12 de 2025, do deputado Caravina, dispõe sobre a denominação oficial de "Vale da Celulose" o conjunto de municípios impulsionados pela cadeia produtiva da celulose.

Parecer contrário

Em razão de vício de competência, foi arquivado o Projeto de Lei 127 de 2024, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que dispõe sobre o Programa "Meu Primeiro Emprego".

Pedido de vista

Foi pedido vista ao Projeto de Lei 185/2024, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da ALEMS, que cria o Programa Veículo Legal. De acordo com a proposta, o proprietário ou condutor de veículo terá o direito, durante a abordagem, de regularizar débitos relativos à taxa de licenciamento e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento poderá ser feito por meio de sistema bancário eletrônico, visando evitar sua remoção nas situações em que a autoridade constatar, como irregularidade, exclusivamente a falta de pagamento desses débitos.

Por: Heloíse Gimene

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado Pedrossian Neto propõe comissão para buscar soluções aos pedidos das mães de crianças com deficiência de Campo Grande

A primeira reunião do colegiado junto com as mães foi marcada para terça-feira (11), a partir das 14h, na Casa de Leis

Saiba mais
Cover Image

Relatado por Caravina, projeto que amplia benefícios do programa Cuidar de quem cuida é aprovado na CCJR

Programa Cuidar de Quem Cuida em Mato Grosso do Sul, foi aprovado nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição

Saiba mais
Cover Image

Oficina, blitz e cinema marcam 21 dias de ativismo pelo combate à discriminação racial e religiosa

Racismo na periferia tem sido discutido em rodas de conversa e oficinas

Saiba mais
Cover Image

Em meio ao PL da Anistia, Senado homenageia redemocratização do Brasil

Sessão solene contou com a assinatura de oito partidos da Casa

Saiba mais
Cover Image

Em Brasília (DF), Zeca participa de encontro com lideranças da indústria do papel e celulose

Durante evento, deputado e ex-governador trata sobre os impactos das florestas de eucalipto para a região leste de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Proleite MS: Governo lança programa que vai impulsionar e modernizar setor leiteiro do Estado

Ao todo a previsão é de R$ 70 milhões de investimento ao longo de dois anos

Saiba mais