Notícia

CCZ explica o que são animais sinantrópicos e orienta sobre cuidados preventivos

Compartilhar:
Cover Image

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver próximos ao ser humano.

Foto: Divulgação

A prevenção é a forma mais eficaz de controle

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece o que são animais sinantrópicos e alerta sobre os riscos que podem representar à saúde pública quando se instalam de forma descontrolada em áreas urbanas.

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver próximos ao ser humano, mesmo sem serem domesticados, utilizando residências, comércios, terrenos baldios e áreas públicas como abrigo e fonte de alimento.

Entre os principais animais sinantrópicos de interesse em saúde pública estão ratos, mosquitos, escorpiões, aranhas, pombos e morcegos, que podem causar transtornos, acidentes e transmitir doenças.

A presença desses animais está diretamente relacionada a condições ambientais favoráveis, como acúmulo de lixo, restos de alimentos, entulhos, água parada, terrenos sujos e falhas estruturais em imóveis, como frestas, buracos e ralos abertos.

CUIDADOS GERAIS DE PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação de animais sinantrópicos, a população deve adotar medidas simples e contínuas, como: • Manter o lixo sempre bem acondicionado e em local adequado; • Não deixar restos de alimentos expostos; • Evitar o acúmulo de entulhos, materiais inservíveis e objetos sem uso; • Eliminar água parada em quintais, calhas e recipientes; • Manter ralos vedados, caixas de gordura limpas e imóveis bem conservados; • Manter terrenos limpos e capinados.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Vigilância em Saúde, orienta que a população não tente capturar ou eliminar esses animais por conta própria, pois isso pode representar riscos à saúde. Em situações de infestação ou aparecimento frequente, a recomendação é procurar os Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Telefones: (67) 99251-1668 e (67) 98139-3530 Endereço: Rua Egídio Thomé, 5562 – Jupiá Horário de atendimento: 7h ás 18h

A prevenção é a forma mais eficaz de controle. Com a colaboração da população e a adoção de hábitos simples de higiene e organização, é possível reduzir riscos, prevenir doenças e garantir um ambiente urbano mais seguro e saudável para todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Abril Azul: Campanha reforça importância do acolhimento da pessoa com autismo

O Abril Azul foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se relaciona ao 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela ONU naquele ano

Saiba mais
Cover Image

Ações desenvolvidos pela Saúde de TL foram apresentados na 10ª Mostra “MS, Aqui Tem SUS”

A edição de 2025 entra para a história do evento com números recordes: 179 trabalhos inscritos por 33 municípios, avaliados por 94 especialistas — sendo 51 de forma online e 43 presencialmente

Saiba mais
Cover Image

MS completa 5ª semana de alta consecutiva nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Autoridades participam da abertura oficial da Caravana da Castração Pet do Governo do Estado de MS

O objetivo da ação é promover o controle populacional de cães e gatos, oferecendo castrações gratuitas, com o importante lema: “Castrar é um ato de amor”.

Saiba mais
Cover Image

Vacinação contra a raiva animal estará sendo aplicada em diversos pontos; Haverá distribuição de petiscos

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados

Saiba mais
Cover Image

Mutirão de Vacinação e emissão da DVA começa neste sábado (08)

Mutirão de Atualização da Caderneta de Vacinação e emissão da Declaração de Vacina Atualizada (DVA), que será realizado neste sábado, 8 de novembro

Saiba mais