Notícia

MS completa 5ª semana de alta consecutiva nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Compartilhar:
Cover Image

Registros de SRAG já superam os do mesmo período de 2024

Foto: Helton Davis

Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Mato Grosso do Sul registra a quinta semana consecutiva de crescimento nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Desde o início do ano, são contabilizados 1.755 casos e 119 mortes pela condição clínica SRAG Hospitalizada. Os dados são compilados pela Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Somente na SE (Semana Epidemiológica) 14 de 2025 foram notificados 246 casos, com aumento progressivo que reforça o comportamento sazonal da doença, comum nos meses de outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios. Mas acende o alerta, pois já se mostra maior que o mesmo período do ano anterior, quando a semana havia registrado 160 casos.

A escalada teve início na semana 10, na primeira quinzena do mês de março, com 142 registros, e vem subindo progressivamente: 163 (SE 11), 166 (SE 12), 198 (SE 13) e 246 (SE 14). Os dados apontam aceleração na transmissão de vírus como rinovírus (35,5% dos casos com agente etiológico identificado) e o vírus sincicial respiratório (19%).

Campo Grande concentra a maior parte das notificações recentes — cerca de 70% dos casos registrados na última semana — e lidera em números absolutos no ano, com 633 casos acumulados até a semana 14. De acordo com a gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Lívia de Mello Maziero, a situação exige atenção especial aos públicos mais vulneráveis.

“Estamos vivendo dias difíceis. A maior parte das hospitalizações por SRAG tem ocorrido entre crianças de zero a nove anos, enquanto os óbitos se concentram nas pessoas acima dos 70 anos. Essas faixas etárias exigem atenção redobrada e monitoramento constante”, destaca.

A Semana Epidemiológica 17 teve início neste domingo (20), mas os dados ainda estão sendo consolidados em razão do represamento provocado pelo feriado prolongado. A semana 14 mencionada no texto contém dados do período de 1º de janeiro de 2025 até 05 de abril. O total de 1.755 casos e 119 mortes pela condição clínica SRAG Hospitalizada abrange também a semana 15 que deve ser divulgada na próxima quinta-feira (24).

A SES reforça a importância da vigilância ativa nas unidades de saúde e atenção imediata aos primeiros sintomas respiratórios, especialmente em grupos de maior risco: crianças e idosos.

Importância da vacinação

Com Campo Grande liderando o número de casos, a SES montou estrutura especial para vacinação contra Influenza, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A ação do Drive-Thru da Vacinação durou 16 dias, encerrando na última quinta-feira (17). Com horários de funcionamento estendidos, incluindo à noite e aos finais de semana, foram aplicadas 8.390 doses.

A movimentação mais intensa ocorreu aos fins de semana, com mais de mil doses aplicadas por dia - 5/4 (1.470 doses), 6/4 (1.160 doses) e 12/4 (1.360 doses). Além do drive, em ações extramuros, foram aplicadas 879 doses, em locais Hemosul, Laboratório Central e para trabalhadores do transporte coletivo, sempre seguindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, o funcionamento estendido e a estrutura do drive-thru foram fundamentais para alcançar públicos com horários restritos e ampliar o acesso à vacinação. “A estratégia facilitou para quem não conseguia se deslocar durante o horário comercial, reduzindo filas e garantindo segurança no atendimento aos grupos prioritários, cuja adesão foi bastante positiva”, pontua.

Por:Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MÊS DA MULHER – SMS oferece plantões especiais em USF com exames preventivos e atendimento ao público feminino

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de colo do útero, além de fortalecer a atenção à saúde feminina

Saiba mais
Cover Image

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

O SUS passará a realizar a terapia genética com o medicamento Zolgensma, que na rede particular custa em média R$ 7 milhões

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde

O programa atua em diversas especialidades médicas, promovendo a descentralização dos serviços e a ampliação da oferta à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

ALERTA – Aumento de casos respiratórios pressiona hospitais e reforça necessidade de vacinação contra gripe

Até o momento, Três Lagoas atingiu apenas 21,67% de cobertura vacinal, um número considerado muito abaixo do ideal

Saiba mais
Cover Image

Vacina contra a gripe é liberada para todos os moradores com mais de seis meses em Selvíria

A vacina deste ano garante a proteção contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B)

Saiba mais
Cover Image

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Saiba mais