Notícia

China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa

Compartilhar:
Cover Image

No comunicado, a China pede que os Estados Unidos garantam a segurança pessoal de Maduro e de sua esposa.

Foto: REUTERS/Carlos Jasso/Proibida reprodução

País afirma que Estados Unidos violaram o direito internacional

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu hoje (4) que os Estados Unidos libertem imediatamente o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, que foram capturados ontem (3) em Caracas e estão sendo mantidos sob custódia em uma prisão federal no Brooklyn, em Nova York.

Para o governo chinês, que é um dos principais parceiros políticos e econômicos da Venezuela, a ação deflagrada pelos Estados Unidos “violou claramente” o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais, além dos propósitos e princípios estabelecidos pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU).

No comunicado, a China pede que os Estados Unidos garantam a segurança pessoal de Maduro e de sua esposa e cessem com a tentativa de derrubar o governo venezuelano. Além disso, afirma o governo chinês, os Estados Unidos precisam garantir que esse problema seja resolvido “por meio do diálogo e da negociação”.

Esta foi a segunda manifestação oficial da China sobre o caso. Ontem (3), o Ministério das Relações Exteriores da China já havia condenado o uso da força pelos Estados Unidos contra Maduro, dizendo estar “profundamente chocado” com a ação deflagrada ontem.

“A China condena veementemente o uso flagrante da força por parte dos Estados Unidos contra um país soberano e sua ação contra o presidente de outro Estado”, afirmou a chancelaria.

Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas deve acontecer amanhã (5) para discutir a situação da Venezuela.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zelensky diz que aceitaria acordo com Trump sobre terras raras: 'Precisamos deter Putin e proteger o que temos'

Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Ucrânia diz que vai oferecer uma parceria para os Estados Unidos em troca de garantias de segurança. Segundo ele, a Ucrânia tem as maiores reservas de titânio da Europa.

Saiba mais
Cover Image

Lula recebe ligação de Putin e conversa sobre guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladmir Putin. A conversa durou cerca de 40 minutos

Saiba mais
Cover Image

Trump diz estar preparando encontro trilateral com Zelensky e Putin; Kremlin trata reunião como 'ideia'

Presidente dos EUA recebeu Zelensky e líderes europeus na Casa Branca nesta segunda (18), que discutiram termos para colocar um fim à guerra, e garantias de segurança à Ucrânia foi tema central

Saiba mais
Cover Image

COP30: países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta

Projeto da OTCA vai integrar dados científicos com apoio do INPE

Saiba mais
Cover Image

Venezuela anuncia libertação de presos políticos como ‘gesto de paz unilateral’

Presidente da Assembleia Nacional diz que medida não foi negociada, mas cita mediação de líderes do Brasil, da Espanha e do Catar

Saiba mais
Cover Image

Entenda em 13 pontos o acordo Mercosul–UE

Tratado cria maior área de livre comércio do mundo; veja o que muda

Saiba mais