Notícia

Cidadania: Juventude de MS é protagonista na construção de políticas públicas para o País

Compartilhar:
Cover Image

A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude.

Foto: Matheus Carvalho/SEC

Na sexta-feira (16), a UFMS foi palco para que os jovens fossem os protagonistas das políticas públicas.

As juventudes, em toda pluralidade sul-mato-grossense, presentes na Caravana que tem rodado o País e desembarcou em MS para apresentar propostas e programas. Na sexta-feira (16), a UFMS foi palco para que os jovens fossem os protagonistas das políticas públicas.

A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em celebração aos 20 anos de desenvolvimento das Políticas Públicas para a Juventude no Brasil, e tem como objetivo mobilizar a juventude para a aprovação do Plano Nacional de Juventude, disseminar o Estatuto da Juventude e fortalecer os Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude por meio de capacitação e formação dos conselheiros.

Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, João Victor Duarte, de 18 anos, exibia a bandeira do movimento ao qual faz parte, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e tinha na ponta da língua a pauta que vem defender: formação de grêmios estudantis.

“Grêmio é além de interclasse, é participar de ações políticas, é estar aqui na Caravana das Juventudes. É junto do grêmio que a gente faz a diferença no movimento estudantil. Hoje viemos falar sobre a importância das formações dos grêmios estudantis, um projeto da SEC e da SED junto ao Conjuve, que faz com que os estudantes entendam a relevância do ensino, da ciência e dos clubes de protagonismo dentro das escolas”.

A caravana contou com dois momentos distintos, o primeiro deles, uma audiência pública que acolheu sugestões e propostas da juventude sul-mato-grossense, além de um encontro formativo que explicou as políticas públicas executadas pela Cidadania no Estado.

A programação seguiu tour pela UFMS, além de estandes oferecendo diversos serviços desde informações quanto ao ID Jovem, cartilha dos programas Inspira Jovem e Conectando Gerações, divulgação de cursos e atendimentos psicossociais, Hemosul com orientação sobre doação de sangue e medula óssea, ainda o projeto Help com o cantinho do desabafo, entrega de cartas, vacinação contra Influenza, como ingressar no Instituto Mirim, Observatório da Cidadania com dados e indicadores relacionados à cidadania de MS, divulgação de oportunidades de acesso e permanência nas universidades públicas, Programa Jovem Aprendiz do CIEE, Funtrab com encaminhamento para vagas de trabalho, Cruz Vermelha com conscientização sobre IST’s, IFMS falando sobre empreendedorismo e robótica, SED, SEAD e Procon.

A estimativa é de que mais de mil pessoas tenham passado pela UFMS durante todo o dia do evento.

Cidadania

Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Cruz, apresentou os programas, projetos e ações que têm impactado os jovens do Estado, como o Capacita PPJ e o Inspira Jovem.

“Tem um provérbio africano que diz que para criar uma criança é necessária toda uma aldeia, e para fazer política pública, desenvolver uma caravana dessa, programas, projetos e ações, não é diferente. Também é necessária toda uma aldeia indígena, periférica e de todos os locais do nosso Estado”, pontua Jessé.

Ao público presente, Jessé Cruz trouxe dados que mostram como os espaços para a juventude cobrar políticas públicas cresceram através do Capacita PPJ, projeto que trabalha a criação, ativação e capacitação dos conselhos municipais de juventude, e ainda o Inspira Jovem, que trata sobre a questão da saúde mental dos jovens e já alcançou mais de 17 mil pessoas.

Posse do Conselho

Ainda conforme o subsecretário, graças ao Capacita PPJ, Mato Grosso do Sul saiu de oito dispositivos para 25. O mais recente deles foi empossado durante a Caravana das Juventudes, o Conselho Municipal da Juventude de Miranda.

Vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro destacou que o momento era de muita emoção, porque antes de ocupar a prefeitura, Elange foi vereadora e em 2014 propôs a criação do Conselho.

“Só que não saiu do papel, e agora, como vice-prefeita, consegui fazer com que a juventude tivesse um espaço diferente, um espaço dentro das políticas públicas e um espaço principalmente para que o conselho pudesse ser uma realidade. Nós temos aqui representantes das comunidades indígenas, da área rural, urbana, e de segmentos importantíssimos. Pessoas comprometidas, de fato, que querem ouvir, fazer e construir a política pública”.

Para o secretário-adjunto de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, frisou aos jovens que o caminho para alcançar sonhos passa, obrigatoriamente, pela educação.

“Estude, leia e valorize a educação, porque sem ela não fazemos nada. Este ano faz 28 anos que estou em sala de aula como professor universitário e eu nunca vi um acadêmico, um jovem que não tenha conseguido alcançar os sonhos que conseguiu se não fosse interessado. Parabéns a todas as pessoas que estão aqui, a vida quer pessoas interessadas”, sustentou Sarmento.

Caravana

Durante o ato oficial, tanto o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, quanto a presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Brelaz, explicaram os principais pontos do Plano Nacional da Juventude.

“É minha primeira vez aqui em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e eu estou muito feliz de estar diante de pessoas tão maravilhosas. Dos 15 aos 29 anos, o que a juventude precisa é de política pública, precisa ser prioridade nas políticas e o Governo Federal tem demonstrado esse compromisso quando lança a Caravana”.

Por: Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Aprovado projeto de lei que declara Cutia do Cerrado instituição de utilidade pública

Projeto aprovado em discussão única seguirá, agora, para sanção

Saiba mais
Cover Image

Zeca propõe criação de Frente para fiscalização e melhoria da Agricultura Familiar em MS

A proposta de Zeca é que o grupo discuta e proponha políticas públicas relacionadas à agricultura familiar sul-mato-grossense

Saiba mais
Cover Image

Câmara promove audiência pública sobre regularização fundiária da Esplanada da NOB

Por propositura da vereadora Professora Maria Diogo, a Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (03), uma audiência pública para discutir a regularização fundiária da Esplanada da NOB e de áreas da União, em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Caravina celebra talento de mulheres músicas-instrumentistas com Honraria Helena Meirelles

A cerimônia ocorreu no Plenário Deputado Júlio Maia, reunindo familiares da homenageada, autoridades, parlamentares e a sociedade

Saiba mais
Cover Image

Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim

Pedidos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário

Saiba mais
Cover Image

Jovens vereadores propõem projetos de inclusão digital para idosos e de rede de apoio para mães solo

Durante o tempo de fala na Tribuna, os jovens vereadores falaram das indicações apresentadas, fizeram agradecimento a professores, pais e vereadores presentes na sessão

Saiba mais