Notícia

Governo de MS cria comitê para recuperação de ativos do Estado e combate a crimes fiscais

Compartilhar:
Cover Image

Solenidade ocorreu na sala de reuniões da Governadoria.

Foto: Saul Schramm/Secom

CIRA-MS terá trabalho conjunto entre Governo do Estado, Poder Judiciário e MPMS

Com o objetivo de aprimorar a recuperação de ativos do Estado e combater crimes fiscais, o governador Eduardo Riedel assinou nesta quarta-feira (24) o decreto que institui o CIRA-MS (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Mato Grosso do Sul). Este será um trabalho coletivo com a participação do Poder Judiciário e MPMS (Ministério Público Estadual).

A solenidade para criação do comitê ocorreu na sala de reuniões da Governadoria. “Houve um debate intenso para criação deste comitê. Cada vez mais nossas instituições devem ter a capacidade de estar interligadas, não apenas na boa relação e sim com um trabalho conjunto e efetivo, para buscarmos juntos o mesmo objetivo, criando novos mecanismos para resultados melhores”, afirmou o governador.

Riedel destacou que esta união vai fazer a diferença ao Estado. “A semente foi plantada, terá seus desafios pela frente, mas no final vamos ganhar na capacidade de promover justiça e isonomia, construindo propósitos em comum. Não podemos ter medo de ousar e vamos estruturar este comitê”, completou.

O comitê será composto por um grupo diretivo, formado por secretários, procuradores e presidentes de órgãos estaduais. Ele terá como objetivo prevenir e promover a repressão aos crimes contra a ordem tributária (sonegação fiscal) e a lavagem de dinheiro, com enfoque especial na recuperação de ativos.

Também deve incentivar o desenvolvimento de ações operacionais integradas entre os órgãos e instituições envolvidas, assim como organizar os encontros, seminários e cursos para aperfeiçoamento técnico dos servidores das instituições.

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Dorival Renato Pavan, destacou que o Poder Judiciário será essencial neste trabalho. “A presença do (Poder) Judiciário será indispensável e relevante para combater esta quebra de isonomia e buscar o tratamento igualitário previsto em lei. Não podemos aceitar concorrência desigual (sonegação). Que este grupo consiga atingir seus objetivos”.

Para o procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, a criação do comitê é um marco importante às instituições públicas e ao Estado do Mato Grosso do Sul. “Hoje é um dia histórico. Nosso objetivo não é a criminalização de condutas empresariais, mas a quebra da concorrência desleal, devido a sonegação, lavagem de dinheiro e fraudes. Haverá um trabalho conjunto entre os poderes. Podem contar com o Ministério Público”.

Apuração

O CIRA-MS ainda vai dispor de um “grupo operacional” que deve identificar e apurar crimes de lavagem de dinheiro e contra a ordem tributária, assim como dispor de ações conjuntas (preventivas e repressivas) para a defesa da ordem econômica, promovendo a recuperação de bens e direitos obtidos ilegalmente, com ações administrativas e judiciais.

O grupo poderá apresentar atos ou fatos que configurem indícios de fraude fiscal ou evidencias de elevado potencial de lesividade ao erário público. “Um ato normativo como este mostra a maturidade das instituições. Buscamos um tratamento isonômico entre os contribuintes e assim recuperar muitos ativos ao Estado”, disse o secretário-adjunto de Fazenda, Jean Neves Mendonça.

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, ressalta que o grupo fará uma atuação estratégica e cooperativa para recuperar ativos ao Estado. “Momento muito esperado. O comitê vai aprimorar as ações de forma integrada, racional e eficiente, concentrando os esforços e combatendo crimes para uma recuperação não apenas financeira, mas para gerar um ambiente mais justo e favorável”.

Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul lança edital de R$ 15 milhões para projetos sociais

Os recursos são provenientes do orçamento estadual e do Feinad (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência)

Saiba mais
Cover Image

Câmara promove audiência pública sobre regularização fundiária da Esplanada da NOB

Por propositura da vereadora Professora Maria Diogo, a Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (03), uma audiência pública para discutir a regularização fundiária da Esplanada da NOB e de áreas da União, em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Loubet teve vantagem de 600 votos sobre Amaducci em eleição do PT

Deputado foi escolhido como novo presidente estadual da sigla

Saiba mais
Cover Image

Em reunião com deputados, Jaime solicita recursos para Selvíria

Os parlamentares estiveram no Município para participarem do lançamento do Plano Safra 2025/2026

Saiba mais
Cover Image

Governo anuncia R$ 170 milhões para o Programa Município Mais Seguro

Meta é fortalecer a segurança preparando guardas municipais

Saiba mais