Notícia

Zeca cobra proteção à saúde em comunidade indígena afetada por pulverização de agrotóxicos

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Zeca do PT.

Foto: Ernesto Franco

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nesta terça-feira (23), cobrando esclarecimentos sobre o andamento das medidas tomadas para garantir a proteção da saúde da comunidade Guarani-Kaiowá na terra indígena Guyraroká, localizada em Caarapó-MS.

A solicitação de Zeca também busca entender quais medidas os grandes latifundiários proprietários das fazendas que cercam a comunidade adotam para reparar eventuais danos causados à saúde da população indígena, à produção da agricultura familiar local, bem como ao meio ambiente da região.

"A inconsequente pulverização indiscriminada de agrotóxicos realizada por grandes latifundiários de Caarapó vem causando problemas graves de saúde à comunidade Guyraroká, à produção da agricultura familiar e animais pelos quais aquela comunidade obtém seu sustento. Por isso, o presente requerimento visa obter esclarecimento dos órgãos responsáveis, sobre as medidas tomadas para proteção da população indígena, fauna e flora da região onde se encontra a comunidade", justificou Zeca.

Cabe destacar que o requerimento tem base em matérias jornalísticas publicadas nessa segunda-feira (22), que trouxeram à tona a forte intervenção da Força Nacional, inclusive, com disparos de balas de borracha contra a população indígena local.

"Quero manifestar meu repúdio, minha vergonha contra o latifúndio inconsequente e irresponsável desse estado, que não se constrange com a pulverização e em comprometer a saúde de gente absolutamente pacífica que estão nas aldeias, nos assentamentos e nas comunidades quilombolas tentando sobreviver. É uma vergonha que em pleno século XXI essa gente inconsequente continue atentando contra a vida de pessoas inocentes", enfatizou o Deputado Zeca.

O pedido de Zeca do PT foi encaminhado ao Procurador-Chefe do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul, Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes, com cópias ao Procurador da República do MPF em Dourados-MS, Marco Antonio Delfino de Almeida, ao Procurador-Geral de Justiça de MS, Romão Ávila Milhan Junior, à Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em MS (Ibama-MS), Joanice Lube Battilani, e ao Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges Barros de Araújo.

Por: Lucas Caxito, assessor de imprensa do Deputado Estadual, Zeca do PT

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus por golpe

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988

Saiba mais
Cover Image

MS Ativo: Três Lagoas pede obras de asfalto e drenagem em vários bairros da cidade

Governador Eduardo Riedel recebeu nesta sexta-feira (6) lideranças do município de Três Lagoas para avaliar novos investimentos e obras de infraestrutura.

Saiba mais
Cover Image

Assomasul atende pedido de Caravina e amplia pós-graduação para os 79 municípios

A demanda foi atendida pela Assomasul, em parceria Governo do Estado, com o lançamento do Programa Assomasul GovMS 4.0

Saiba mais
Cover Image

Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim

Pedidos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário

Saiba mais
Cover Image

Boulos diz que colocará governo na rua, ouvindo demandas populares

Novo ministro usa redes sociais para agradecer confiança de Lula

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas recebe prêmio de 1º lugar no Estado no Programa Gestão Pública – Gov.br

Prefeitura de Três Lagoas conquistou o 1º lugar no Estado, alcançando 93,61 pontos de um total de 100 na avaliação do Governo Federal pelo Programa Gestão Pública – Gov.br

Saiba mais