Notícia

Colega de partido, Alcolumbre nomeia Rose Modesto para cargo no Senado

Compartilhar:
Cover Image

Atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e Rose Modesto.

Foto: Reprodução

Presidente do Senado Federal convidou a ex-candidata à Prefeitura de Campo Grande para assumir a função de assistente parlamentar

Cinco meses após perder a Prefeitura de Campo Grande, a ex-candidata Rose Modesto (União Brasil) foi nomeada pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil), para assumir o cargo de assistente parlamentar.

Colegas de partido, a ex-deputada federal, que deixou o cargo em outubro do ano passado para disputar a eleição da prefeitura, foi convidada pelo próprio Alcolumbre para exercer o cargo, que segundo ela mesma tem a função de “ajudar nessa conexão da Câmara Federal com o Senado”.

“O que me deu muita tranquilidade de poder assumir esse cargo é a possibilidade também de, ao mesmo tempo, estar pensando, lógico, no Brasil, mas de forma especial no Mato Grosso do Sul. Então, claro, tudo aquilo que eu puder ali também fazer ao lado dele, com a força que hoje tem o presidente do Senado para poder ajudar o nosso estado, eu farei”, declarou Rose.

Segundo o site da transparência da Casa Alta, o salário líquido é de R$ 10.763,57, incluindo o benefício do auxílio-alimentação. Além disso, Rose Modesto é presidente do União Brasil em Mato Grosso do Sul, assim como Davi Alcolumbre é presidente do União Brasil no Amapá, seu estado natal.

Trajetória política Os primeiros passos de Rose Modesto na carreira política foram dados entre 2008 e 2014, quando foi eleita vereadora por dois mandatos em Campo Grande e, posteriormente, vice-governadora durante o mandato de Reinaldo Azambuja no período de 2015 a 2018, ambos pelo PSDB. 

Em 2016, Rose tentou o cargo de prefeita na Capital, mas foi derrotada no segundo turno por Marquinhos Trad.

Já na primeira experiência eleitoral, em 2008, Rose foi conduzida pelos eleitores para a Câmara de Vereadores. De acordo com informações de seu site oficial, durante seis anos de atuação no legislativo municipal, Rose apresentou 132 Projetos de Lei nas áreas de educação, assistência social e proteção à mulher.

Em 2018, foi eleita deputada federal, sendo a parlamentar mais votada do estado. No ano de 2022, mudou para o partido União Brasil.

Ano passada, foi candidata à Prefeitura de Campo Grande, mas perdeu no 2º turno para Adriane Lopes (PP), por 51,45% (222.699 votos) a 48,55% (210.112 votos), segunda menor diferença de votos da história do município.

Também, já ocupou o cargo de superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), do qual abriu mão para concorrer às eleições municipais de 2024, mas foi convidada pelo União Brasil para exercer o cargo novamente em dezembro.

Alcolumbre

Davi Alcolumbre foi eleito presidente do Senado Federal no dia 1º de fevereiro deste ano, quando recebeu 73 de 81 votos. Ele competiu com Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), do qual tiveram 4 votos cada. Antes da largada na votação, os senadores Marcos Do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas.

Alcolumbre já ocupou o cargo de chefe do Poder Legislativo entre 2019 e 2021, durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL), sendo sucedido por Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Desta vez, o amapaense ficará na função até fevereiro de 2027.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Oficina, blitz e cinema marcam 21 dias de ativismo pelo combate à discriminação racial e religiosa

Racismo na periferia tem sido discutido em rodas de conversa e oficinas

Saiba mais
Cover Image

Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos

Saiba mais
Cover Image

Nova arquitetura e conceito: Governo apresenta aos deputados expansão da infra e desafios da saúde em MS

Para melhorar a situação hospitalar atual, com foco no crescimento da demanda futura, o Governo do Estado estabelece um “novo cinturão da saúde”

Saiba mais
Cover Image

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis

Lula participou do anúncio de investimentos da Petrobras, na Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Saiba mais
Cover Image

Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípios

O reconhecimento do MS Ativo Municipalismo como finalista no prêmio do CLP representa um marco significativo para o Governo de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas em destaque: prefeito Dr. Cassiano Maia recebe Comenda do Mérito Legislativo

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 29 de outubro, no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande

Saiba mais