Notícia

Colheita da soja em MS ultrapassa 50% e área sob risco supera 2 milhões de hectares

Compartilhar:
Cover Image

Colheita chegou a 50% da área plantada.

Foto: Divulgação

Até 14 de março a expectativa é que o Estado colha 79% da área plantada

A colheita da soja em Mato Grosso do Sul fechou o mês de fevereiro com 2,273 milhões de hectares, conforme estimativa do Projeto Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), divulgada nesta quinta-feira, 06, pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de MS). Isto equivale a 50,5% da área plantada.

A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 57,1%, enquanto a região centro está com 44,4% e a região norte com 32,6% de média.

Entretanto, com base na avaliação semanal, cerca de 2,126 milhões de hectares estão afetados pela estiagem, representando 47% da área total. As lavouras mais atingidas são exatamente aquelas implantadas entre setembro e meados de outubro.

Entre dezembro e janeiro, houve uma redução drástica nas precipitações, especialmente em janeiro, um mês crucial para a cultura da soja no estado, pois geralmente concentra o período de enchimento de grãos. Nesta safra, até 31 de janeiro, 57% das lavouras estavam na fase de enchimento de grãos.

Segundo fatores observados pelo Siga-MS, nos últimos sete dias, o Estado registrou precipitações em todo o território, com acumulados variando entre zero e 55 milímetros.

"As chuvas têm ocorrido de forma esparsa, com algumas áreas recebendo chuvas fortes, enquanto outras permanecem com precipitações leves", descreve o documento divulgado pela Aprosoja-MS. No entanto, isso tem permitido que as lavouras em boas e regulares condições finalizem seu ciclo.

CONDIÇÕES DAS LAVOURAS As regiões sudeste, centro, sudoeste, sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 60% em condições ruins. As condições regulares variam entre 18,6% e 40,7%, e as boas condições estão entre 19,5% e 52,2%.

De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja-MS, Gabriel Balta, a porcentagem de colheita está acima da média dos últimos cinco anos.

"O ciclo 2023/2024 permitiu uma colheita antecipada devido à estiagem e às altas temperaturas, que afetaram a cultura da soja, resultando em um fechamento de ciclo mais precoce".

Mato Grosso do Sul está no pico da colheita, que ocorre entre 14 de fevereiro e 14 de março. Nesse período, espera-se colher aproximadamente 79% da área plantada estimada em 4,501 milhões de hectares.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul atrai cada vez mais mulheres e jovens

De acordo com o responsável do Observatório, David Melgarejo, houve um avanço significativo no número de contratações em 2024 comparado ao ano anterior

Saiba mais
Cover Image

Suzano e SEST/SENAT abrem turma do Programa Escola de Motoristas para pessoas com deficiência

Ao final da formação, aprovados(as) receberão, além do certificado, uma bonificação no valor de R$ 1,4 mil

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS entrega viaturas e equipamentos para combate aos incêndios no Pantanal e Polícia Penal

A medida amplia a capacidade de atendimento as ocorrências em áreas remotas do bioma e reforça a estrutura de transporte de pessoal e equipamentos

Saiba mais
Cover Image

Obras de drenagem e asfalto seguem em ritmo acelerado no Distrito do Arapuá

Com investimentos 100% municipais, a obra está sendo executada pela empresa SESP Serviços Especializados LTDA

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 241 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (21)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Prefeito se reúne com equipe da SEMEC e parabeniza pelo destaque de 12 Escolas Municipais no Prêmio MS Alfabetiza

Prefeito Dr. Cassiano Maia, acompanhado da primeira-dama Kelly Abnonizio, participou de um café da manhã com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC)

Saiba mais