Notícia

Colheita da soja em MS ultrapassa 50% e área sob risco supera 2 milhões de hectares

Compartilhar:
Cover Image

Colheita chegou a 50% da área plantada.

Foto: Divulgação

Até 14 de março a expectativa é que o Estado colha 79% da área plantada

A colheita da soja em Mato Grosso do Sul fechou o mês de fevereiro com 2,273 milhões de hectares, conforme estimativa do Projeto Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), divulgada nesta quinta-feira, 06, pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de MS). Isto equivale a 50,5% da área plantada.

A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 57,1%, enquanto a região centro está com 44,4% e a região norte com 32,6% de média.

Entretanto, com base na avaliação semanal, cerca de 2,126 milhões de hectares estão afetados pela estiagem, representando 47% da área total. As lavouras mais atingidas são exatamente aquelas implantadas entre setembro e meados de outubro.

Entre dezembro e janeiro, houve uma redução drástica nas precipitações, especialmente em janeiro, um mês crucial para a cultura da soja no estado, pois geralmente concentra o período de enchimento de grãos. Nesta safra, até 31 de janeiro, 57% das lavouras estavam na fase de enchimento de grãos.

Segundo fatores observados pelo Siga-MS, nos últimos sete dias, o Estado registrou precipitações em todo o território, com acumulados variando entre zero e 55 milímetros.

"As chuvas têm ocorrido de forma esparsa, com algumas áreas recebendo chuvas fortes, enquanto outras permanecem com precipitações leves", descreve o documento divulgado pela Aprosoja-MS. No entanto, isso tem permitido que as lavouras em boas e regulares condições finalizem seu ciclo.

CONDIÇÕES DAS LAVOURAS As regiões sudeste, centro, sudoeste, sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 60% em condições ruins. As condições regulares variam entre 18,6% e 40,7%, e as boas condições estão entre 19,5% e 52,2%.

De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja-MS, Gabriel Balta, a porcentagem de colheita está acima da média dos últimos cinco anos.

"O ciclo 2023/2024 permitiu uma colheita antecipada devido à estiagem e às altas temperaturas, que afetaram a cultura da soja, resultando em um fechamento de ciclo mais precoce".

Mato Grosso do Sul está no pico da colheita, que ocorre entre 14 de fevereiro e 14 de março. Nesse período, espera-se colher aproximadamente 79% da área plantada estimada em 4,501 milhões de hectares.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Veja as 227 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de TL nesta segunda-feira (10)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Indonésio perde em Paris batalha por fábrica de celulose de MS

Donos da Paper alegavam falta de neutralidade da Câmara de Comércio Internacioal de SP e queriam que decisão sobre controle da Eldorado fosse tomada na Europa

Saiba mais
Cover Image

Selvíria: Reunião tira dúvidas de pais sobre alimentação escolar

Reuniões com os pais de outras unidades escolares devem ser realizadas em breve

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas salta de 6 para 9,1 na avaliação Mapa Brasil Transparente

A média estadual foi de 9,33, o que posiciona Três Lagoas muito próxima dos melhores desempenhos do Estado de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

K&G recorre contra desclassificação no leilão da Rota da Celulose

Consórcio possuía três dias úteis para apresentar defesa administrativa sobre concessão

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados no Processo Seletivo Unificado para exames e entrega de documentos

Os convocados devem comparecer, nas datas e horários definidos, ao Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida

Saiba mais