Notícia

Com ação que valoriza povos indígenas, construção de moradias é formalizada em municípios de MS

Compartilhar:
Cover Image

Programa "Oga Porã - Minha Casa, Minha Vida".

Foto: Arquivo/Agehab

A ação leva dignidade e reconhece as necessidades da população, e se alinha diretamente com os princípios de respeito, inclusão e valorização das comunidades tradicionais

Para reafirmar o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso Sul com os povos indígenas, as assinaturas de contratos para a construção de moradias por meio programa "Oga Porã - Minha Casa, Minha Vida", em parceria com o Governo Federal, ocorrem em diferentes municípios desde quinta-feira (3).

A ação leva dignidade e reconhece as necessidades da população, e se alinha diretamente com os princípios de respeito, inclusão e valorização das comunidades tradicionais, trazendo respostas concretas às demandas históricas por moradia adequada e por políticas públicas executadas pela Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul) voltadas as especificidades culturais dos povos originários.

As assinaturas ocorreram em um contexto simbólico e significativo, o mês de abril, dedicado à valorização dos Povos Indígenas. "Reafirmando o compromisso do Estado em promover desenvolvimento com justiça social", disse a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avessani.

Em Juti e Japorã, as assinaturas realizadas quinta-feira (4) e sexta-feira (5) beneficiaram 98 famílias indígenas das aldeiasa Jarara, em Juti, e Porto Lindo, em Japorã.

Já na segunda-feira (7) os contratos foram assinados nos municípios de Aquidauana e Nioaque, onde serão construídas 115 novas unidades habitacionais em cinco aldeias. Em Aquidauana, os indígenas beneficiados vivem nas aldeias Água Branca, Bananal e Imbirussu. Já em Nioaque, nas aldeias Água Branca e Cabeceira.

Na terça-feira (8), foram assinados os contratos beneficiando 97 famílias nos municípios de Dois Irmãos do Buriti (aldeias Água Azul, Nova Buriti e Recanto) e Miranda (aldeia Babaçu), beneficiando 97 famílias das aldeias. Nesta quarta-feira (9) as assinaturas serão realizadas nas aldeias Potrero Guassu e Paraguassu, em Paranhos.

As assinaturas contaram com a participação de lideranças comunitárias, autoridades municipais, equipe da Caixa Econômica Federal e da diretora-presidente da Agehab, em um momento marcado por emoção, esperança e sentimento de conquista coletiva.

A escolha do mês de abril para a formalização das ações é carregada de significado, para reflexão sobre os direitos dos povos indígenas, os atos firmados durante a semana de assinaturas reforçam o papel ativo das comunidades na construção de políticas públicas e celebram um passo importante na luta por equidade e cidadania plena.

Por: Edyelk Santos, Comunicação Agehab

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PSU – Prefeitura convoca 63 candidatos para atuarem na SEMEC e SMAS

O chamamento refere-se ao Processo Seletivo Unificado (PSU)

Saiba mais
Cover Image

Com chuva abaixo da média e altas temperaturas, MS prepara ações de combate aos incêndios florestais

Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

Saiba mais
Cover Image

ABRIL LARANJA – Três Lagoas abraça a causa da proteção animal

A ação simbólica busca despertar a atenção da população para os maus-tratos que ainda atingem milhares de animais em todo o país

Saiba mais
Cover Image

SEMEA recebe representantes da Aprosoja para tratar sobre mapeamento do uso do solo em MS

Três Lagoas recebeu representantes da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS)

Saiba mais
Cover Image

Quer mais atenção para o seu bairro? Então participe da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS leva investimentos em educação e infraestrutura a Aparecida do Taboado

Primeiro posto fiscal 100% operacional do Estado e obras na Escola Georgina reforçam compromisso com desenvolvimento e qualidade de vida no município

Saiba mais