Notícia

OUVIR PARA ACOLHER – Prefeitura mapeia população em situação de rua em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

O levantamento está sendo realizado pelas equipes do Consultório na Rua, Abordagem Social e Centro POP nos períodos da manhã e tarde.

Foto: Divulgação

A ação é resultado de uma articulação do prefeito Dr. Cassiano Maia junto às secretarias municipais e Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS) e segue até o dia 19 de maio

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou neste mês, o Censo da População em Situação de Rua com o objetivo de traçar um diagnóstico preciso e atualizado. A ação é resultado de uma articulação do prefeito Dr. Cassiano Maia junto às secretarias municipais e Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS) e segue até o dia 19 de maio.

O levantamento está sendo realizado pelas equipes do Consultório na Rua, Abordagem Social e Centro POP nos períodos da manhã e tarde. A iniciativa busca coletar dados sobre naturalidade (se são residentes locais ou vindos de outras cidades), escolaridade, cor, raça, gênero, uso de substâncias químicas, histórico de internações em casas de recuperação e interesse em tratamento. A participação no censo é voluntária e envolve a coleta de assinaturas.

Além das informações sociais e de saúde, o censo está mapeando os pontos estratégicos da cidade onde há maior concentração dessa população, como as praças Ramez Tebet e Alvorada, a Lagoa Maior, entre outros locais conhecidos pelas equipes de atendimento. Esse mapeamento permitirá definir ações mais eficazes, de curto, médio e longo prazo, para o atendimento a esse público.

“Vamos ter um panorama real, não apenas numérico, mas também do perfil epidemiológico dessas pessoas, o que é fundamental para ofertarmos as políticas públicas adequadas, tanto na área da saúde quanto na assistência social”, explicou Andreia Lima, coordenadora do Consultório na Rua. Ela destaca que o censo também se volta às pessoas que, mesmo não vivendo permanentemente nas ruas, utilizam esses espaços para consumo de drogas, por estarem igualmente em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora ressalta ainda a iniciativa e sensibilidade do prefeito Cassiano Maia diante da situação: “A principal motivação do prefeito é entender essa realidade para agir de forma efetiva e humanizada. Três Lagoas é um polo econômico regional e isso atrai muitas pessoas. A maioria da população em situação de rua vem de outras cidades, e o prefeito está empenhado em oferecer acolhimento, tratamento para quem deseja sair da dependência química e oportunidades de reinserção social e no mercado de trabalho.”

Após a conclusão do censo, no dia 19 de maio, os dados coletados serão apresentados ao prefeito, à vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli, e a todas as equipes envolvidas da SMS e SMAS, em reunião já marcada para o dia 23 de maio. A partir dessa análise, serão definidas novas estratégias de atendimento e políticas públicas voltadas a essa população.

HISTÓRIAS REAIS DAS RUAS DE TL

O levantamento já revela histórias de vida que mostram a complexidade da realidade das ruas três-lagoense. L.A.S., 32 anos, frequenta o Centro POP para alimentação e higiene. “Não tenho mais casa, morava com a minha mãe, mas ela foi embora. Vivo em uma casa abandonada. Agora voltei e quero tentar uma vaga no Acolhimento POP. Minha meta é arrumar um trabalho e alugar uma casa”, contou ele, que já trabalhou como auxiliar de produção.

Outro caso é de Y.B., de 62 anos, natural de Sumaré (SP), que após perder o emprego em Água Clara, veio parar em Três Lagoas e vive nas ruas há cerca de seis meses. Usuário de crack e álcool, sem familiares e abalado pela perda da esposa, encontra-se em profunda vulnerabilidade.

REDE DE APOIO EM TRÊS LAGOAS

A cidade conta com dois equipamentos públicos voltados a essa população:

•Centro POP: oferece diariamente alimentação, higiene pessoal, lavanderia e suporte social. Não funciona como local de pernoite.

•Acolhimento POP: além dos mesmos serviços, permite estadia temporária para pessoas em situação de rua que desejam ser acolhidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Dr. Cassiano Maia visita 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil

Dr. Cassiano destacou a importância da visita para a implementação de inovações e melhorias em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sanciona lei que proíbe plantio da espécie Murta para previnir doenças na citricultura

Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao agronegócio local, especialmente no setor da citricultura

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas homologa construção do CAPS Infantojuvenil, ampliando a rede de cuidados em saúde mental

A obra será executada pela empresa Moraes & Ferreira Incorporação Imobiliária Ltda ao investimento total de R$ 2.128.819,91

Saiba mais
Cover Image

JBS abre mais de 180 vagas em MS; parte é destinada a jovens entre 18 e 23 anos

As oportunidades são nos municípios de Sidrolândia, Campo Grande e Naviraí

Saiba mais
Cover Image

Feira Central de Três Lagoas recebe visita técnica de feirantes de Maracaju

O propósito principal desta visita foi absorver o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da Feira de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

MS tem cerca de seis cabeças de gado para cada habitante

Rebanho de MS é de 18,7 milhões de bovinos em 2024, sendo o quinto maior do País; A população do Estado é de 2,9 milhões

Saiba mais