Notícia

Com articulação do deputado Pedrossian Neto, reabertura do Morenão avança e termo de concessão entre governo, UFMS e Federação de Futebol deve ser assinado nos próximos dias

Compartilhar:
Cover Image

Deputado Pedrossian Neto e governador Eduardo Riedel.

Foto: Divulgação

A reabertura do Estádio Morenão avançou com a articulação do deputado estadual Pedrossian Neto

A reabertura do Estádio Morenão avançou com a articulação do deputado estadual Pedrossian Neto e deve dar um novo passo nos próximos dias, com a assinatura do termo de concessão entre o Governo do Estado e a UFMS, conforme informou o Globo Esporte MS.

Essa é uma etapa fundamental para viabilizar a retomada das atividades no principal estádio de Mato Grosso do Sul. Depois, o local deve ser concedido para a Federação de Futebol de MS.

Relembre o histórico

Em agenda realizada em 2025, em Brasília, o deputado levou ao ministro do Esporte, André Fufuca, a pauta da reforma e reabertura do Morenão, fechado desde 2022. Na ocasião, apresentou a proposta de reabertura parcial da área coberta, com capacidade para 12 mil pessoas, como primeiro passo para destravar parcerias e investimentos.

“Queremos reabrir, ainda que parcialmente, para buscarmos novas parcerias”, afirmou. A agenda contou com a participação da senadora Soraya Thronicke e do secretário de Esportes, Marcelo Miranda.

Diagnóstico técnico avançou

No decorrer do ano, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) apresentou estudo preliminar com as intervenções necessárias para a reabertura parcial, incluindo melhorias elétricas, implantação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), corrimãos, acessibilidade e ajustes nas saídas de emergência.

Em reunião com o Corpo de Bombeiros e representantes do Governo do Estado, ainda em 2025, foi reafirmado o compromisso em avançar com segurança e celeridade. Na mesma agenda, o presidente da Federação de Futebol de MS, Estévão Petrallás, informou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está disposta a contribuir com recursos para uma reforma inicial.

Parcerias e articulações

No segundo semestre do ano passado, o deputado intensificou encontros para garantir apoio à reabertura. Uma das reuniões ocorreu na Energisa, com o presidente Paulo Roberto dos Santos, em busca de parceria para iluminação e refletores do estádio.

“Quando a gente fala em unir forças pelo nosso patrimônio esportivo, é disso que estamos falando”, destacou Pedrossian.

O deputado também voltou a se reunir com o secretário Marcelo Miranda e com o presidente da Federação de Futebol, Estévão Petrallás, reafirmando o compromisso conjunto pela reabertura do Morenão. “A gente segue firme nesse objetivo”, reforçou.

Também houve reunião com a reitora da UFMS, Camila Ítavo.

Mobilização nas ruas, nas redes e em plataforma própria

Desde fevereiro de 2024, Pedrossian Neto realizou três audiências com Governo do Estado, UFMS, dirigentes de clubes e a Federação de Futebol. O diálogo levou à criação da campanha Morenão Reaberto Já!, que mobilizou ex-jogadores, cronistas esportivos, artistas, presidentes de clubes e torcedores.

A mobilização ganhou as ruas com adesivagem em Campo Grande e alcançou as redes sociais. Além disso, todo o o histórico, materiais, vídeos, notícias e informações oficiais estão reunidos no site www.morenaoreabertoja.com, criado para centralizar a campanha.

Patrimônio esportivo de MS

Inaugurado em 1971, o Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, é o maior estádio universitário da América Latina e já recebeu clássicos regionais e partidas da Seleção Brasileira. Fechado desde 2022, representa memória afetiva e infraestrutura essencial para o esporte sul-mato-grossense.

“O Mato Grosso do Sul é o único Estado que não tem estádio. Estamos com o Morenão abandonado. Para o nosso futebol voltar a brilhar, precisamos reabrir”, conclui o deputado.

Para acompanhar em tempo real as atualizações sobre a reabertura do Morenão e as agendas do mandato, siga o deputado Pedrossian Neto nas redes sociais.

Instagram: @pedrossianneto Facebook: Pedro Pedrossian Neto

Fonte: Assessoria de Comunicação Pedrossian Neto

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputados governistas temem formar "grupo da morte" para as eleições 2026

Governo defende três chapas para disputar as 24 cadeiras da Casa de Leis, enquanto os parlamentares querem quatro chapas

Saiba mais
Cover Image

Câmara aprova PL para divulgação da lista de espera na saúde e define homenageados nos 110 anos

Solenidade em comemoração do aniversário do Legislativo será dia 13 de agosto, no auditório da UFMS

Saiba mais
Cover Image

Reabertura do Estádio Morenão avança: estudo preliminar aponta medidas para reabertura parcial

A intenção é que o estudo mais detalhado seja apresentado no início de setembro

Saiba mais
Cover Image

Dagoberto não descarta trocar ninho tucano pelo PP ou PL

Eventual decisão de deixar o partido está atrelada a um "chamado" de Riedel ou Azambuja

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Cassiano Maia e vereador Tonhão são homenageados pela Assembleia Legislativa em Campo Grande

Proposta pelo presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), a solenidade reconheceu 134 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita reintegração dos coordenadores regionais da Funai em Campo Grande e Dourados

O deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regionais de Campo Grande-MS e Dourados-MS

Saiba mais