A reabertura do Estádio Morenão avançou com a articulação do deputado estadual Pedrossian Neto e deve dar um novo passo nos próximos dias, com a assinatura do termo de concessão entre o Governo do Estado e a UFMS, conforme informou o Globo Esporte MS.
Essa é uma etapa fundamental para viabilizar a retomada das atividades no principal estádio de Mato Grosso do Sul. Depois, o local deve ser concedido para a Federação de Futebol de MS.
Relembre o histórico
Em agenda realizada em 2025, em Brasília, o deputado levou ao ministro do Esporte, André Fufuca, a pauta da reforma e reabertura do Morenão, fechado desde 2022. Na ocasião, apresentou a proposta de reabertura parcial da área coberta, com capacidade para 12 mil pessoas, como primeiro passo para destravar parcerias e investimentos.
“Queremos reabrir, ainda que parcialmente, para buscarmos novas parcerias”, afirmou. A agenda contou com a participação da senadora Soraya Thronicke e do secretário de Esportes, Marcelo Miranda.
Diagnóstico técnico avançou
No decorrer do ano, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) apresentou estudo preliminar com as intervenções necessárias para a reabertura parcial, incluindo melhorias elétricas, implantação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), corrimãos, acessibilidade e ajustes nas saídas de emergência.
Em reunião com o Corpo de Bombeiros e representantes do Governo do Estado, ainda em 2025, foi reafirmado o compromisso em avançar com segurança e celeridade. Na mesma agenda, o presidente da Federação de Futebol de MS, Estévão Petrallás, informou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está disposta a contribuir com recursos para uma reforma inicial.
Parcerias e articulações
No segundo semestre do ano passado, o deputado intensificou encontros para garantir apoio à reabertura. Uma das reuniões ocorreu na Energisa, com o presidente Paulo Roberto dos Santos, em busca de parceria para iluminação e refletores do estádio.
“Quando a gente fala em unir forças pelo nosso patrimônio esportivo, é disso que estamos falando”, destacou Pedrossian.
O deputado também voltou a se reunir com o secretário Marcelo Miranda e com o presidente da Federação de Futebol, Estévão Petrallás, reafirmando o compromisso conjunto pela reabertura do Morenão. “A gente segue firme nesse objetivo”, reforçou.
Também houve reunião com a reitora da UFMS, Camila Ítavo.
Mobilização nas ruas, nas redes e em plataforma própria
Desde fevereiro de 2024, Pedrossian Neto realizou três audiências com Governo do Estado, UFMS, dirigentes de clubes e a Federação de Futebol. O diálogo levou à criação da campanha Morenão Reaberto Já!, que mobilizou ex-jogadores, cronistas esportivos, artistas, presidentes de clubes e torcedores.
A mobilização ganhou as ruas com adesivagem em Campo Grande e alcançou as redes sociais. Além disso, todo o o histórico, materiais, vídeos, notícias e informações oficiais estão reunidos no site www.morenaoreabertoja.com, criado para centralizar a campanha.
Patrimônio esportivo de MS
Inaugurado em 1971, o Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, é o maior estádio universitário da América Latina e já recebeu clássicos regionais e partidas da Seleção Brasileira. Fechado desde 2022, representa memória afetiva e infraestrutura essencial para o esporte sul-mato-grossense.
“O Mato Grosso do Sul é o único Estado que não tem estádio. Estamos com o Morenão abandonado. Para o nosso futebol voltar a brilhar, precisamos reabrir”, conclui o deputado.
Para acompanhar em tempo real as atualizações sobre a reabertura do Morenão e as agendas do mandato, siga o deputado Pedrossian Neto nas redes sociais.
Instagram: @pedrossianneto Facebook: Pedro Pedrossian Neto
Fonte: Assessoria de Comunicação Pedrossian Neto
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar