Notícia

Dia D de vacinação contra o Sarampo será realizado neste sábado (30), em cinco USFs das 8h às 12h

Compartilhar:
Cover Image

Dia D de vacinação contra o Sarampo em cinco Unidades de Saúde da Família – USFs.

Foto: Divulgação

Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios

Neste sábado, dia 30 de agosto, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Dia D de vacinação contra o Sarampo em cinco Unidades de Saúde da Família – USFs, das 08 às 12h.

As Unidades de Saúde que estarão de plantão são: Vila Piloto, Vila Alegre, São Carlos, Santa Luzia e Vila Haro até o horário estipulado. A data foi estipulada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicou a Nota Técnica nº 05/2025, que institui a campanha emergencial de intensificação contra o sarampo em todo o Estado, através da Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios.

Faz parte da estratégia da SES, a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses, além da vacinação seletiva de pessoas de 12 meses a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto.

CENÁRIO LOCAL E INTERNACIONAL

Em Três Lagoas, já foram aplicadas 1000 doses, sendo 671 de tríplice (1 ano) viral e 329 de dupla viral (menor de um ano) em 2025, o que representa 78,57% de cobertura, abaixo da meta preconizada de 95%.

O alerta ganha força diante do cenário epidemiológico atual. Somente nos primeiros oito meses de 2025, as Américas registraram 10.139 casos confirmados e 18 mortes por sarampo, número 34 vezes superior ao mesmo período de 2024, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Países como México, Estados Unidos, Canadá e Bolívia enfrentam surtos da doença. A Bolívia, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, já contabiliza 229 casos em 2025, e o Paraguai 07 casos, enquanto o Brasil soma 22 casos importados, a maioria no Tocantins.

Embora o Brasil tenha sido recertificado pela OPAS como país livre do sarampo em novembro de 2024, a baixa adesão à vacinação e a presença de pessoas não vacinadas aumentam o risco de reintrodução da doença.

Para se vacinas basta os pais ou responsáveis procurar umas das USFs mencionadas munidos do cartão de vacinação da criança e um documento.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal

O SUS passará a realizar a terapia genética com o medicamento Zolgensma, que na rede particular custa em média R$ 7 milhões

Saiba mais
Cover Image

Escolas municipais e estaduais recebem Campanha “Aluno Imunizado”

A ação segue até o dia 30 de maio e será realizada durante os horários normais de funcionamento das escolas

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

Com nova arquitetura de regionalização, saúde digital é fortalecida para pacientes de todo o MS

O governador Eduardo Riedel participou de uma visita técnica ao prédio onde são desenvolvidas e implementadas as políticas e projetos da área de “saúde digital”

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por modelo pioneiro de Saúde Única

A presença da SES no evento posiciona Mato Grosso do Sul como referência nacional e latino-americana em políticas públicas inovadoras em saúde

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas participa da 2ª Meia Maratona Contra a Pólio com ações de saúde e lazer

A convite do Rotary Costa Leste, a Prefeitura de Três Lagoas marcará presença na 2ª Meia Maratona Contra a Pólio

Saiba mais