Notícia

Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026

Compartilhar:
Cover Image

Caravina defende que os filiados tenham liberdade para trocar de sigla sem o risco de perder o cargo.

Foto: Divulgação

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos

Durante a Convenção Nacional do PSDB, realizada nesta quarta-feira (5) em Brasília, o deputado estadual Pedro Caravina afirmou que sua permanência na legenda dependerá diretamente da posição do novo partido — resultado da fusão entre PSDB e Podemos — em relação à reeleição do governador Eduardo Riedel.

A possível fusão abre espaço para uma debandada de lideranças com mandato, e Caravina defende que os filiados tenham liberdade para trocar de sigla sem o risco de perder o cargo. Para ele, é melhor que essa movimentação ocorra agora, antes do período eleitoral de 2026, o que daria tempo para reorganizar as chapas e abrir espaço para novas lideranças.

“O partido não vai permanecer com o tamanho que tem hoje. A dispersão será natural, principalmente se houver janela. Mas, com organização e liderança, ainda é possível manter uma estrutura consistente em Mato Grosso do Sul”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, o PSDB é a maior força política do Estado, com três deputados federais, seis estaduais, mais de 45 prefeitos e mais de 300 vereadores. No entanto, as conversas entre lideranças tucanas e outros partidos, como PP e PL, indicam possíveis mudanças de rumo. O próprio governador Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, que preside a sigla no Estado, têm mantido diálogo com outras legendas.

Caravina revelou que discutiu o tema com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, durante a convenção, e defendeu a abertura de uma janela partidária para acomodar a nova configuração política que pode surgir com a fusão.

“Sou filiado há anos, fui prefeito e hoje sou deputado pelo PSDB. Tenho interesse em continuar, mas é preciso que o partido tenha uma diretriz clara, competitiva, e esteja inserido no arco de alianças que irá apoiar a reeleição do governador Riedel”, explicou.

O deputado acredita que a construção partidária deve partir de quem realmente deseja permanecer na legenda. Segundo ele, não faz sentido adiar mudanças inevitáveis para o ano que vem, correndo o risco de surpresas que dificultem a formação de chapas competitivas.

Convenção

17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos, formando assim um partido que representará o centro democrático brasileiro.

Esta é a primeira etapa de um processo que ainda levará alguns meses até a homologação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A aprovação obteve apoio de 98% dos convencionais de todo o Brasil que participaram da votação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Câmara aprova recursos para Apae de Três Lagoas

Os projetos aprovados são de autoria do Poder Executivo e foram aprovados em regime de urgência

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita urgência em aquisição de equipamentos médicos para o Hospital Municipal de Naviraí

A reivindicação de Zeca do PT foi encaminhada com urgência ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel e também ao Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa

Saiba mais
Cover Image

Vereadores debatem autismo e deliberam sobre repasse para construção de Centro Multidisciplinar

Na noite desta terça-feira (29) ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores a audiência pública com o tema: Autismo é diversidade inclusão e compromisso. Uma propositura conjunta dos 15 vereadores da Casa de Leis

Saiba mais
Cover Image

Paraná Pesquisas: Azambuja e Simone Tebet lideram corrida ao Senado em MS

A pesquisa realizada entre os dias 13 e 16 de maio mostram o ex-governador a frente da disputa com 38,3% das intenções de voto

Saiba mais
Cover Image

Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer

Advogados, Michele Bolsonaro e a filha podem ter contato com ele

Saiba mais
Cover Image

Alcolumbre e Motta pedem diálogo e respeito após ocupação de plenários

Apoiadores de Bolsonaro pedem anistia para os condenados pelo 8/1

Saiba mais