Notícia

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

O aumento dos casos tem sido impulsionado principalmente pela presença de vírus como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus.

Foto: Divulgação

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Nos dois últimos meses (abril e maio), Três Lagoas registrou um expressivo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), alerta a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país. Somente em 2025, já foram contabilizadas 313 internações por SRAG, sendo 186 de residentes de Três Lagoas (59%) e 127 de moradores de outros municípios (41%).

De forma ainda mais alarmante, nos meses de abril e maio foram registradas 226 internações por SRAG — 123 de moradores de Três Lagoas e 103 de outros municípios — reforçando a crescente pressão sobre o sistema de saúde local.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, o aumento dos casos tem sido impulsionado principalmente pela presença de vírus como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus, que têm causado o agravamento de síndromes gripais e levado muitos pacientes à internação.

“As equipes da saúde estão empenhadas para garantir atendimento a todos que precisam, mas a alta demanda tem exigido esforços contínuos como a ampliação da capacidade de internação hospitalar na rede pública”, destacou Adriana Spazzapan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

Diante desse cenário, a SMS reforça o apelo à população para que adote medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração e, principalmente, que procure as Unidades de Saúde da Família (USFs) para se vacinar contra a gripe.

COBERTURA VACINAL TL

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em andamento, e Três Lagoas registra, até o momento, 44,20% de cobertura vacinal, com 30.082 doses aplicadas. Do total, 8.531 doses foram destinadas a idosos (46,99%), 4.443 a crianças (40,42%) e 538 a gestantes (37,78%). O município já recebeu 49.560 doses da vacina.

“A vacina é segura, gratuita e fundamental para prevenir complicações causadas pela gripe, como a SRAG. Nossa prioridade é proteger os grupos mais vulneráveis e evitar o agravamento dos casos que sobrecarregam os serviços de saúde”, completou Adriana.

ONDE SE VACINAR?

O imunizante contra a Influenza/Gripe está disponível em todas as USFs do Município, além de ações de busca ativa como nas escolas públicas e particulares e outras promovidas pela Central de Imunização. Mais informações sobre locais de vacinação e horários de atendimento estão disponíveis nos canais da Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar

O Ministério da Educação (MEC) tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva desde 2008

Saiba mais
Cover Image

Vacina contra a gripe já está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade

A imunização tem apresentado índices abaixo do esperado em Três Lagoas e em diversas cidades do estado, especialmente entre os grupos prioritários.

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS reforça estrutura de saúde do Estado com entrega de ambulâncias para 11 municípios

O transporte seguro e eficiente de pacientes é fundamental, especialmente para aqueles que precisam de atendimento em outras localidades.

Saiba mais
Cover Image

COMITÊ DA DENGUE – Prefeitura convida a comunidade para reunião nesta quinta-feira, dia 26; participe

O Comitê tem como objetivo contribuir na luta contra o Aedes Aegypti, discutindo e debatendo ideias para ações de contenção do número de casos notificados suspeitos de Dengue, registrados no Município

Saiba mais
Cover Image

ALERTA – Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

A eficácia da vacina contra a dengue, após a segunda dose, é em torno de 80,2%

Saiba mais
Cover Image

Hemosul convoca doadores: estoques de O-, O+ e A- estão em nível crítico em Mato Grosso do Sul

O Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está com os estoques de sangue em estado crítico para os tipos O negativo, O positivo e A negativo

Saiba mais