Notícia

Em dois meses, internações por doenças respiratórias aumentaram mais de 80% em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

O aumento dos casos tem sido impulsionado principalmente pela presença de vírus como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus.

Foto: Divulgação

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país

Nos dois últimos meses (abril e maio), Três Lagoas registrou um expressivo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), alerta a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município, que é referência hospitalar para vários municípios da região, tem enfrentado um cenário de superlotação, reflexo da alta circulação de vírus respiratórios em todo o país. Somente em 2025, já foram contabilizadas 313 internações por SRAG, sendo 186 de residentes de Três Lagoas (59%) e 127 de moradores de outros municípios (41%).

De forma ainda mais alarmante, nos meses de abril e maio foram registradas 226 internações por SRAG — 123 de moradores de Três Lagoas e 103 de outros municípios — reforçando a crescente pressão sobre o sistema de saúde local.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, o aumento dos casos tem sido impulsionado principalmente pela presença de vírus como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Rinovírus, que têm causado o agravamento de síndromes gripais e levado muitos pacientes à internação.

“As equipes da saúde estão empenhadas para garantir atendimento a todos que precisam, mas a alta demanda tem exigido esforços contínuos como a ampliação da capacidade de internação hospitalar na rede pública”, destacou Adriana Spazzapan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

Diante desse cenário, a SMS reforça o apelo à população para que adote medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração e, principalmente, que procure as Unidades de Saúde da Família (USFs) para se vacinar contra a gripe.

COBERTURA VACINAL TL

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em andamento, e Três Lagoas registra, até o momento, 44,20% de cobertura vacinal, com 30.082 doses aplicadas. Do total, 8.531 doses foram destinadas a idosos (46,99%), 4.443 a crianças (40,42%) e 538 a gestantes (37,78%). O município já recebeu 49.560 doses da vacina.

“A vacina é segura, gratuita e fundamental para prevenir complicações causadas pela gripe, como a SRAG. Nossa prioridade é proteger os grupos mais vulneráveis e evitar o agravamento dos casos que sobrecarregam os serviços de saúde”, completou Adriana.

ONDE SE VACINAR?

O imunizante contra a Influenza/Gripe está disponível em todas as USFs do Município, além de ações de busca ativa como nas escolas públicas e particulares e outras promovidas pela Central de Imunização. Mais informações sobre locais de vacinação e horários de atendimento estão disponíveis nos canais da Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MS Vacina Mais Dengue – USF Vila Piloto estará de plantão neste sábado, 08 de fevereiro

A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

USF Santa Rita atenderá neste sábado (22), no último plantão da campanha estadual, MS Vacina Mais – Dengue

O objetivo da campanha é intensificar as ações de vacinação contra a doença, direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Saiba mais
Cover Image

SES promove capacitação sobre talidomida para profissionais da saúde de MS

O evento visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre o tratamento da hanseníase, com especial atenção ao uso seguro da Talidomida.

Saiba mais
Cover Image

Programa ‘Remédio em Casa’ faz quase 500 entregas diárias em Mato Grosso do Sul

Governo leva medicamentos de uso contínuo diretamente aos pacientes, garantindo comodidade e adesão ao tratamento

Saiba mais
Cover Image

Feira Central e todas as USFs receberão Dia D de Vacinação contra a Gripe/Influenza neste sábado (10)

O atendimento será feito em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 16h e na Feira Central das 6h às 10h

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria inicia cadastro para mutirão gratuito de consultas oftalmológicas gratuitas

O cadastro começou nesta segunda, 9 de junho, pelo assentamento Canoas, e segue até sábado (14), cada dia em uma região da cidade

Saiba mais