Notícia

Em encontro de educadores e empresários, Governo de MS aponta caminhos para a formação de jovens talentos

Compartilhar:
Cover Image

O Meeting Internacional de Educação reuniu especialistas, educadores e representantes da indústria para debater, de forma propositiva, os caminhos e desafios do futuro educacional no Estado.

Foto: Saul Schramm/Secom

evento voltado à educação, internacionalização e desenvolvimento de negócios em Mato Grosso do Sul

É fato que o Mato Grosso do Sul vive hoje um cenário de franco desenvolvimento econômico, mas para acompanhar este ritmo o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais profissionais qualificados para exercer funções complexas e analíticas em todos os setores produtivos.

Com este desafio, o sistema Fiems, por meio do Sesi, promoveu hoje (25) pela manhã, no auditório da Casa da Indústria, um importante evento voltado à educação, internacionalização e desenvolvimento de negócios em Mato Grosso do Sul. O Meeting Internacional de Educação reuniu especialistas, educadores e representantes da indústria para debater, de forma propositiva, os caminhos e desafios do futuro educacional no Estado.

A palestra de abertura do evento foi conduzida pelo secretário estadual de Educação, Hélio Daher, que apresentou o papel da educação básica na formação de novos talentos. Segundo o titular da pasta, os itinerários formativos profissionais integram toda a cadeia produtiva no Estado, desde a agropecuária, passando por áreas como meio ambiente, logística, mecatrônica, administração, serviços jurídicos, ciência de dados, entre outros. "A escola do futuro é forjada para a formação com o mercado e não para o mercado de trabalho, num novo mundo de parcerias integradas", pontuou.

Daher fez ainda relevantes reflexões sobre a educação no Brasil e apontou o bom desempenho do ensino em Mato Grosso do Sul e desafios da área como instrumento transformador da sociedade e de conexão para atender as necessidades do mercado de trabalho.

Presente ao evento, o governador Eduardo Riedel destacou o papel do Estado para entregar, em parceria com o setor privado e redes de ensino, jovens bem preparados para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho está impondo diante de uma competitividade cada vez maior.

"É claro que a nossa responsabilidade enquanto Estado no segmento público é entregar não para o mercado, mas com o mercado, e por isso estamos aqui hoje. Quando enxergamos esta rede [de ensino], universidades, instituto federal, a educação pública e a privada, a creche, estamos falando de um sistema gigantesco e que pode fazer a diferença na vida das pessoas, construindo com o mercado. Estamos produzindo conhecimento e informação para que essas pessoas estejam inseridas dentro da sociedade da melhor forma possível, respeitando seu desejo, vocações e experiências. Esta evolução é um processo contínuo de investimento de evolução na educação, numa velocidade acelerada.

O Governo do Estado investiu o ano passado R$ 47 milhões e inseriu 16 mil estudantes na educação profissional. "Em 2025, estão sendo aportados mais de R$ 100 milhões, alcançando 41 mil estudantes no ensino profissionalizante", garantiu o secretário de Educação.

Daher afirmou que a educação se apresenta diante de um cenário mais dinâmico, evolutivo e de grandes transformações no mundo para os jovens e toda a sociedade. Para ele, o planejamento é essencial para acompanhar este ritmo acelerado de mudanças.

"O Governo do Estado tem como visão formar um jovem de talento na educação básica. Acompanhamos o crescimento de um Estado, mas de maneira planejada e entregando uma educação de qualidade. E aqui faço um parêntese, pensando no crescimento de cada criança nossa que está na periferia, pois não é justo para ela o Estado crescer tanto como o nosso e aquela menina da periferia, lá de Porto Murtinho, não ter oportunidade com a Rota Bioceânica. Fazer com que o menino de baixa renda, em Incência, não deixe de ter oportunidade com a implementação de uma grande empresa na cidade. Sempre lembram que a escola públia do passado era boa, mas não era pra todos, era excludente. Ainda segundo o secretário, o ensino profissionalizante no passado não oferecia um crescimento contínuo de carreira e evolução educacional. Hoje, a educação está melhor e mais inclusiva", observou .

Também ao participar da abertura do Meeting Internacional de Educação do Sesi, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância de transformar o ensino para atender as demandas atuais. "Nós do Sesi, precisamos melhorar o resultado da educação e os produtos, principalmente, os produtos que nós precisamos entregar aos empresários contribuintes.

Para o presidente da Fiems, responsável pelo Comitê Empresa-Escola, o espaço de diálogo e colaboração entre o setor produtivo e instituições de ensino serve para alinhar a educação às demandas do mercado de trabalho e impulsionar as discussões do Meeting.

Por: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia realiza entrega de 4.667 brinquedos para serviços de convivência e acolhimento

Os brinquedos têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas às crianças e adolescentes com seus familiares, além de complementar as brinquedotecas das unidades.

Saiba mais
Cover Image

Mais um domingo do “A Rua é Nossa” reúne famílias na Lagoa Maior

O evento também contou com uma área dedicada à venda de artesanatos e produtos alimentícios, além de brinquedos infláveis

Saiba mais
Cover Image

SEXTOU – 3º Festival Gastronômico Caipira começa hoje (25) com show do Falamansa

O festival contará com uma programação musical diversificada, incluindo o show da banda Falamansa no dia 25, e apresentações do cantor Loubet no dia 26

Saiba mais
Cover Image

Consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2026–2029 encerra amanhã (12)

Com foco na participação cidadã, o processo inclui uma pesquisa pública e uma audiência aberta à população

Saiba mais
Cover Image

5º Torneio MTB Eucalipto Ride movimenta Três Lagoas neste domingo (17)

O evento reunirá ciclistas de diversas cidades e categorias em um grande evento esportivo, que terá largada no Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox” às 7h (horário de MS)

Saiba mais
Cover Image

Vereadores prestigiam abertura da Festa do Folclore

Tonhão resgatou a história da festividade e falou sobre o 1º Encontro Folclórico do Bolsão Sul-Mato-Grossense

Saiba mais