Notícia

“Estamos vivendo um caos na saúde pública”, diz Kemp na tribuna com apelo aos Governos

Compartilhar:
Cover Image

Segundo o deputado, quase 100 pessoas estavam em leitos improvisados na segunda-feira.

Foto: Luciana Nassar

Segundo argumentou o deputado Pedro Kemp (PT), a situação está à beira do colapso

Mais uma vez a saúde pública da Capital é tema de assunto na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Segundo argumentou o deputado Pedro Kemp (PT), a situação está à beira do colapso.

“No dia de ontem, quase 100 pessoas estavam em leitos improvisados nos hospitais e UPAs que atendem o Sistema Único de Saúde. Temos uma demanda por vagas que não consegue atender todos os casos, incluindo os emergenciais, operando acima da capacidade. A gente precisa encontrar uma solução, estamos vivendo um caos da saúde”, lamentou.

Quanto à Santa Casa, hospital de referência credenciado ao SUS, o deputado disse que foi registrado o total de 58 pessoas na área verde, onde há sete vagas. “Na área vermelha tem seis vagas, mas estava com nove pacientes. Então a situação está muito complicada e a população tem nos ligado. Uma paciente de câncer de mama teve a cirurgia suspensa, a pessoa entra em desespero que não pode esperar”, detalhou.

A Santa Casa anunciou ainda, segundo Pedro Kemp, que está atendendo normalmente os planos particulares, mas quando se refere ao SUS, o atendimento está prejudicado pois não estariam recebendo o contratualizado referente aos atendimentos. “E explicaram que muitas vezes quando a Central de Regulação destina paciente com emergência e eles o colocam em uma maca, em uma situação não ideal para não responder por omissão de atendimento, mas que já estão atendendo muito além da capacidade. Fica o alerta à Secretaria de Saúde para reunir os gestores e reduzir algumas situações dramáticas”, afirmou o parlamentar.

O deputado Lidio Lopes (Sem partido) disse que a Saúde de Campo Grande já está colapsada e que não é um caso isolado, visto que em reunião com outros 40 prefeitos, a prefeita Adriane Lopes disse que a situação é preocupante a todos. “Não teve um que falou que está perfeito. Pós Covid 19 aumentaram as demandas e Campo Grande está tocando a saúde de Mato Grosso do Sul inteira. Temos 1.586 mil cartões do SUS emitidos aqui, sendo que somos quase 1 milhão de habitantes”, comparou.

Segundo estimou Lidio Lopes junto à Prefeitura de Campo Grande, muitas cidades do interior encaminham os pacientes para a Capital e eles também contam com os medicamentos da rede municipal. “Campo Grande precisa de ajuda. São 220 leitos nas UPAs, são 7 Upas e 3 UBSF, esse final de semana 39 pacientes eram do interior do estado. A Santa Casa é credenciada direto ao SUS, ou seja, o dinheiro só é repassado, pago todo em dia. Agora não tem como aumentar o repasse se não aumentar os serviços ofertados. Então o problema é que sempre está lotado”, ponderou.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia participa do “Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas” em Brasília

O encontro oferece aos prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028 uma plataforma de diálogo direto com o Governo Federal

Saiba mais
Cover Image

Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis

Anúncio, feito em Brasília, é do ministro das Cidades, Jader Filho

Saiba mais
Cover Image

Perillo terá reunião com governadores em Brasília para selar destino do PSDB

O presidente nacional da legenda participou de encontro na Capital com Riedel, Azambuja e deputados federais e estaduais

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita fornecimento em urgência de caixas d'água para comunidade indígena de Juti

A indicação tem como base solicitação da vereadora de Juti, Andréia Tobias, conhecida como Loira do PT

Saiba mais
Cover Image

SPU faz importantes entregas em Mundo Novo e impulsiona o desenvolvimento

A reunião contou com a presença da prefeita Rosária Andrade, da vereadora Neguinha (PT), do superintendente da SPU, Tiago Botelho, e do presidente municipal do PT, Jacaré

Saiba mais
Cover Image

Lula indica Jorge Messias para a vaga de ministro do STF no lugar de Barroso

Advogado-geral da União, Messias tem 45 anos e é considerado um nome de confiança de Lula, com apoio de ministros do PT e da ala palaciana. Indicação precisa ser aprovada pelo Senado

Saiba mais