Notícia

Estudo inédito traz panorama socioeconômico da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul

Compartilhar:
Cover Image

A publicação elaborada pela SEAF e Agraer em parceria com o Sebrae/MS, analisa dados sobre produção, rentabilidade, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao segmento.

Foto: Dionedson Terena

O levantamento inédito traz um panorama detalhado da realidade do setor, apontando desafios estruturais e oportunidades para o fortalecimento da produção familiar

Quem são os produtores da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul? O que produzem e como vivem? Para descobrir estas e outras particularidades deste universo, que reúne mais de 41 mil propriedades no Estado, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Seaf (Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar), lançou o Estudo Socioeconômico da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

A publicação foi apresentada durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Agricultura Familiar (Cedraf/MS), no auditório da Agraer/Semadesc. Participaram do encontro o titular da Semadesc, Jaime Verruck, o deputado estadual Zeca do PT, o secretário-executivo da Seaf, Humberto de Mello, o secretário-adjunto Betão e o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.

O levantamento inédito traz um panorama detalhado da realidade do setor, apontando desafios estruturais e oportunidades para o fortalecimento da produção familiar. A publicação elaborada pela SEAF e Agraer em parceria com o Sebrae/MS, analisa dados sobre produção, rentabilidade, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao segmento.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o estudo foi apresentado hoje ao Conselho e já está disponível no site da Semadesc e às comunidades que integram o setor.

"Esse é o estudo fundamental que nós iniciamos ano passado para conhecer a agricultura familiar. Nós temos mais de 41 mil propriedades na agricultura familiar, de um total de 71 mil propriedades que o Estado de Mato do Gosto do Sul possui. Então isso mostra a dimensão e a grande responsabilidade de política pública para essa agricultura familiar", destacou Verruck.

Deputado Zeca do PT, secretário Jaime Verruck, diretor da Agraer, secretário da SEAF e secretário adjunto durante entrega do estudo sobre agricultura familiar

Ele ressaltou que o estudo traz o tamanho destas propriedades. "O estudo verificou que 85% dessas propriedades são de menos de 50 hectares. Então realmente nós estamos falando de propriedades pequenas que buscam exatamente o seu desenvolvimento, de produzir alimentos, de se inserir nas cadeias produtivas. A partir desse diagnóstico, o Governo do Estado de Mato do Sul define os seus indicadores e suas principais políticas.

Dados

O estudo mostra que a agricultura familiar representa 61% dos estabelecimentos agropecuários do Estado, mas ocupa apenas 4% da área produtiva. Apesar de sua importância na produção de alimentos e na geração de empregos no campo, o setor enfrenta dificuldades como falta de assistência técnica, dificuldades de acesso ao crédito e infraestrutura precária.

Entre os principais produtos cultivados pelos agricultores familiares estão mandioca, milho e banana. Já na pecuária, o Estado se destaca na produção de leite e ovos. No entanto, a comercialização ainda é um desafio, com baixa participação dos pequenos produtores em programas governamentais como o PNAE e o PAA.

O estudo reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes, incluindo investimentos em infraestrutura rural, fortalecimento do cooperativismo e ampliação do acesso ao crédito e assistência técnica. Com essas ações, a agricultura familiar pode ganhar mais competitividade e contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável do Estado.

"Estamos avançando nas políticas públicas mais inclusivas. Avançamos na questão de saúde, questão de escolaridade, na questão de comercialização para os produtos da agricultura familiar. Então é um importante diagnóstico socioeconômico para que possamos trabalhar tanto política, social, de crédito, de assistência técnica através da Agraer, pesquisa através das nossas instituições. Então a partir desse instrumento nós vamos direcionar recursos públicos e emendas parlamentares para que consigamos subir as grandes lacunas da agricultura familiar e, efetivamente, fazer com que possamos ampliar a renda dos produtores e melhorar a sua qualidade de vida", concluiu.

SERVIÇO: para acessar o estudo acesse o link https://www.semadesc.ms.gov.br/panorama-da-agricultura-familiar/

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Foto Interna: Mairinco de Pauda

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Caravina cumpre agendas no Vale do Ivinhema e reforça compromisso municipalista

deputado estadual Pedro Caravina reforçou sua presença no interior de Mato Grosso do Sul ao cumprir, no último sábado, uma série de agendas em Nova Andradina, Batayporã e Anaurilândia

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas recebe doação de nova caminhonete para reforçar serviços da saúde municipal

Com o novo veículo incorporado à frota, a SMS reforçará sua estrutura logística, facilitando o transporte de equipes, materiais e insumos

Saiba mais
Cover Image

MS em Ação registra mais de 5 mil atendimentos e reforça presença do Estado em aldeia indígena de Antônio João

Chegada do Papai Noel de helicóptero e distribuição de mais de 300 brinquedos marcaram a edição na Aldeia Campestre

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 106 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (09)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Cursos da Secretaria de Cultura retomam atividades na próxima segunda-feira (9) em Três Lagoas

Os cursos ofertados fazem parte dos projetos culturais desenvolvidos pelo município

Saiba mais
Cover Image

Jardim Itamaraty, Nossa Senhora de Fátima e Eunice recebem obra de pavimentação e drenagem

O projeto contempla diversas ruas e as intervenções incluem pavimentação, implantação de drenagem subterrânea com tubos de concreto

Saiba mais