Notícia

EUA derrubam drone iraniano que se aproximou de porta-aviões; Irã fala em 'missão de vigilância'

Compartilhar:
Cover Image

Os porta-aviões USS Abraham Lincoln e aviões da Força Aérea dos Estados Unidos, em imagem de arquivo.

Foto: Brian M. Wilbur/Forças Armadas dos EUA

Segundo Forças Armadas dos EUA, caça norte-americano F-35 derrubou drone iraniano Shahed-139 que se aproximou de porta-aviões a caminho do Irã

O Exército dos Estados Unidos derrubou nesta terça-feira (3) um drone militar iraniano que se aproximou de um dos porta-aviões norte-americanos que navegam rumo ao Irã.

Em comunicado, o Exército disse que um caça F-35 levantou voo e abateu o drone, de modelo Shahed-139, quando a aproximação foi detectada.

"Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo", afirmou o porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Tim Hawkins, na nota.

Horas após o incidente, agências de notícias iranianas afirmaram que um drone concluiu uma "missão de vigilância em águas internacionais".

Há duas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou ter enviado uma fragata para a costa do Irã, em meio a tensões entre os dois países por conta de um acordo de não proliferação de armas nucleares. Trump tem pressionado Teerã para assinar o acordo.

O grande impasse, no entanto, ocorre porque o Irã discorda de um dos pontos do texto, que exige o fim do enriquecimento de urânio, necessário para construir armas nucleares. O Irã afirma que utiliza o recurso apenas para fins civis.

Diante disso, o norte-americano começou a falar da possibilidade de atacar o território iraniano, renovando a ameaça que ele fez durante a onda de protestos de iranianos, reprimidos com violência pelas forças de segurança — ONGs falam em até 6 mil mortos.

EUA e Irã já tiveram um acordo de não proliferação de armas nucleares, assinado pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama. O próprio Trump, no entanto, se retirou desse acordo em 2018, em sua primeira gestão na Casa Branca, em retaliação ao Irã. Na ocasião, ele acusou o governo iraniano de financiar grupos terroristas.

Conheça o Grupo de Ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln e o submarino USS Georgia, da Marinha dos EUA, enviados ao Oriente Médio para reforçar as defesas de Israel. — Foto: Equipe de arte/g1

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Lula quer recuperar US$ 6 bilhões do comércio com o Japão

Lula está em visita ao país asiático e se reuniu com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec)

Saiba mais
Cover Image

Ainda não há acordo para cessar-fogo na Ucrânia, diz Trump após reunião com Putin

Sem dar qualquer detalhe da negociação, presidente americano falou em 'grande progresso' após se encontrar com presidente da Rússia durante 3 horas no Alasca

Saiba mais
Cover Image

Lula e Putin falam por telefone após conversa de líder russo com Trump

Segundo o Palácio do Planalto, o líder russo compartilhou com o presidente brasileiro informações da reunião que teve com o americano na sexta-feira sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Saiba mais
Cover Image

Ao lado de Zelensky, Trump diz que conversas de paz entre Rússia e Ucrânia estão no estágio final

Encontro acontece em meio a ataques russos contra Kiev e impasse nas negociações envolvendo territórios. Trump também conversou com Putin por telefone

Saiba mais
Cover Image

Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel reage

Líder cubano disse que EUA não têm "moral para apontar o dedo"

Saiba mais
Cover Image

Lula conversa com Trump e pede mudanças em Conselho da Paz

Ainda sem aceitar convite, brasileiro pediu assento para a Palestina

Saiba mais