Notícia

Lula e Putin falam por telefone após conversa de líder russo com Trump

Compartilhar:
Cover Image

Lula encontra Putin na Rússia.

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Segundo o Palácio do Planalto, o líder russo compartilhou com o presidente brasileiro informações da reunião que teve com o americano na sexta-feira sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo o Palácio do Planalto, Putin compartilhou com Lula informações sobre a reunião que teve na sexta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia.

"Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China", diz nota do governo brasileiro. O presidente russo, na versão do governo brasileiro, considerou "positiva" a conversa com Lula. O Planalto informou que a ligação entre Lula e Putin durou cerca de 30 minutos.

"O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações", informou o Planalto. A Embaixada da Rússia no Brasil confirmou o teor da conversa.

"Lula da Silva destacou a importância das informações que lhe foram transmitidas, inclusive levando em consideração o trabalho que está sendo realizado no Grupo de Amigos da Paz na Ucrânia, copresidido pelo Brasil", diz o texto.

"Foi confirmado o interesse mútuo no desenvolvimento do diálogo russo-brasileiro, bem como na cooperação estreita no âmbito do Brics", prossegue o comunicado. A guerra na Europa se arrasta há mais de três anos, desde que tropas russas invadiram o território ucraniano. Na última sexta, Putin e Trump se encontraram no Alasca, porém a reunião termina sem um acordo favorável ao fim do conflito.

Trump, nesta segunda, receberá na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros sete líderes europeus para tentar avançar nas negociações para encerrar a guerra.

Segunda ligação

Esta foi a segunda ligação entre Lula e Putin nos últimos dias. Os dois presidentes conversaram por telefone no dia 9 de agosto, também sobre a guerra na Ucrânia.

Ao lado da China, o Brasil tenta mediar uma negociação que envolva russos e ucranianos, porém a iniciativa ainda não teve êxito.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Governo de MS discute com Paraguai construção de nova ponte e avanços no setor alfandegário

Entre os assuntos em pauta está a construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai, que será erguida na cidade de Vallemi (Paraguai), próximo a Porto Murtinho.

Saiba mais
Cover Image

Países americanos elegem ministro do Suriname para chefiar a OEA

Eleito por aclamação, Ramdin é experiente negociador internacional

Saiba mais
Cover Image

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Pontífice tinha 88 anos e morreu em casa, na Cidade do Vaticano. A causa da morte será divulgada à tarde. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo

Saiba mais
Cover Image

Lula presta homenagem ao papa Francisco em velório no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar homenagem ao papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21)

Saiba mais
Cover Image

Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice

Saiba mais
Cover Image

Brasil é o segundo país com mais imigrantes notificados a sair de Portugal; veja ordem

Após a notificação, os imigrantes têm até 20 dias para sair de Portugal. Quem se negar a deixar o país de forma voluntária pode ser expulso à força

Saiba mais