Notícia

Em declaração conjunta, líderes do G7 afirmam que Israel tem o direito de se defender do Irã e falam em desescalada do conflito

Compartilhar:
Cover Image

Países do G7 pedem desescalada do conflito entre Israel e Irã.

Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett/Pool

O documento divulgado nesta segunda (16), pelo horário local, contou com a assinatura de todos os países, incluindo os Estados Unidos. Mais cedo, Donald Trump afirmou que vai deixar a reunião antes do previsto

Os líderes do G7, reunidos no Canadá, emitiram uma declaração conjunta na segunda-feira (16), pelo horário local — madrugada da terça, no horário de Brasília — pedindo uma "desescalada" das tensões entre Irã e Israel no Oriente Médio.

No documento, segundo a Agence France-Presse (AFP), os países também destacaram que Israel tem o direito de se defender na crescente crise militar com o Irã.

"Afirmamos que Israel tem o direito de se defender", diz o texto. "Deixamos claro em todos os momentos que o Irã nunca poderá ter uma arma nuclear."

"Exortamos para que a resolução da crise iraniana leve a uma desescalada mais ampla dos conflitos no Oriente Médio, incluindo um cessar-fogo em Gaza", acrescentaram os líderes do grupo.

Ainda segundo a AFP, o documento foi assinado por Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos anunciou, na noite desta segunda-feira, que deixaria a reunião mais cedo. De acordo com a Associated Press, o republicano já saiu do Canadá.

"Eu tenho que voltar por motivos óbvios", disse.

Em comunicado, a porta-voz a Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o republicano voltaria aos EUA para "resolver assuntos muito importantes".

Os líderes do G7 (Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e EUA) iniciaram nesta segunda a reunião do grupo no Canadá. O encontro tem a participação da União Europeia e durará até terça-feira (17).

Com a escalada do conflito entre Israel e Irã, a cúpula no Canadá é vista como um momento para tentar restaurar uma aparência de unidade entre as potências democráticas.

O conflito

Na madrugada desta segunda, ataques do irã em Israel deixaram oito mortos e mais de cem feridos. Desde o início das ofensivas, na sexta-feira (13), 24 pessoas morreram em Israel e 224 no irã.

Durante o dia, novos ataques de Israel atingiram uma rede de televisão estatal e mataram ma funcionária. Em outra ofensiva, três socorristas morreram em Teerã. Na noite da segunda, explosões foram reportadas na capital iraniana.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zelensky diz que aceitaria acordo com Trump sobre terras raras: 'Precisamos deter Putin e proteger o que temos'

Em entrevista à agência Reuters, o presidente da Ucrânia diz que vai oferecer uma parceria para os Estados Unidos em troca de garantias de segurança. Segundo ele, a Ucrânia tem as maiores reservas de titânio da Europa.

Saiba mais
Cover Image

Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado

Após 38 dias internado, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23). Antes, o pontífice apareceu na sacada do hospital e acenou para os fiéis

Saiba mais
Cover Image

Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano

Os 133 cardeais que participarão do conclave para eleger um novo papa já chegaram a Roma, informou o Vaticano nesta segunda-feira (5)

Saiba mais
Cover Image

Conheça a história nuclear do Irã e como ela explica guerra de Israel

Há mais de 30 anos, o Irã é acusado por Israel de buscar desenvolver armas nucleares e que isso representaria um “perigo existencial” para o Estado judeu

Saiba mais
Cover Image

Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (5) que o Brics segue como "fiador de um futuro promissor"

Saiba mais
Cover Image

Trump e Putin vão se encontrar nos próximos dias, diz Kremlin

Interesse por reunião foi mútuo, afirmou o presidente russo. Os EUA não se pronunciaram ainda, porém Trump disse na quarta que poderia se encontrar com Putin em breve

Saiba mais