Notícia

FAMÍLIA ACOLHEDORA – Conheça o serviço de lar temporário para crianças e adolescentes de Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Serviço de Família Acolhedora.

Foto: Divulgação

A iniciativa garante que o afastamento necessário por decisão judicial ocorra de maneira humana, promovendo o desenvolvimento emocional e social dos jovens

Em Três Lagoas, crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem têm a oportunidade de encontrar acolhimento em lares preparados para oferecer cuidado, segurança e carinho. O serviço de Família Acolhedora, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), é uma alternativa que prioriza o convívio familiar em vez do acolhimento institucional.

A iniciativa garante que o afastamento necessário por decisão judicial ocorra de maneira humana, promovendo o desenvolvimento emocional e social dos jovens.

COMO FUNCIONA O ACOLHIMENTO FAMILIAR

O Serviço busca não apenas oferecer um lar temporário, mas também assegurar direitos fundamentais, como acesso à educação, saúde, lazer e profissionalização. Enquanto estiverem acolhidos, as crianças e adolescentes recebem suporte social, pedagógico, psicológico e até jurídico, garantindo que a experiência de afastamento seja minimamente traumática e contribuindo para que, no futuro, seja possível a reinserção na família de origem ou, quando necessário, a colocação em família substituta por meio da adoção.

Para integrar o Serviço, as famílias passam por um processo de habilitação que verifica condições de moradia, estabilidade financeira, idade mínima e comprometimento de todos os membros da casa. É essencial que a residência seja adequada ao número de pessoas e que a família esteja disposta a oferecer acolhimento sem adotar a criança ou adolescente. Além disso, recebem acompanhamento constante da equipe responsável, que orienta e apoia em todos os aspectos do acolhimento.

COMO SE TORNAR UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

O procedimento para se tornar uma família acolhedora é simples: basta procurar a equipe do serviço na Sede da Unidade, Rua Zuleide Perez Tabox, n.97, Centro, preencher a ficha de inscrição, apresentar documentação básica e passar por entrevistas e visitas domiciliares. A família habilitada recebe, durante o período de acolhimento, um subsídio financeiro, garantindo que a criança ou adolescente tenha suas necessidades atendidas de forma adequada.

O serviço de Família Acolhedora reforça princípios essenciais da proteção à infância e adolescência, como a prioridade da convivência familiar e a humanização do acolhimento, mobilizando a comunidade local para oferecer segurança e afeto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para quem deseja conhecer mais sobre o serviço, os critérios de inscrição e o acompanhamento das famílias, todas as informações estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

OUVIR PARA ACOLHER – Prefeitura mapeia população em situação de rua em Três Lagoas

A ação é resultado de uma articulação do prefeito Dr. Cassiano Maia junto às secretarias municipais e Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS) e segue até o dia 19 de maio

Saiba mais
Cover Image

CCZ de Três Lagoas é referência regional e recebe visita técnica de representante da Prefeitura de Inocência

A médica veterinária teve a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos à população, os protocolos de atendimento e as ações de educação em saúde promovidas pela equipe

Saiba mais
Cover Image

Semáforo no cruzamento das ruas Urias Ribeiro e Egídio Thomé entra em operação nesta terça-feira (02)

A Prefeitura recomenda que todos os motoristas e pedestres da região fiquem atentos à nova sinalização

Saiba mais
Cover Image

Novo sistema nacional de prevenção a desastres emitirá alerta teste nos celulares de Três Lagoas no dia 27 de setembro

Atenção, moradores de Três Lagoas! No dia 27 de setembro, às 9h, todos os aparelhos celulares da cidade receberão uma notificação acompanhada de uma sirene de alerta

Saiba mais
Cover Image

Selvíria discute fortalecimento da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência

Também foi discutido o fortalecimento da rede de proteção

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS inicia licitação para recuperar ponte sobre o rio Paraguai, principal acesso à Corumbá

A intervenção está orçada em R$ 11,7 milhões e vão revitalizar a principal via de acesso para o município pantaneiro

Saiba mais